Lucas Carvalho “ Quero ser medalhista olímpico”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Lucas Carvalho, destaque da equipe do atletismo de Campo Mourão participa do nosso quadro Fera do Esporte Mourãoense. Uma entrevista em que o atleta conta a sua história, conquistas e sonhos. Desde um projeto de atletismo que iniciou na escola ate se tornar um dos maiores nomes do atletismo nacional. 

            Natural de Santo André, São Paulo, Lucas teve uma infância tranquila e sempre com o esporte envolvido. “Foi muito boa, sempre brincando muito e fazendo arte. Sempre gostei muito de esportes e muito ativo, vivia jogando bola, brincando e correndo atrás de pipas pelas ruas onde nasci”. 

            Em 2006, por meio de um projeto de atletismo que acontecia na escola, por iniciativa própria iniciou os primeiros passos e corridas. “Comecei com um projeto de atletismo na escola onde estudava e desde lá não parei mais. No começo acho que eu fui o principal incentivador, não falava muito com meus pais as coisas (risos). Mas quando comecei  a ter competições e ficar um pouco mais sério aí sim contei a eles e ao meu irmão que me incentivaram bastante”. 

            No inicio Lucas superou a vergonha e um certo preconceito dos colegas. “No início eu tinha um pouco de vergonha de ficar correndo na rua. Os amigos passavam, me chamavam para jogar bola e ficava me zuando ou me chamando para jogar e falavam vem jogar, pare de ser louco e ficar correndo na rua (risos). Mas eu gostava e gostava das crianças que treinavam lá também, então já para me diverti também e jogava bola depois dos treinos (risos). 

            Além das brincadeiras dos amigos, a parte financeira foi um grande obstáculo superado. “A principal dificuldade, foi quando começou a apertar a parte financeira e minha mãe começou a pressionar por ir trabalhar. E eu estava sem bolsa na época, acho que foi um dos momentos mais difíceis”.  

Já a primeira conquista aconteceu no Campeonato Brasileiro de menores em 2010, sendo campeão dos 110 metros com barreiras. 

            Em 2018 Lucas inicia os trabalhos com Paulinho na equipe de Campo Mourão. “O Paulinho é um paizão do Campo Mourão, tenho um grande carinho por ele. Sempre tentou me ajudar ao máximo. Vejo com bons olhos, tem jovens talentosos na equipe de Campo Mourão que podem dar muitos frutos bons para a cidade. Creio que fazendo uma pista de atletismo lá poderia crescer ainda mais o atletismo”  

            Foram diversos títulos marcantes durante a carreira. Dentre eles: tricampeão brasileiro 2017/2018/2020 nos 400 metros, campeão ibero americano 2018 nos 400 metros rasos, Campeão dos jogos sul-americanos 2018  nos 400 metros rasos e Campeão sul-americano 2021 4×400 metros rasos  

            Duas provas estão na memória do atleta ate hoje. “Foram provas bem marcantes para mim, quando fui campeão dos 400 metros rasos dos jogos sul-americano em 2018 e o troféu Brasil 2020 nos 200 metros rasos, as duas provas eu ganhei na chegada”. 

            Além das conquistas, Lucas já representou Campo Mourão e o país nas provas: Troféu Brasil  de 2010, Pen relays 2016, Jogos sul-americanos 2018, Ibero americano 2018, Mundial de revezamentos 2017/2019, Mundial de atletismo 2017/2019 

            Lucas tem um sonho em ser medalhista em jogos olímpicos ou em jogos mundiais “O atletismo representa não desistir dos seus sonhos. É tudo na minha vida, como iniciei muito cedo. Aprendi a ter mais educação responsabilidades e ser uma pessoa muito melhor, longe das coisas ruins do mundo agradeço tudo que sou e o que tenho ao atletismo. 

            No final da resenha Lucas fala do aprendizado que a modalidade trouxe para ele. “Maior aprendizado que o atletismo trouxe é ser forte, brigar e ir atrás pelo que você almeja, que se você não fazer isso ninguém irá fazer por você. Então sempre se esforce e se empenhe ao máximo que tudo pode dar certo” 

Fotos: Arquivo Pessoal Lucas/ Wagner Carmo

Posts Relacionados