Nei Victor Penta campeão Paranaense “O maior sonho é ter um time à altura de conseguir disputar o título da Liga Nacional de Futsal’

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um dos maiores técnicos vencedores participa hoje do quadro “Coach do Esporte” do Resenha CM e conta um pouco de sua história. Penta campeão paranaense Nei Victor em entrevista conta um pouco de sua trajetória vitoriosa no futsal. Atual técnico do Mangueirinha Nei marcou seu nome na modalidade no Estado e no Brasil.


Em 1981 iniciou a carreira de jogador de futsal e atuou por 15 anos na modalidade. Por incentivo e apoio do pai Nei atuou pelas equipes de Cascavel Derac, Farmácia Santa Cruz, Gráfica Igol, Clube Comercial, Clube Tuiuti, Cascavel Esporte clube. Dentre os titulios como atleta Nei foi Campeão Paranaense de Futsal 1981, Campeão Taça Taroba de futsal, Campeão dos Jogos Abertos por cinco (futebol e futsal)
Na oportunidade Nei lembra dos gols inesquecíveis que marcou na carreira. “Contra o Atlético Paranaense no futebol em 1983 e no futsal contra o Corinthians em 1986”.


No ano de 1996 Nei Victor inicia sua trajetória vitoriosa no futsal. “Foi um momento em que na ausência do treinador da equipe em que eu era atleta me convidaram a escalar a equipe, vencendo o jogo, fui convidado a assumir o cargo. Ser treinador é estudar, ler o jogo, saber comandar e principalmente respeitar sua equipe e os adversários”.


Joel de Locco foi o grande incentivador e Paulo Mussalem a grande inspiração do treinador na modalidade. Nei treinou as equipes do Cascavel Futsal, Umuarama Futsal e agora Mangueirinha Futsal. “O maior sonho é ter um time à altura de conseguir disputar o título da Liga Nacional de Futsal’.


Nei cita ser gratificante conquistar por cinco vezes o título do Campeonato Paranaense de Futsal e revela ainda que o primeiro no ano de 2003 foi o inesquecível. Referência no futsal cascavelense Nei comenta sobre ser um dos grandes ídolos do clube. “Fruto de um trabalho, é importante ser reconhecido em sua cidade”.


Uma goleada contra o time da Malwee em Jaraguá do Sul por 7 a 1 é considerada como a partida inesquecível de Nei como treinador. E o gol do Bella na final de 2005 contra o Umuarama como marcante nestes anos nas quadras como treinador”.


Momento mais triste da carreira Nei cita o acidente com o ônibus do Umuarama Futsal no ano de 2021 em Guaratuba, onde duas pessoas faleceram o Coordenador das categorias de base do clube, Paulo Vitor Gonzales, e o motorista Osvaldo Silva.


Durante a resenha Nei fala sobre a preparação da equipe para uma temporada. “? Inicialmente com a montagem do elenco, adaptação, treinamentos elaborados conforme as necessidades. Cada atleta ter ciência da sua função na equipe”. E a preparação para uma partida, o treinador revela sobre os preparativos. “Procuro me concentrar, estudar o adversário e passar para os atletas as dificuldades que encontraremos, o que fazer para diminuir essas dificuldades para alcançar os resultados, com máxima concentração”.


E as dificuldades para ser um treinador hoje em dia, Nei revela que ele tem mais trabalho. “Conseguir administrar o grupo, fazer com que os atletas entendam sua importância e o que precisa ser feito para os objetivos serem alcançados.’


A temporada passada e a expectativa para o ano de 2023. “Temporada passada foi ruim, onde não chegamos perto dos objetivos. Neste ano por se tratar de um projeto novo, a expectativa é chegar o mais longe possível”.


O futsal brasileiro e a Liga Nacional também foi pauta e assunto na entrevista. “Está muito valorizado, e de baixo nível técnico, ficando muito robotizado pelos esquemas táticos. A Liga Nacional de fusal é um campeonato em que, se não tiver um alto investimento não consegue chegar às fases decisivas, por isso geralmente são as mesmas equipes que chegam.”


No final da resenha Nei fala o que é o futsal na sua vida e o que a modalidade representa. “ O futsal é minha vida, de onde vem o sustento da minha família, a modalidade me ensinou que você deve competir sempre independente das condições que você tenha”.

Fotos Facebook Nei Victor – Fotos Diego Ianesko – Sandra Zama

Posts Relacionados