Formada em Educação Física, natural de Goioerê, a soldado Quezia Catarino de Oliveira além de contribuir muito para a segurança de Campo Mourão tem sido destaques no Fisiculturismo, representando a cidade em competições a nível estadual e nacional.
Em 2016, por influência de um amigo, Quezia iniciou no esporte. “Estava na academia treinando após uma lesão no quadríceps. Na ocasião um amigo me chamou para competir ou conhecer o esporte, de primeira não levei a sério até o Mauro Nery que na época foi quem me preparou e falou que eu tinha jeito para o esporte. Quem me incentivou também foi meu amigo e dentista Yuri Menezes. Minha grande inspiração atual para o esporte e Etila Santiago”.
Durante a resenha Quezia fala de como é realizado uma prova de fisiculturismo. “Os atletas treinam para desenvolver todas as partes de seu corpo e músculos a fim de obter o tamanho máximo, mas de forma equilibrada e com harmonia. Não deve haver “pontos fracos”, e nem músculos subdesenvolvidos. Aqueles que conseguirem demonstrar maior riqueza de detalhes musculares receberão as maiores pontuações nas competições. E a outra questão fundamental a ser avaliada é a linha, ou seja, a visão geral do físico, que deve ser construído de forma proporcional e simétrica.
E o que é analisado durante a competição? Quezia também fala sobre como é feita a avaliação. “Na categoria biquini, as mulheres devem apresentar uma beleza natural com os grupos musculares firmes e bem definidos, mas com baixo percentual de gordura e sem volume muscular. O foco da categoria é a beleza feminina”.
Quezia cita como é a preparação para uma competição. A dieta e os treinos são ajustados a todo momento, tenho que seguir tudo à risca sem sair da dieta, pois tudo é planejado para o dia da competição. Até a água é controlada na semana da competição.
Dieta e Treinamento rígidos para encarar o desafio de ser um fisiculturista de sucesso. Meu foco nos treinos é glúteo, posterior e ombro. São pontos que preciso melhorar, e os outros pontos musculares preciso manter. Faço musculação e caminhada e bike. Meu nutricionista Renan Braz é muito bom não passo vontade e a dieta não é tão restrita, com ele até como pizza e chocolate (risos). Mas quando é preciso a dieta fica bem restrita
São diversas premiações, dentre elas Campeão Sul Brasileira, terceira colocada no Paranaense por duas vezes, campeã da copa norte, quinto lugar no sul-americano e quarto lugar no Campeonato Brasileiro.
No final da resenha Quezia fala da importância e que representa o esporte para ela “O fisiculturismo pra mim e superação, todo dia e um desafio diferente, e a minha principal adversária sou eu mesma. Preciso lidar com a dieta que muitas das vezes o organismo pede uma comida diferente e eu não posso comer. Não posso ficar sem treinar por que cada treino pra mim é importante. Para a profissão me ajuda a ser mais disciplinada mais focada. Eu não me sinto uma referenciando esporte pra cidade mas me sinto muito feliz quando alguém me fala que se inspira para mudar os hábitos alimentares, a estética do corpo, ou até mesmo em uma simples receitinha que faço.
Fotos: Arquivo Pessoal Quezia