Paulinho 30 anos de conquistas e descobrindo talentos no atletismo mourãoense

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No nosso quadro Fera do Esporte Mourãonse, um convidado para lá de especial. O Técnico do atletismo mourãoense Paulo César Costa, o Paulinho. Há 30 anos é um dos grandes nomes e descobridores de talentos no atletismo. São mais de duas mil crianças e adolescentes que já foram treinadas por ele em três décadas de carreira. Além disso, um número superior de 200 convocações de atletas para seleções parananense e brasileira na modalidade. Integrou por mais de 30 vezes comissão técnica da Seleção Brasileira. Resenha imperdível com essa lenda do atletismo.

            Nascido em Maringá, Paulinho iniciou no atletismo no Colégio Estadual Marcelino Champagnat com Professor João Borges na cidade de Londrina. Como atleta os melhores resultados foram: Quarto lugar no campeonato Brasileiro sub 20 em Cubatão e vice- campeão brasileiro Universitário em Belém no Pará

            Paulinho formou-se em Educação Física na Universidade Estadual de Londrina em 1990. No dia 11 de fevereiro de 1991, convidado pelo Secretário de Esportes de Campo Mourão Itamar Tagliari chega na cidade para iniciar o trabalho no atletismo.

            A esposa Mariza, os filhos Joao Pedro, Ana Carolina, Rafaela Andrade, Gabriele Antunes, e a Neta Maria Eduarda, Sr. Reinaldo caseiro do estádio, Itamar Tagliari, sempre apoiaram Paulinho no atletismo. “Gratidão a todos que me apoiaram desde o início e são a base da minha vida”.

            Hoje empresário Reinaldo Silva foi o primeiro atleta de Paulinho em Campo Mourão. “O Paulinho me trouxe grandes conquistas que tive, disputas de estaduais, brasileiro. Graças a ele pude ser um dos melhores do Paraná. E na minha vida pessoal contribuiu muito para o meu desenvolvimento. Agradeço muito tudo que fez por mim. Tinha que ser homenageado sempre por tudo que fez pelo atletismo e pelas crianças no esporte”. 

             E no mesmo ano foi criado o “Atletismo Esperança”, “No começo era algo novo, desafio de recém formado e tudo era muito novidade. O Projeto Atletismo Esperança foi criado em 1991 pelo Técnico de Atletismo do município de Campo Mourão Paulo César da Costa e possui este nome devido ao fato de seu criador acreditar que a modalidade tem a função de ofertar esperança a crianças e jovens a terem uma oportunidade na vida, propiciando não somente o esporte, mas corroborando com a sua formação,  participando positivamente em a sua escola, social, política e esportiva, possibilitando a realização de sonhos até então impossíveis de serem alcançados pelos seus participantes”.  .

            Paulinho fala do sucesso do “Projeto Esperança”. “Sucesso veio graças a todas as pessoas que acreditaram no projeto, em especial Itamar Tagliari e o Empresário Horley Casali” que 1992 começou a ajudar o atletismo.

            Uma das parcerias que vem contribuindo muito com o atletismo mourãoense é com medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. “A parceria surgiu da amizade que tínhamos do passado e por ele ser uma pessoa que sempre gostou de ajudar a modalidade e pelo que atletismo já representava no cenário nacional na base”

            São mais de duas mil crianças que já treinaram com Paulinho, além disso, mais de duzentas convocações para seleções paranaense e brasileira. “Felicidade de poder ver o rosto dos atletas de felicidade e sonho realizado, uma novela que passa na cabeça, até o momento o dever de sentimento cumprido”.

            O trabalho vem sendo reconhecido nos 30 anos comandando o atletismo de Campo Mourão. São quarenta convocações para ingressar a Comissão Técnica da Seleção Brasileira de atletismo. “Tudo foi graças ao trabalho realizado ao longo desses anos premiando os resultados da equipe”

            São inúmeras conquistas, medalhas, títulos com o atletismo de Campo Mourão. Paulinho cita dentre tantas competições disputadas, os jogos da juventude.   “São 31 jogos da juventude disputados, estive no pódio 21 vezes, equipe que mais subiu no pódio no feminino da história. São nove títulos, seis vices campeonatos e seis terceiros lugares”.

