Laís “Craque da bola e apaixonada pelo Corinthians”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossa Resenha com as Minas do Resenha CM vai contar a historia de Laís Cristina Silva Costa, apaixonada por futebol, craque de futsal e hoje uma excelente profissional de Educação Física, personal e destaques de corridas de rua. Uma entrevista que ela conta os desafios, alegrias da carreira que você acompanha a partir de agora.


E a paixão pelo futebol começou assistindo a Copa de 2002 “Assisti alguns jogos com um tio meu e ali me encantei”. Tres anos depois iniciou os primeiros chutes e dribles. “Aí em 2005 me lembro que participei de um torneio interclasse no colégio em que eu estudava e foi ali que eu passei a me apaixonar. E nisso, ganhei bolas do meu pai e comecei a me arriscar em embaixadinhas, tentando fazer o mesmo que o Ronaldinho Gaúcho, mas não dava muito certo”.
Lais fala o que é o futebol em sua vida. “O futebol é parte da minha formação pessoal e profissional. Pra mim, muito mais que um esporte. E sim, um agente transformador”.


Um dos grandes incentivadores foi o professor Ismar Kath que viu o empenho e determinação mesmo após uma goleada. “O querido Ismar Kath. que em 2006 me “achou” em uma goleada de 22×0 e me levou para estudar no Unidade Polo. E lá, desenvolvemos o futebol e depois do futsal. Não sou muito de habilidade. Sempre fui uma jogadora mais tática, de marcação, explosão.”

Lais disputou Jogos escolares do Paraná tanto no futsal quanto no futebol. Jogos da Juventude; Jogos Abertos; Taça Brasil sub-15, Paranaense sub-15, sub-17 e sub-20. Jogos Brasileiros Escolares. Jogos Sul-americanos Escolares. Campeonato Catarinense sub-17 e sub-20. Jogos Abertos de SC.
E os gols mais bonitos? Lais cita os que estão na memória. “Um que empurrei de carrinho para dentro do gol (risos). E o gol mais importante foi o último pênalti nos jogos da juventude em 2009 contra Londrina”.


Dentre os títulos marcantes na carreira estão “ Três vezes Campeã dos jogos escolares, campeã dos jogos da juventude, campeã dos jogos Brasileiros Escolares, alem de diversos vices campeonatos no Paraná e em Santa Catarina’.
Lais cita Ferrugem como melhor técnico e cita diversas atletas como melhores parceiras. “ Ferrugem um grande técnico e em Campo Mourão tive várias parceiras e que fica difícil dizer nomes”.


Durante a resenha ela cita Cristiano Ronaldo como ídolo e a paixão pelo Corinthians, fala da alegrias, decepções pelo time do coração. “Meu tio Nilson carinhosamente me presentou com uma camiseta e aí foi paixão. O timão não pode perder para o Palmeiras jamais. Maior alegria foi ter vencido a libertadores de 2012 e o mundial, foi de arrepiar. Já a decepção Ter o time de 2015 e não ganhar nada”.

Na oportunidade ela fala sobre o futebol brasileiro, o que deixa brava durante uma partida. “Futebol brasileiro esta em um nível técnico fraco. Mas, o que nos impede de ter um nível técnico melhor passa pela gestão dos clubes. Que hoje são uma máquina de fazer dinheiro, mas também de sonegar impostos e ter uma péssima administração e ninguém pagar por isso. E o que irrita são Jogadores com falta de vontade, treinador que meche mal, arbitragem atrapalhando”.


Ela faz uma comparação do futebol brasileiro com o Europeu. Brasil está muito atrás? Lais Responde. “Com certeza. E remete a uma frase: lei de responsabilidade fiscal”.


Lais comenta sobre como está o futebol feminino no Brasil e cita como é possível valorizar a modalidade no país. “Depois que a Pia entrou, melhorou. Mas, o nosso maior problema é lá na base. No início. Não temos investimento e nem incentivo pra que tenhamos atletas sendo preparadas há anos para estar a nível de uma seleção. Existe muito amadorismo no futebol. É preciso criar categorias de base da mesma maneira o masculino tem. Remunerando as meninas da mesma forma. Incentivando o crescimento delas dentro do futebol sem se preocupar, dando estrutura financeira e emocional. Penso que a partir daí, podemos pensar em alavancar o esporte

Lais escala as melhores que jogaram com ela]

Goleira Karen Foppa
Fixa Ellen Castro
Ala Direita Gabi portilho
Ala Esquerda Jéssica Will
Pivô Patrícia sochor

Ela escala ainda uma Seleção dos melhores jogadores que viu jogar
Goleiro Buffon
Lateral Direito Dani Alves
Lateral Esquerdo Marcelo
Zagueiro Direito Canavarro
Zagueiro Esquerdo Sergio Ramos
Volante Pirlo
Volante Xabi
Meia direita Ronaldinho Gaúcho
Meia esquerda Messi
Atacante Neymar Atacante Cristiano Ronaldo (sendo o reserva dele o Ronaldo Fenômeno)
Técnico: Guardiola

Posts Relacionados