Preparador físico do VIPTECH Campo Mourão Basquete Felipe Araujo fala da preparação da equipe para Final do Paranaense

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A equipe do VIPTECH Campo Mourão Basquete e o Pato Basquete jogam neste sábado (28) a final do Campeonato Paranaense. Após os primeiros jogos no NBB os mourãoenses voltam suas atenções para a finalíssima. O preparador físico do time Felipe Araújo em entrevista exclusiva para o Resenha CM fala sobre a preparação do time. Felipe fala da intensidade do trabalho que vem sendo realizado com os atletas. “A preparação física tem sido intensa, iniciamos a temporada com as avaliações físicas e médicas para otimizar a performance física de cada atleta e minimizar ao máximo as futuras lesões”.

            Após a maratona de jogos entre a primeira fase do Campeonato Paranaense e o NBB em pouco intervalo de tempo Felipe ressalta o trabalho individual com os jogadores e fala da programação do time. “O foco da preparação física é melhor a performance física individual de cada atleta sempre respeitando as características de cada atleta e posição exercidas em quadra. Nossa programação no período da manhã geralmente iniciamos o 1° período de treino com a preparação física seja na academia ou em quadra, logo após a parte tática.

Felipe fala do tempo de recuperação de um atleta após uma partida. “Geralmente no período das viagens o descanso é curto, os jogos são intensos nesse caso temos que fazer um ótimo recovery entre os jogos para otimizar a recuperação muscular dos atletas. Uma recuperação ideal de um jogo para o outro seria ao menos 48 horas”. Riscos de lesões são grandes sem o descanso e a recuperação física do atleta. “Eu considero tão importante quanto a preparação física porque é onde podemos maximar a performance do atleta ou causar uma futura lesão se não houver uma recuperação adequada.

Os riscos de lesões são muitos, as lesões traumáticas nós não podemos evitar porque elas ocorrem por um trauma direto nos tecidos superficiais e na musculatura, podendo atingir alguma articulação. Mas no nosso dia a dia da preparação nos temos uma sessão de exercícios para minimizar ao máximo futuras lesões que podem ocorrer por estresse ou fadiga muscular. Felipe ressalta o trabalho que vem sendo realizado para a final do Paranaense contra o Pato Basquete. “Nossa equipe estará fisicamente e tecnicamente muito bem para fazer uma grande final”.

Posts Relacionados