Alemão “O futsal é minha vida, me deu oportunidade de me formar, ter uma família e conhecer muitas pessoas e lugares”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nosso novo quadro Coach do Esporte do Resenha CM traz a história do treinador Wesley Szabo, o Alemão, que tem feito um excelente trabalho no Praia Clube, com dois títulos do Campeonato Mineiro e eleito o melhor técnico da primeira fase da Liga Nacional de Futsal 2022. Em entrevista ao Resenha CM ele fala sobre um pouco de sua história no comando de grandes equipes.

          Com 11 anos, com o apoio da mãe Dona Hilda, Alemão iniciou a carreira na categoria de base da equipe do Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret). “Minha mãe foi uma grande incentivadora, inclusive ela viu uma placa de peneira, onde me levou.”.

Alemão atuou como atleta para as equipes Ceret, GM, Banespa, São Paulo, Corinthians, Duas passagens pela Espanha e um pela Itália. Dentre os títulos Alemão conquistou Taça Brasil, Metropolitano e Estadual em São Paulo, diversos jogos abertos, artilheiro dos campeonatos estaduais de São Paulo

          Por 17 anos Alemão atuou como atleta profissional e após balançar as redes adversarias, jogadas, iniciou como treinador em Guaratinguetá pelo Yoka, pela Liga Paulista. “Como fui atleta e sempre gostei de parte tática e queria seguir no meio, o caminho para ser técnico foi automático”.

          Em 2018 Alemão desembarca em Campo Mourão e foi um dos grandes responsáveis por contribuir com a equipe disputar a Liga Nacional de Futsal e realizar excelentes campanhas em 2019 e 2020. “Cheguei muito feliz, ansioso para mostrar meu trabalho, minhas equipes são sempre organizadas e competitivas. Todo lugar que trabalho, visto a camisa da equipe e da cidade. Foi um dos objetivos alcançados e sou muito feliz por ter contribuído”.

          Com uma equipe competitiva Alemão colocou a equipe mourãoense em disputa com as grandes equipes brasileiras e a conquista da Liga Paraná. “Acredito em uma equipe organizada, com identidade do clube e cidade, acredito que consegui pela e equipes onde passei. Fiquei muito feliz com o título da Liga Paraná, pela conquista, mas infelizmente foi um ano de pandemia, tivemos muitos problemas e poderíamos ter dado maior atenção à conquista”.

          Em 2021 após saída de Campo Mourão, Alemão iniciou o trabalho em Uberlandia no Praia Clube. “A chegada no Praia Clube, foi boa, fui muito bem recebido. Era uma equipe que estava quase eliminada da LNF, mas conseguimos a classificação e no final o título mineiro, que fazia tempo que a equipe não conquistava. Este ano ganhamos o bicampeonato mineiro, mas acredito que poderíamos mais, pelo que a equipe apresentou no ano”.

No ano passado os amantes do futsal em votos no twitter escolheu Alemão como melhor técnico da primeira fase da Liga Nacional. *“ Penso que todos buscamos reconhecimento em nosso trabalho e quando ganhei melhor técnico da primeira fase da liga, a felicidade é muito grande”.

Na oportunidade Alemão fala sobre desafios e o sonho na carreira. “O grande desafio é conseguir resultados sempre, o que não controlamos. Maior sonho, que são vários, dentre eles ganhar LNF e depois conquistar algo  fora do país”.

O que o técnico Alemão fala sobre a preparação e o que costuma fazer antes de uma partida. “A preparação é analisar a equipe adversária, colocar os pontos positivos e negativos nossos e deles e se preparar para a partida. Antes de um jogo costumo fazer minhas orações e agradecer por mais uma oportunidade”.

Durante a resenha Alemão analisa o futsal de hoje e fala da expectativa para o ano de 2023. “ Acho que o futsal vem evoluindo fisicamente, taticamente e na parte médica, mas precisamos de união, onde todos precisam ser ouvidos para uma maior evolução. Expectativa de muito trabalho este ano, evoluir em alguns quesitos e de resultados melhores”.

No final da resenha Alemão relata o que representa o futsal na sua vida. “O futsal é minha vida, me deu oportunidade de me formar, ter uma família e conhecer muitas pessoas e lugares. É um esporte coletivo, ninguém ganha nada ou perde sozinho, todos temos responsabilidades”

Posts Relacionados