Luciano Viana Batista “Inexplicável a paixão pelo Mengão”

Hoje no quadro “Meu time do Coração” uma super resenha com o Advogado Luciano Viana Batista, o “Velho Murça” como é conhecido pelos amigos próximos que vai contar sobre a sua paixão pelo Flamengo. Um apaixonado como os outros 40 milhões de Rubro Negros que estão espalhados pelo Brasil inteiro.


A paixão pelo Flamengo vem de desde criança, na era Zico. “Ser flamenguista vem desde pequeno, mas não sei te explicar de onde veio isso, considerando que meu pai não torce para nenhum time, entretanto, como eu nasci em 1977 e em meados da década de 1980 (era Zico) o Flamengo ganhava tudo, pode ser que tenha vindo daí”.


Adriano Imperador é o maior ídolo do Flamenguista Luciano, principalmente após a conquista do Campeonato Brasileiro em 2009. “Flamengo passou por um longo período de vacas magras, sem conquistas expressivas, e aquela de 2009 foi incrível, pois o último brasileiro havia conquistado em 1992, ou seja, 17 anos na seca (risos). O Imperador jogou o fino da bola, além da garra que é algo marcante dos grandes ídolos rubro negros”.


E o Luciano no estádio, quando foi a sua primeira e a última vez que acompanhou o Mengão? Luciano fala dos jogos com carinho, principalmente, pois acompanhou um dos jogos com um amigo que morreu recentemente. “A primeira vez que assisti o Mengão ao vivo foi em 2008 no Maracanã, na final do Campeonato Carioca contra o Botafogo. Flamengo venceu por 3 a 1. Maracanã abarrotado com 100 mil pessoas. Já a última vez foi em 26 de abril de 2017 na Arena da Baixada, jogo válido pela Libertadores. Atlético venceu por 2 a 1. Esse dia foi marcante, pois fui junto com meu amigo Carlinhos Teodoro de Oliveira (Atleticano roxo) que infelizmente faleceu no último dia 27 de janeiro.”


E uma viagem em uma Van para acompanhar o Mengão em 2008 foi uma das maiores loucuras que Luciano fez para acompanhar o time. Ele conta dos detalhes desta passagem durante a resenha. “Fomos no sábado (20 horas de viagem) e retornamos logo após o jogo no domingo (com mais 18 horas de viagem), com os amigos Eleandro do Cartório (vulgo Japonês) e o Adriano (vulgo Tubarão) ambos soltando pum sem parar. Detalhe a VAN não tinha janelas (risos)”.


A conquista da Libertadores em 2019 contra o River Plate foi a maior conquista que Luciano comemorou com o Flamengo e o gol de Gabigol é considerado o mais importante que viu. “Nesse dia acordei às 5 horas da manhã. Olha o tamanho da ansiedade!!! (risos). O gol mais importante pra mim foi o primeiro gol do Gabigol ano passado pela final Libertadores. Marcante!!!


O gol de Adriano Imperador contra o Coritiba em 2009 com um lançamento de Petkovic é considerado o gol mais bonito do Flamengo por Luciano.
Em 2008 aconteceu a maior decepção de Luciano com o rubro negro carioca. Com dois gols de Cabanas o América venceu o Flamengo por três a zero no Maracanã. “Decepção foram algumas, infelizmente (risos). Mas uma que marcou foi aquela derrota para o América do México em 07 de maio de 2008 na despedida do Joel Santana que estava indo dirigir a seleção da África do Sul. Teve dois gols do Cabanas”.


Luciano analisa o clube nos últimos anos e em uma comparação de quem foi o melhor time campeão da libertadores de 1981 ou 2019, ele não foge da comparação e escolhe o melhor. “O Flamengo se organizou financeiramente, tem uma excelente estrutura. Acho que atualmente é um clube exemplo. Entre Flamengo de 1981 e 2019, vou ficar com o de 2019, pois era criancinha e não me recordo dos jogos de 1981”.


O gostinho de ganhar jogos de Palmeiras e Corinthians é diferente para Luciano. “O Flamengo tem vários rivais, mas ganhar do Palmeiras e Corinthians tem um gosto especial! Não tenho nenhum amigo torcedor rival que me incomoda, muito pelo contrário, são meus parceiros. A zoação faz parte do futebol”.
E na hora do jogo do mengão, Luciano diz que hoje prefere assistir com a família. “Antigamente assistia os jogos sempre com os amigos Flamenguistas. Mas nos últimos anos assisto os jogos na minha casa com meus filhos e esposa”


Qual é o sentimento de ser flamenguista e fazer parte da nação rubro negra? Luciano tenta explicar. “Ser Flamenguista pra mim é algo sensacional!!!! Por ser um time do povo, onde há negros e brancos, ricos e pobres, me cativa muito. Mas como todo torcedor fanático, o qual me incluo, é muito difícil explicar essa paixão.”

Finalizando nossa resenha Luciano monta o melhor flamengo de todos os tempos

Goleiro: Júlio Cesar;
Lateral direito: Leandro
Lateral esquerdo: Athirson
Zagueiros: Mozer e Aldair;
Volante: Andrade;
Meias: Zico, Junior e Arrascaeta;
Atacantes: Adriano Imperador e Gabigol (Romário não ganhou nada de expressão);