Paulinho Zagotto, eterno xodó da torcida mourãoense

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Eterno xodó da torcida do futsal mourãoense, Paulinho Zagotto abre nosso quadro Fera do Esporte Mourãoense.  Desde os primeiros dribles e chutes na bola na Associação dos Agrônomos e também no Centro de Futebol Zico até ser ídolo da torcida mourãoense.

Com 11 anos de idade Paulinho iniciou no futsal com Marcio Rinaldo na Escolinha de Futsal da Associação dos Agrônomos. E no futebol de campo treinou no Centro de Futebol Zico em Campo Mourão com Carlinhos Tagliari e Adalberto. “Muitas vezes fazia os dois treinos no mesmo dia, terminava no campo já corria para a quadra, era muito fominha por bola” relatou Paulinho.

Os pais de Paulinho, Jose Marcos e Deise foram os maiores incentivadores. “Sempre estiveram comigo me apoiando, acompanhando nos jogos, torcendo por mim. Sou grato por tudo que fizeram e fazem por mim”

Na Associação Tagliari, comandada pelo professor Itamar Tagliari, o menino Paulinho Zagotto foi destaque em campeonatos estaduais nas categorias de base com seus dribles, jogadas e gols.

Dentre essas competições disputadas pela Associação Tagliari, Paulinho recebeu convite para jogar no Paraná Clube. Na estréia diante da forte equipe da AABB anotou quatro gols. Após o campeonato sendo escolhido o melhor jogador do Paraná.  “Fui muito cedo para Curitiba e fiquei três anos jogando por essa equipe, foi uma experiência muito boa, cresci profissionalmente e como pessoa.” Disse Paulinho

Após três anos no futsal do Paraná Clube, o time do Coritiba convidou Paulinho para jogar futebol de campo pelo coxa. “Fiz grandes amigos no clube, conquistas de títulos na base. Um deles nos jogos da juventude disputado em Campo Mourão representando Curitiba”.

Em 2004, Paulinho decide voltar para Campo Mourão para voltar aos estudos. “Estava nos juniores do Coritiba e decidi voltar para estudar. Sempre tive a prioridade de estudar e após algum tempo resolvi fazer a faculdade de Direito”.

Em maio de 2005, recebeu convite do treinador Marcio Rinaldo e Itamar Tagliari, iniciou como profissional no futsal mourãoense. “ Um começo difícil, mas consegui superar a falta de ritmo e conseguir fazer uma excelente campanha com o time”.

Foram mais de 100 gols, diversas conquistas, dentre elas, Campão da Liga Sul, da Chave Prata e dos Jogos Abertos, e vice-campeão brasileiro de seleções. Um gol inesquecível foi contra a equipe de Guarapuava. “Faltava 20 segundos para acabar o jogo e consegui encobrir o bom goleiro brigadeiro com um toque, foi um golaço que sempre me lembro.”

O jogo marcante para Paulinho foi em Palotina contra a equipe da Jhon Diere em 2006 na Final da Copa Sul. “Ninguém apostava na nossa equipe e acabamos ganhando o jogo por 4 a 3. Foi inesquecível”.

Com 23 de anos Paulinho Zagotto foi convocado para a seleção Paranaense de futsal. “Foi o ápice da minha carreira, uma experiência fantástica, que pude jogar com os melhores e conquistarmos o vicecampeonato brasileiro perdendo a final para Pernambuco”.

Em 2011, Paulinho, com 25 anos, fez seu último jogo por Campo Mourão na final dos Jogos Abertos do Paraná, em Toledo, quando conquistou o vice-campeonato da competição. A opção por parar naquele momento foi para dar início à carreira de advogado, que exerce atualmente.

No ano de 2016 conhecendo o novo Projeto para o futsal mourãoense, resolveu voltar para o futsal. “É com uma grande motivação e felicidade que abracei este projeto de reestruturação do futsal de Campo Mourão. Ao conhecer o planejamento percebi que o objetivo não era somente a volta à Chave Ouro, mas também torná-la novamente uma equipe competitiva, que poderia brigar por títulos. Por isso, prontamente me coloquei à disposição de ajudar tanto dentro como fora das quadras, porque apesar de ter me afastado por certo tempo, ainda me sentia fazendo parte de tudo”..

Paulinho cita que foi um dos melhores anos no futsal. “Foram grandes jogos, grandes batalhas para colocar Campo Mourão de volta onde nunca deveria ter saído”.

No final de 2016 uma contusão no joelho atrapalhou a continuidade da carreira de Paulinho no futsal mourãoense. E no inicio de 2017 aposentou das quadras, mas não parou de contribuir com o futsal. Paulinho faz parte da diretoria do Campo Mourão futsal.

Paulinho fala com orgulho do crescimento do futsal em Campo Mourão. “Desde 2016 na serie prata para em 2020 ser um dos maiores clubes do Brasil”. Estrutura muito boa, projetos sociais que atendem mais de 400 crianças. “O crescimento é sensacional, orgulho de fazer parte deste projeto”.

Acompanhando os jogos do Campo Mourão futsal, Paulinho confessa qu sente saudades em estar jogando “Fico chutando a arquibancada, fico sem voz durante os jogos, sofro bastante acompanhando os jogos”.

Paulinho Zagotto montou um time com os melhores com quem ele jogou na carreira. Confira a escalação do xodó da torcida mouraoense.

Goleiro – Nikinha

Fixo – Chocolate

Ala direita – Sandrinho

Ala Esquerda – Juninho gaspar

Pivô: Paulinho Zagotto

Posts Relacionados