            Em 1994 veio a primeira conquista internacional, com Rubia Soares no Sulamerciano de atletismo. Rubia fala da importância que Paulinho teve com ela e o irmão Robson no atletismo. “Meu início com o atletismo, foi em jogos entre salas, eu estudava no Colégio Unidade Polo , e neste meio termo conheci o professor Paulinho , que começou administrar meus treinos , de início eu corria em corridas de rua , mas logo comecei a ir para pista de atletismo  no estádio , eu não treinava todos os dias , porque também fazia voleibol, com o professor Carlão. Logo comecei a deixar o vôlei e dediquei ao atletismo. E com isso trouxe comigo meu irmão Robson Cardoso, e assim começamos a focar nos treinos e logo fomos destaques em Campo Mourão, e em competições no Paraná. O professor Paulinho me inseriu nas provas de barreiras, e logo fui destaque sul-americano, nos 300 metros com barreiras, que se eu não me engano o recorde  da prova ainda é meu” Disse Rubia.

Rubia agradece Paulinho pelo trabalho realizado com ela e o irmão. “Sempre serei grata, hoje sou formada em educação física, trabalho com atletismo escolar e sei que sempre existirá, Rubia e Robson , prontos para serem descobertos e terem as oportunidades que não tivemos.”

            Flavia Lima é a primeira atleta que começou com Paulinho que disputou olimpíadas. Foi em 2016 no Rio de Janeiro. Em Dezembro em entrevista ao Resenha CM Flavia falou da importância de Paulinho e o atletismo mourãoense. “O atletismo mourãoense descobre muitos talentos e promessas para o esporte nas categorias de base. Um trabalho maravilhoso e que tem excelentes resultados a níveis nacional e internacional. Paulinho sempre lutou pelo atletismo de Campo Mourão e luta até hoje para conseguir manter seu projeto em pé. Vejo ele como um guerreiro que está sempre disposto a brigar pelo melhor para a equipe”.

            Paulinho esteve em três mundiais escolares China, Turquia e Croácia  ,  dois  mundiais sub 20 e um mundial sub 18 , além  de ter dois atletas  nos jogos Olímpicos da Juventude na China Maria e Mikael.

Nesses 30 anos como técnicos vários foram os atletas que foram destaques em competições. Dentre eles estão: Noelia Cristina , Reinaldo Silva, Selma,  Thiarles Caçanha , Everton Fidelis , Robson Soares , Bruno Fidelis , Lucas Gabriel , Mikael Antonio , Roseli da Silva, Suelen Aparecida, Pedro Roberto, José Augusto, Rosemeire Vargas, Rodrigo Oliveira, Maria Leticia, Vanessa do Nascimento, Luciane Pontes, Josiane de Souza, Antônio Marcos, Daiane Aparecida, Lucilene Santos, Marcela Barbosa, Cleverson Lourenço, Paulo Sergio, Flavia Correa da Silva, Luciane Ribeiro

Também se destacaram com a coordenação de Paulinho os atletas Jeferson Alberto , Angel Inocencio , Luan Henrique , Taina Beatriz , Laiane Gabriela , Kauane Miranda, Luzia de Souza ,   Adrilaine Maria , Barbara Pospisil , Dhenifer Vaz , Iara Santos, Brenda, Lucas Canuto, Franciele Maria, Nicholas Marques, Pablo Gabriel, Anderson Rezende Felipe Teles,  e muitos outros.

            Paulinho fala o que o atletismo mudou na vida dele e das crianças e adolescentes que já treinou. “ Sentimento esse que não tenho  palavras e sim gratidão por atletismo ter mudado minha vida e de  muitas pessoas que passaram pela minhas mãos. Sempre foi meu objetivo da criança se destacar no atletismo e na vida profissional fora do esportes e se tornar alguém do bem”.

            E o que é o atletismo para o Paulinho? Ele responde com muita sinceridade. “É Tudo, trabalho , sonho , felicidade , conquista , realização , missão cumprida e oportunidade de realizar sonhos de crianças , jovens  que na maioria das vezes estão esquecidos pela nossa sociedade e conseguimos resgatar seus valores”

            Paulinho fecha nossa resenha com a frase. “Tudo que um sonho precisa para ser realizado, é de alguém que acredite nele!”

Foto Diego Reis

Posts Relacionados