Destaque no Lançamento de Dardo, Edivania dos Santos Araújo sonha em ser campeã olímpica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Hoje o quadro Fera do Esporte Mourãoense traz a história de Edivania dos Santos Araújo. Pernambucana de Petrolina, Edivania tornou-se uma das principais atletas de lançamento de dardo do país que já conquistou títulos estaduais, nacionais e internacionais e hoje participa do nosso quadro em uma entrevista descontraída que você acompanha a partir de agora.


Uma infância muito tranquila, Edivania sempre gostou de esportes. “Minha infância foi na minha cidade natal, fui uma criança bem raiz, brincava bastante na rua, sempre gostei de esporte, mais me interessei de verdade com o atletismo em 2008”.
Sempre com apoio da família e dos professores, a mãe foi a grande inspiração. “É uma pessoa que sempre nos ensinou a correr atrás dos sonhos e segurar com unhas e dentes a oportunidades que são nos dadas”.


Na oportunidade Edivania fala sobre as dificuldades. “Falando em país, o atletismo ainda é um esporte muito pobre com pouca visibilidade na TV e os meios de comunicação, isso a nível de país, tratando-se aqui de Campo Mourão nós temos uma realidade muito diferente, onde tem uma política de pagamento de bolsa através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e a equipe custeia nossas viagens, mas acho que a grande dificuldade de um modo geral além da rotina diária de treinos de um atleta de alta performance seria a falta de apoio mesmo isso muito por conta da pouca visibilidade que o atletismo tem dentro do nosso país”.


As primeiras conquistas foram nos Jogos Escolares Regional de Petrolina ganhando o arremesso do peso, 75 metros e o salto em distância. “Na época não entendia muito, mas quando caiu a ficha que eu ia viajar para Recife para competir o estadual fiquei extremamente feliz e empolgada”. Após disso foram várias provas sendo disputadas. “Comecei fazendo salto em distância, arremesso do peso, 75 metros, salto em altura, salto com vara, salto triplo, 200m e lançamento do dardo”.


A atleta fala das principais conquistas. “Fui 6° colocada no Mundial sub-20, 2° colocada no sul-americano sub-20 na Argentina, Campeã do sul-americano sub-20 no Paraguai, Campeã do Sul-americano no Chile, Dez vezes campeã de campeonatos brasileiros interclubes e interseções nas categorias sub-18, sub-20 e sub-23”.


Durante a resenha Edivania fala sobre como conheceu Paulinho e chegou ao atletismo mourãoense. “Conheci o Paulinho no sul-americano sub-20 e ele sempre muito legal, atencioso e competente, o tempo passou e sempre nos víamos nas competições. Esse ano ele me convidou a participar da equipe de campo mourão já que eu já estava morando aqui por que ele trouxe o Wellington meu técnico e marido para participar da comissão técnica da equipe”.


O atletismo de Campo Mourão é lembrado com muito carinho por Edivania. “é conhecido no país inteiro, uma das melhores equipes sempre com excelentes atletas. Eu vejo que Campo mourão é uma cidade que abraça o atletismo, vejo que a equipe tende a crescer muito nos próximos anos graças a todos os investimentos que vem sendo feito aqui na cidade como por exemplo a pista sintética oficial que vai ser uma das melhores do país quando estiver pronta isso associado a cultura de apoio ao esporte que existe aqui na cidade faz com que aqui seja um atrativo para grandes atletas. Paulinho é maravilhoso mesmo antes de fazer parte da equipe de campo mourão ele estava me assistindo, inclusive quando bati o Record paranaense era ele e o meu técnico Wellington que estavam comigo na beira da pista, então o Paulinho sempre foi um amigo e um técnico/gestor muito competente e atencioso com os atletas”.


O marido Wellington Nunes é o técnico de Edivania, e ela fala sobre como é a relação nos treinamentos. “Sempre me dei muito bem com o Wellington, sabemos separar bem a hora que somos cônjuges e a hora somos atleta e técnico. De verdade nós funcionários muito bem juntos”.
Quase no final da resenha Edivania fala sobre sonhos, alegrias e decepções. “Ser campeã olímpica, alegrias são os amigos que fiz ao longo de todo esse tempo, as conquistas que eu conseguir obter. decepções é que infelizmente com encontramos pessoas maravilhosas no caminho encontramos pessoas não tão legais que confiamos e acabam aproveitando disso, mais isso serve de aprendizado também.


Edivania fala como é ser uma das grandes atletas de lançamento de dardo e o que representa o atletismo na sua vida; “É gratificante mais desejo muito mais. Contribuiu com tudo, sou uma mulher independente que corre atrás dos meus sonhos sem medo, acredito que o esporte ensina muito isso e é de suma importância na minha vida. O atletismo traz disciplina, pois nada na vida vem até você de graça, aprendi que temos que batalhar e traçar nosso caminho pois nada é fácil, então foco no que desejamos e disciplina para pagar o preço de ir realizar nossos sonhos”.

Posts Relacionados