Beto Souza, “Da Escolinha do Mario Paulista a técnico e Diretor do Campo Mourão Futsal”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Hoje nosso quadro Fera do Esporte Mourãoense fala de sua bela trajetória no futsal de Campo, desse o inicio com Mario Paulista no Ginasio da Vila Urupês ate se tornar técnico e posteriormente diretor do Campo Mourão Futsal. Eberton de Souza, o Beto, participa da nossa resenha de hoje.

            Natural de Araruna, Beto mudou-se ainda criança para Campo Mourão. Iniciou no futsal com Mario Paulista.  Durante a resenha ele fala das principais dificuldades e o grande sonho. “Deslocamento para ir treinar, pois morava longe dos locais. O maior sonho como grande parte das crianças era ser atleta e representar Campo Mourão”.

            Beto cita as grandes dificuldades do jovem atleta a se profissionalizar e decisão de ser atleta e os estudos. “ A maior dificuldade muitas vezes é ter que escolher entre estudar e ser atleta, principalmente no futebol. No entanto agora com o EAD, abre possibilidades para estes não abandonarem os estudos. No futebol é ainda mais complicado, principalmente para quem é do interior do estado, visto que os clubes ficam nos grandes centros, sem falar no filtro destes atletas, onde muitos com potencial ficam pelo caminho. é preciso ter uma pessoa de influência que consiga espaços nos grandes clubes”.

            O Pai e o amigo Fabiano foram os principais incentivadores. “Meu pai sempre foi esportista, e minha convivência dos amigos na época de Colégio Unidade Polo, o Fabiano Boca foi a pessoa que incentivou da minha adolescência”.

            Inspirado no goleiro Taffarel e o irmão mais velho também sendo goleiro foram os principais motivos em Beto escolher ficar debaixo das três traves. “ Na época tinha muitos garotos fazendo a peneirada para representar o colégio, então resolvi fazer o teste no gol por ter menos concorrência. além disso, meu irmão mais velho era goleiro”.

            Beto atuou no gol representando o Colégio Unidade Polo e representou Campo Mourão em Jogos da Juventude e jogou até a categoria Sub 20. Ele cita a defesa inesquecível contra o Curitibano. “ Foi uma falta direta próxima a linha da área contra o Clube Curitibano em Foz do Iguaçu”. O goleiro foi campeão representando Campo Mourão nos Jogos da Juventude fase regional

            Ele cita Ronaldo no futebol e Falcão no futsal como grande ídolos e Itamar Tagliari como melhor treinador que teve. E falando em treinador, em 1997 Beto inicia uma trajetória vitoriosa como treinador. “ Iniciei no Clube 10 e no mesmo ano iniciei na Escolinha Tagliari a convite do professor Marcio Rinaldo e Itamar Tagliari. Não escolhi, foi acontecendo naturalmente. Logo entrei no curso de Educação Física em Maringá, e fui dando sequência na carreira, passando por técnico das categorias de base da ADC Tagliari, Jogos da Juventude do Paraná com 18 anos, e com 23 anos já estava como técnico da equipe adulta de campo mourão no ano de 2005”.

            Dentre os títulos de Beto como treinador estão. “Campeão Copa Sul 2006, Vice Campeão Jogos Abertos 2005 e 2011, Campeão Jogos Abertos 2006, Campeão Jogos da Juventude 2003 Tri Campeão Paranaense Sub 17 nos anos 2015, 2016 e 2017.

            Beto fala sobre a pressão de comandar a equipe mourãoense sendo prata da casa “Minha maior pressão não foi ser da casa, foi sim ter começado muito novo. hoje vejo que faria muita coisa diferente do que fazia, apesar das conquistas”.

            Na oportunidade ele cita as alegrias e decepções no futsal. “Minha maior alegria foram as amizades, visto que tinham muitos jogadores da cidade e que juntos ganhamos títulos importantes que estão na história do município. Também ganhei muita experiencia como técnico com pouca idade. Não tive decepções no futsal, hoje vejo que tudo foi ótimo parte do meu aprendizado”. Beto cita Berbetti, Tatu, Bolacha e Guilherme como grandes companheiros na modalidade..

            Nossa Fera do esporte mourãoense fala do ensinamento do futsal trouxe para sua vida “Ensinamento que podemos crescer muito mesmo com as derrotas. Futsal é responsável pelos meus amigos e minha profissão”. Beto cita viagens que já realizou com as equipes. “ Muitos ônibus quebrados em viagens, mas por sorte sempre era na volta, então nunca deixamos de chegar nos jogos, mas já dormimos muito na beira de rodovia”.

            Em 2008 Beto iniciou como professor Universitário e poucos anos depois tornou-se coordenador do curso. “Após teste seletivo no centro universitário integrado. uma experiencia espetacular, aprendi muito com os acadêmicos, professores e coordenadores que trabalhei. cresci muito como pessoal e como profissional. A partir daí fui deixando as quadras e investido mais na minha formação acadêmica. Coordenar o curso também foi uma experiencia incrível, aprendi muito com os diretores da instituição. Fizemos muitas ações importantes para nossos acadêmicos e também para a comunidade mourõaense. Além de conseguir aproximar o Integrado ainda mais dos atletas e do esporte de Campo Mourão. Hoje o Centro Universitário Integrado é um dos grandes responsáveis pelo futsal estar na liga nacional”.

No final da resenha Beto escalou os melhores atletas por posição que já jogou com ele

Goleiro: Beto (risos)

Fixo: Carlinhos Nogaroli

Ala Direita: Marcelo Periquito

Ala Esquerda: Esquerda

Pivo: Joeder

Técnico: Itamar Tagliari

Fotos: Redes Sociais Beto Souza/ Diego Reis

Posts Relacionados