Jogos da Juventude 2021 iniciam neste final de semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Da Assessoria/ Secretaria de Estado e Esporte

A 33ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) inicia a primeira fase das competições neste sábado (11), com 30 munícipios-sedes em 12 núcleos na Etapa Regional. A primeira etapa segue nos dias 25 de setembro e 09 de outubro, em quatro modalidades coletivas: basquete, vôlei, handebol e futsal. Já a segunda fase está programada para iniciar no dia 23 de outubro e finalizar em 20 de novembro.

O JOJUPS visa o esporte de rendimento em atletas com idade entre 17 e 20 anos, sendo uma competição entre os Jogos Escolares e Jogos Abertos, que reúne milhares de jovens em eventos esportivos.

A competição é um integrador da comunidade sócio esportiva e propícia o desenvolvimento da juventude. “Este retorno é muito importante para os atletas especialmente na faixa etária desta competição, pois é quando começa a transição para o alto rendimento. Esse jovens foram muito prejudicados na pandemia, então vamos dar toda estrutura para que eles possam recuperar o tempo perdido”, ressalta Hélio Wirbiski, superintendente do esporte.

Histórico – Idealizado em 1987, os Jogos da Juventude se expandiu. As competições se tornaram de alto nível, tanto que em 1995 foi criado os Jogos da Juventude do Brasil, motivo de orgulho dos esportistas paranaenses. Um dos grandes atletas que competiu o JOJUPS foi o jogador de voleibol Giba que defendeu a seleção brasileira e medalhou em olimpíadas, ouro em Atenas (2004), prata em Pequim (2008) e prata em Londres (2012).

Protocolo sanitário – Todos os eventos esportivos seguem protocolos sanitários, os quais constam as diretrizes a serem respeitadas por todos os envolvidos nos eventos, staff, atletas, dirigentes, arbitragem e toda a comunidade esportiva do estado. Serão necessárias as higienizações e descontaminações das instalações esportivas e não esportivas.  As competições ainda sofreram adequações, começando com a não permanência de equipes nas cidades-sedes – apenas times que avancem para as finais. Confira aqui o protocolo completo.

Posts Relacionados