Mikael Antônio de Jesus, um dos grandes talentos do atletismo mourãoense

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Hoje no quadro Fera do Esporte Mourãoense vai contar a história de um talento do atletismo, Mikael Antonio de Jesus, descoberto pelo técnico Paulo Cesar Costa, o Paulinho em um circuito de rua em Campo Mourão. De lá para cá com muita superação Mikael conquistou medalhas, títulos e reconhecimento nacional como um dos grandes nomes do atletismo  mourãoense.

Natural de Primeiro de Maio, Mikael iniciou com 10 anos, junto com amigo Pedro iniciaram juntos na modalidade. Após a morte do pai e o inicio de uma vida nova, Mikael iniciou no esporte. “Eu iniciei o atletismo quando meu pai faleceu e minha mãe e eu nos mudamos, eu comecei a estudar em uma escola nova onde não conhecia ninguém e a primeira amizade que fiz foi com dois irmãos que eram atletas e me convidaram a ser um tambem e então nunca mais parei, Continuamos amigos até hoje e eu sigo nessa vida de atleta mas hoje em dia de alto rendimento”.

Mikael fala da inspiração do inicio da modalidade e de seu maior sonho. “Sempre me inspirei na minha própria história, e em muitos atletas que se superam a cada ano que passa mesmo não sendo famosos. Meu grande sonho era e é ser atleta olímpico e poder ajudar minha família através do esporte que já vem acontecendo a algum tempo”.

Mikael esteve representando Campo Mourão, o estado e o País em diversas competições nos 400 metros com barreira. Dentre eles jogos olímpicos da juventude sub18; jogos mundiais de atletismo sub-20; ibero americano adulto; Cinco jogos sul americanos de atletismo sub18 sub20 e sub23; jogos panamericano de atletismo sub-20; seis campeonatos brasileiros de atletismo sub18 sub20 sub23 e diversos troféus Brasil de atletismo.

São diversos títulos no atletismo, os principais que marcaram a carreira do atleta até aqui são: seis vezes campeão brasileiro,  quatro vezes campeão sul-americano e 1 vice campeão, 4º colocado jogos olímpicos da juventude,4º colocado mundial de atletismo sub20  2º colocado ibero americano. Além disso uma excelente participação no Pan Americano em 2015 com a sétima colocação.

Mikael cita uma prova em especial na carreira. “Foi o ibero americano em 2016 evento teste para os jogos olímpicos, fui 2º colocado e quebrei o recorde brasileiro e sul-americano sub20 que durou 27 anos”.  Na oportunidade o atleta fala das alegrias e decepções. “Minhas alegrias foram as quebras de recordes e as decepções foram lesões e dores que me impossibilitaram a melhorar resultados”.

O técnico Paulinho fala da importância de Mikael para o atletismo de Campo Mourão. Foi um dos melhores atletas descobertos da nossa cidade. Ele evoluiu muito, chegou duas vezes como quarto melhor do mundo em sua categoria, quebrou um recorde que durou 27 anos . Quase fez o índice para olimpíada. pena que nossa estrutura não acompanha nossos atletas talentosos”.

Mikael cita com carinho o trabalho realizado por Paulinho no atletismo de Campo Mourão. “O Paulinho representa um criador de sonhos e grande formador de cidadão, colaborador para um grande atleta e cidadão que tenho me formado. O Atletismo mourãoense foi onde eu me descobri como atleta e onde eu vivenciei a maior parte da minha carreira, foi onde eu me preparei para ser um grande atleta e cidadão. Representa gratidão pois eu sempre serei grato por ter feito parte de um projeto maravilhoso e revolucionário na minha vida e de tantos outros amigos que também passaram pelo atletismo mouraoense”.

Treinando em Portugal, Mikael fala sobre os treinamentos na Europa. Estou a dois anos fora do país treinando e competindo, Portugal me deu uma grande oportunidade e eu abracei fortemente, o clube e a estrutura que recebo lá é o que todo atleta de alto rendimento sonha em alcançar.

Mikael fala da comparação com o Brasil. “A grande diferença é a valorização do atleta e a estrutura que tem para treinamentos e competições na Europa”

E o grande Objetivo de Mikael? O atleta fala do seu desejo. “Meu grande objetivo da vida é ser lembrado não só como um bom atleta mas também como um grande homem. Fazer coisas boas dentro e fora das pistas e poder ajudar minha família e quem precisa. Quero me tornar atleta olímpico e ser um cara de sucesso, sucesso como atleta, filho, esposo, irmão, pai e cidadão. Esse é o meu grande objetivo”.

Fechando nossa resenha, Mikael fala da importância do atletismo na sua vida. “O atletismo para mim foi o início de tudo, de sonhos, objetivos, metas e é agora o trabalho que eu tanto amo trabalhar. O atletismo para mim é o divisor de águas que me tirou da uma má situação na vida e está cada dia mais me levando a lugares que nunca sonhei em ir, é o que me faz querer realizar coisas grandes porque sendo um grande atleta eu sei que terei grandes responsabilidades e serei grande influenciador. Espero ser sempre o melhor exemplo assim como eu sempre procurei bons exemplos.

Fotos: Arquivo Pessoal Mikael

Fotos: Marcelino Almeida – Disposição- Wagner Carmo

Posts Relacionados