Marcio Rinaldo “Técnico estudioso e trabalho vitorioso no futsal mourãoense”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na semana que se se comemora o dia do treinador de futebol o Resenha CM inicia uma série de entrevistas com técnicos de Campo Mourão que fizeram e que fazem parte da história da cidade. E o primeiro entrevistado é mourãoense considerado um dos grandes treinadores estudioso e vitorioso do futsal mourãoense e do Paraná. Atualmente treinando o Apucarana Futsal o professor Doutor Marcio Rinaldo fala de seu trabalho na modalidade e principalmente no futsal de Campo Mourão.

            E tudo começou com oito anos na famosa Escolinha do Mario Paulista e também da Jopper, posteriormente com grande destaque foi para Curitiba. “Comecei aos oito anos com o futsal e aos 14 anos fui para o Athlético Paranaense, onde fiquei até os 16 anos e voltei para Campo Mourão. Foi quando joguei aqui com o Professor Itamar, Jair Lencone e Pedro Cordeiro, os Jogos Escolares, Juventude e Abertos”.

            Na oportunidade Marcio cita que não existia dificuldades porque o amor e o que mais gostava de fazer na vida que era jogar futsal e futebol e o grande objetivo no futuro. “Maior sonho profissional era ser o treinador de Campo Mourão Futsal, onde já realizei por seis temporadas na chave ouro e prata. O maior desafio foi sem dúvida ser o treinador da cidade onde nasci e morei por muitos anos, existe uma cobrança maior e também uma desconfiança pelo fato de ser da cidade”.

Marcio durante a resenha fala das pessoas que incentivaram sua carreira. “Fui incentivado pelo técnico Itamar Tagliari a seguir a carreira de professor e treinador, mas, a minha Mãe Vani Rinaldo foi a maior incentivadora a sempre estudar na vida”

Sempre estudioso e atualizado Marcio buscou se inspirar em seus docentes. “Minha maior inspiração sempre foram meus professores que me mostraram o caminho dos estudos e do bem, além da minha família. E hoje a maior inspiração são meus filhos e família”.

Ronaldo e Cristiano Ronaldo são grandes ídolos no futebol, já no futsal os craques Vinicius e Falcão. Marcio cita Itamar Tagliari, Gilmar Fuzeto, Jair Lencone e Pedro Cordeiro como melhores treinadores que já teve como atleta.

Dentre os clubes que Marcio treinou estão: Campo Mourão Futsal, Clube Comercial de Cascavel, Cascavel Café expresso, Corbélia Futsal, Capitão Leônidas Marques futsal e Apucarana Futsal, Escolinha da Eucatur em Cascavel e Associação Tagliari.    E conquistou os títulos: Campeão chave prata, campeão fase final divisão A dos jogos da juventude, Campeão Taça Paraná sub 11, e sub 13.

Marcio fala sobre o gol inesquecível e um jogo que não sai da memória. “O gol inesquecível foi nos Jogos da Juventude em 1994, no último segundo no ginásio do Lar Paraná contra Francisco Beltrão dando a classificação para semi final dos jogos aqui na nossa cidade. E o jogo inesquecível foi em 2016 contra Itaipulândia quando conseguimos o acesso à chave ouro na casa do adversário”.

Em 1995 Marcio iniciou a carreira como técnico. “Iniciei como treinador na Associação dos agrônomos no ano de 1995 e depois nunca mais parei de trabalhar com futsal. Escolhi ser treinador por que amo trabalhar com futsal e pretendo atuar por muitos anos ainda na minha vida”

Marcio fala das passagens por Cascavel e Campo Mourão. “Passagem em Cascavel foi uma grande escola pra mim, trabalhei na base e no adulto por 13 anos e também onde estudei Educação física, fazendo muitos amigos. Voltei em 2012 para Campo Mourão para ser o treinador e permaneci até 2017”.

Pressão por ser da casa, nascido na cidade, Marcio fala de como foi treinar a equipe de Campo Mourão. “Ser treinador da casa a pressão sempre será maior, pois somos conhecidos por muitos e também tenho muito contado com os torcedores da cidade de uma forma mais próxima”.

Outra grande experiencia de Marcio em Campo Mourão foram com as craques da bola mourãoense. “Futsal feminino da cidade foi uma grande honra ser o treinador, tive a oportunidade de vencer dois jogos abertos e trabalhar com Excelentes atletas da cidade e região”

Durante a resenha Marcio fala sobre a alegria e decepções na carreira e também sobre os melhores companheiros na modalidade. “ Maior decepção foi quando fomos rebaixados em 2015, e a maior alegria foram os títulos e as amizades que conquistei ao longo dos anos. Meus melhores companheiros no futsal foram alguns amigos que tive em Cascavel como professor Diogo Verruch e Vagner Reatti e também aqui em Campo Mourão o Saudoso Marcolino, Itamar Tagliari e o Professor Beto. Como treinador Marcio cita os atletas mais difíceis de marcar e que tive mais cuidados em colocar atleta para marca-los foram muitos, vou citar alguns: Gadeia, Diego, Fred, Issamu, Adeirton”.

O professor Marcio Rinaldo em parceria com Andreo Fernando Aguiar lançou o livro “Jogos de transição no futsal – Uma abordagem prática”. “A obra teve como objetivo tratar transições ofensivas e defensivas durante uma partida de futsal. Tive a ideia de fazer um livro sobre transições no futsal no ano de 2014 quando cursava mestrado em Londrina e graças a Deus junto com o meu orientador de mestrado Andreo Aguiar realizados esse material”

Jogos com goleiro linha deixava o saudoso Marcolino apavorado, Marcio lembra de quando precisava usar um jogador da linha no gol “o seu Marcolino brincava que se fosse para colocar o goleiro linha ele não levaria a camisa do linha gol para alguns jogos”.

Treinando o Apucarana, Marcio levou a equipe para a semifinal do paranaense chave prata de 2021. “ Os trabalhos iniciam nesta semana e o foco é o acesso para a chave ouro”.

No final da resenha Marcio fala da importância do futsal e o maior ensinamento da modalidade; “Futsal para mim é uma grande oportunidade de fazer o que gosto com responsabilidade e rever amigos antigos e fazer novas amizades. Maior ensinamento que o futsal me ensinou é ter humildade e respeito pelos companheiros e adversários e também saber que a vida é feita de altos e baixos”.

Fotos Diego Reis/ Arquivo Pessoal Marcio

Marcio escala os melhores atletas com quem jogou na juventude

Goleiro: Regis

Fixo: Alemão

Ala direita Gelsinho

Ala esquerda Valtinho

Pivô: Joeder.

 Atletas que jogarem comigo:

E também escala os melhores atletas que treinou ate hoje

Goleiro: Ari e Fabiano

Fixo: Biju

Ala destro Piliu e Gelsinho

Ala canhoto Batata e Eduardo Jaba

Pivô: Sady e Paulinho Zagotto

Posts Relacionados