Um dos coordenadores e fundadores do Projeto Semeando Campeões Ricardo Batista que ministra aulas de Jiu Jitsu para crianças em entrevista ao Resenha CM fala da importância da modalidade para as crianças. Durante a resenha Ricardo fala sobre o objetivo do projeto, o aprendizado da criança pelo esporte e muito mais que você acompanha a partir de agora no nosso site.
Como todo esporte em especial as artes marciais contribuem diversos fatores de uma criança, seja ele emocional, psicológico ou físico. Ricardo fala sobre o assunto. “O BJJ ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e dos reflexos, evolução do condicionamento físico, trabalha a paciência do praticante, resistência do corpo, o fortalecimento do sistema imunológico, melhora o condicionamento físico, no campo emocional ajuda a desenvolver o autocontrole”.
Além disso, o Jiu Jitsu, como as outras modalidades das artes marciais. prega a não violência “São esportes que possuem muitas regras e é comum que o comportamento aprendido com os mestres seja levado para o cotidiano da criança. Esta é a importância de encontrar instrutores que tenham uma boa preparação, saibam ensinar valores positivos e estimular os alunos contra a violência. “A criança aprende pelo modelo, pelo exemplo e leva os ensinamentos de seu mestre dentro de si.” (Luciana Tisser). Lembrou Ricardo.
No dia 18 de março de 2019 acompanhado do Instrutor Dionata Silva foi criado o Projeto Semeando Campeões. “Sempre ouvi falar de projetos sociais em diversos locais, e sempre quis montar um, mas como trabalho em regime de escala não posso assumir um compromisso de ministrar aulas regulares, fiquei sabendo de um projeto em andamento na IV Igreja Presbiteriana Renovada e me voluntariei para ajudar. Juntamente com o Professor André Cardeal e o Instrutor Dionata Silva, ministrava as aulas de BJJ neste projeto, em fevereiro de 2019 o Dionata me procurou com a proposta de montarmos um projeto no Lar Paraná, firmamos parceria com a diretoria da escola Monteiro Lobato (EMMoL) e em 18 de março de 2019 o Projeto Semeando Campeões foi instalado no EMMoL” relatou Ricardo
Na oportunidade Ricardo fala do objetivo do trabalho. “O projeto é sem finalidade lucrativa, visa apresentar a arte suave a toda a comunidade e principalmente semear as palavras da bíblia sagrada, direcionando os atletas a uma vida plena e saudável física e espiritualmente”
O projeto já alcançou números importantes em competições. Em 2018 e 2019 os alunos compuseram a equipe da Gracie Barra Campo Mourão, participando de diversos campeonatos, como Copa da Amizade de Jiu Jitsu, Torneio Regional Noroeste de Judô, Open Paraná BJJ, Copa 25º BPM de Jiu-Jitsu, obtendo o total de 17 medalhas, sendo 07 de ouro, 08 de prata e 01 de bronze. Estas conquistas marcaram o pouco tempo de projeto, incentivando a sediar o primeiro campeonato de Jiu Jitsu em Campo Mourão, a I Copa Semeando Campeões que contou com a participação de mais de 100 atletas de Campo Mourão e Iretama.
Ricardo fala das dificuldades de treinamento na época de Pandemia. “Devido a pandemia perdemos o apoio do EMMoL, hoje as aulas são ministradas nas dependências da I Igreja Batista de Campo Mourão, onde antes do início das aulas temos um devocional ministrados, geralmente, pelo Pastor Gustavo Daher Machado. Atualmente temos 20 crianças e 10 adultos (pais) na aulas de BJJ, temos 06 alunas de defesa pessoal, uma lista de crianças aguardando retorno que, devido a pandemia, estão afastadas por apresentar comorbidades ou decisão dos pais, são alunos com vagas garantidas, temos também uma lista de espera de novos alunos sedentos para aprender. Não estamos aceitando novos alunos, pois, além das medidas de segurança, temos compromisso com um padrão de ensino e cuidado para com os alunos e como somos voluntários, sem remuneração, não conseguimos outros instrutores para nos auxiliar”