Temperaturas altas, sol muito quente, verão bombando e muitas pessoas usam parques e ruas da cidade para fazer caminhadas e também academias para realizar seus exercícios. O preparador físico Felipe Araújo em entrevista no Resenha CM no quadro saúde fala da importância dos exercícios físicos nos dias quentes.
No começo da resenha, Felipe informou sobre os horários ideais para realizar com segurança os exercícios. “Para continuar treinando durante os dias de calor, evite os horários de maior temperatura, entre 10h e 16h. Mantenha sua alimentação balanceada e a hidratação elevada. Água demais não faz mal. Evite se exercitar sob sol intenso, faça treinos mais curtos ou dê intervalos maiores”.
Será que existe alguma diferença de realizar exercícios físicos no verão e no inverno, Felipe fala da importância do aquecimento. “No verão é menos custoso para o corpo alcançar uma temperatura corporal adequada à prática de exercício e é por isso que muitos especialistas recomendam que o aquecimento no inverno seja realizado em espaços cobertos, sobretudo quando as temperaturas exteriores sejam inferiores a 5ºC”.
Na oportunidade Felipe cita diversas atividades que podem ser feitas no verão. “Esportes com bola – Vôlei, futebol, beach tênis ou futevôlei. O maior diferencial desses esportes é a parte lúdica, a facilidade de reunir um número grande de participantes e a integração. Eles fortalecem membros superiores e inferiores e melhora o condicionamento físico. Esportes aquáticos – Surf, natação, mergulho, stand up paddle (SUP), remo. As atividades que podem ser realizadas na água são muitas e são prazerosas, o que é um verdadeiro alívio no calor. Circuito de condicionamento físico – Aqui o objetivo é melhorar o condicionamento físico e neuromuscular, combinando exercícios aeróbicos com localizados e funcionais. Tem alta intensidade e, por isso, iniciantes devem passar por um processo de adaptação antes de participarem de um treino completo”.
Depois das festividades de final de ano, muitas pessoas voltam a academias e atividades com o intuito de perder as gordurinhas que ganhou no período, porém Felipe faz um alerta; “A palavra é “Moderação. Nos dias após as festas de fim de ano, aproveite para cuidar do seu corpo, ajudando-o a eliminar todas as toxinas e os exageros desse período, investindo em alimentos mais leves, como: sucos e chás, carnes brancas (como frango e peixe), verduras, legumes, frutas e, claro, muita água. Cuidando da alimentação e retomando as atividades físicas habituais, rapidamente o seu corpo voltará ao ritmo de antes e você não precisará fazer grandes sacrifícios e restrições”
O risco de não ter feito uma boa preparação também existe. “Não há dúvida de que o sol é extremamente importante para a nossa saúde. Entretanto, o excesso de exposição à radiação por ele emitida pode desencadear problemas graves como o câncer de pele, a desidratação entre outros. O exercício físico só deve ser feito se houver atenção a certos cuidados para que não ocorram danos, muitas vezes irreparáveis, à saúde de acordo com os especialistas”
No final da resenha Felipe fala como tem que ser feita uma boa preparação. “Hidratação sempre: O suor é um mecanismo de regulação da temperatura corporal, por isso suamos mais no verão. No entanto, perdemos mais água, que tem necessidade de ser reposta com mais frequência. “Não espere sentir sede para beber água, pois, quando ela aparece, já pode ser um sinal de desidratação. Prefira roupas leves: usar roupas leves é a chave para não sofrer nos treinos em dias de calor intenso. Escolha o melhor horário para treinar: por causa das temperaturas altas, o ideal é optar por treinar de manhã ou no fim do dia. Treinar na água pode ser mais agradável: para quem não gosta de sentir o suor escorrendo pelo corpo ao treinar em um dia de calor intenso, pode optar por fazer atividades dentro da água. Hidroginástica e natação proporcionam esse conforto.
Felipe lembra que antes de qualquer atividade física, é necessaria fazer uma avaliação médica, física e nutricional. “É fundamental, pois permite avaliação completa e individual deste esportista através de exame físico, histórico familiar e de lesões, realização de exames complementares, além de conhecer melhor o esportista e, assim, juntos traçar metas e objetivos para prática do exercício físico com saúde”.