Professor de Educação Física Fabio Piassa faz trabalho diferenciado com crianças e adolescentes com paralisia cerebral

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Crianças e adolescentes com paralisia cerebral estão recebendo atenção com diversas atividades físicas que permitem uma melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e melhoria na área cardiorrespiratória. Responsável pelo trabalho o Professor de Educação Física/Fisiologista do Exercício  Pedagogo – Especialista em Educação Especial e  Transtorno do Espectro Autista, proprietário da empresa CliniKids+ Fabio Piassa fala sobre o assunto em entrevista ao Resenha CM.

A Paralisia Cerebral (PC), descreve um grupo de desordens de desenvolvimento do movimento e da postura, ocasionados por distúrbios não progressivos que ocorrem no cérebro em desenvolvimento. As desordens motoras como: alterações do tônus muscular, do equilíbrio, da coordenação, do planejamento motor, entre outras disfunções, são geralmente acompanhadas por alterações na sensação, percepção, cognição e comunicação.

Na oportunidade Fabio fala da importância e benefícios da atividade física para crianças e adolescentes com paralisia cerebral. ‘terapias convencionais, e em alguns momentos, ser uma forma de manutenção do estado geral de saúde e da funcionalidade nas atividades do cotidiano. Além de atuar na prevenção e controle de doenças comuns na PC, como hipertensão arterial e artrose, a realização de exercícios físicos, auxilia na manutenção do condicionamento cardiorrespiratório, força muscular, flexibilidade, equilíbrio e consequentemente ajuda a manter ganhos funcionais, como caminhar, sentar, agarrar e segurar objetos. As atividades podem ainda de acordo com a pratica, terem objetivos terapêuticos, recreativos e competitivos.

O professor Fabio  fala das atividades realizadas e do desenvolvimento da criança. “As atividades devem variar de acordo com a idade e com o nível de lesão de cada indivíduo. Devem estar inclusos na rotina de exercícios atividades como andar, pedalar, nadar, exercícios de fortalecimento muscular, flexibilidade e equilíbrio. O aumento do tempo de duração da atividade aeróbia e da carga nos exercícios de fortalecimento deve ser gradativo. A prática de atividades físicas estimula a criança a desenvolver não só a capacidade de reconhecer seu corpo, suas limitações e o seu potencial físico, mas também a sua habilidade de raciocinar e de tomar decisões, criando um caminho de condução do estímulo entre o cérebro e os músculos ainda mais eficiente. Esta capacidade se desenvolve ao longo dos anos e facilita o processo de aprendizagem em diferentes níveis cognitivos e motores.

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