Fabio Uchoa “Judô representa o caminho na qual o objetivo é fazer o mundo cada dia um pouco melhor”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Hoje no quadro Guerreiro das Artes Marciais contará a história de Fabio Uchoa que tem se destacado em ensinar o Judô para crianças e jovens em Campo Mourão e também se destacou em competições representando Campo Mourão. Você acompanha a história de Fabio a partir de agora em nosso site.

            E tudo começou com Fabio no Judô com apoio da mãe e também para solucionar problemas respiratórios. “Iniciei no Judô com oito anos de idade, em 1986 por indicação médica, problemas respiratórios e minha mãe me incentivou pois era asmático precisava fazer atividades físicas”

            Na oportunidade Fabio fala sobre a inspiração e o grande ídolo da modalidade. “Na minha infância inspiração foi meu professor, Sensei Paulo Koike , embora muito rígido nas aulas sempre terminava as aulas com um gesto de carinho com todos os alunos.  E o grande ídolo Aurélio Miguel, Campeão Olímpico em Seul em 1988 e Bronze em Atlanta em 1996 e a lenda do Judô o Japonês Toshihiko Koga Campeão Olímpico em Barcelona em 1992”.

            Dentre tantos sonhos, Fabio cita a importância do reconhecimento da modalidade. “Fazer com que o Judô não seja conhecido apenas como um esporte olímpico competitivo e sim um instrumento de formação e transformação social”.

            E uma preparação antes de uma luta? Fabio fala dos preparativos ao entrar no tatame. “Nossos atletas de rendimento são treinados 03 x na semana com uma hora e meia de aula. Sempre procuramos controlar ansiedade e manter o foco na próxima luta”.

            Fabio é pentacampeão paranaense veteranos, Campeão Paranaense Seniôr  e bicampeão da Copa Paraná. Hoje Fabio coordena o projeto do judô mourãoense na cidade, formado em Educação Física com pós graduado em Judô Aspectos Metodológicos, Teoria e Prática; Ludicidade, Atividades        Coordenativas e Gestão  Estratégica para aulas de judô infantil”.

            Durante a resenha Fabio fala da modalidade na cidade. “Atualmente temos o judô de forma educacional em algumas escolas privadas, Judô Social em parceria com a FECAM e Associação Mourãoense de judô. levamos o judô nas escolas municipais e estaduais, judô é usado como uma grande ferramenta de inclusão social, auxiliando na formação de cidadãos. A criança aprende a importância do respeito, empatia e cooperação, através das atividades físicas, favorecendo a um desenvolvimento físico, psíquico e social, qualidade de vida e melhorias em termos de disciplina. E o judô de rendimento na qual preparamos os atletas para as competições de nível estadual e nacional”.

            Fabio fala das dificuldades e também sobre o trabalho no projeto. “Judô Mourãoense tem apoio de várias empresas que tem dado suporte e apoiado nossa modalidade. De maneira geral ainda falta um pouco mais de incentivo por parte das empresas para suprir todas as demandas do esporte Mourãoense. Trabalhando em parceria Centro de Treinamento em lutas (UCHOA DOJÔ), Associação Mourãoense de Judô, Fundação de Esportes de Campo mourão e patrocinadores atendemos mais de 200 alunos nas cidades, com a retomada das aulas presenciais estamos aos poucos retornando os atendimentos em todos os polos da cidade.

            O Judô brasileiro também é analisado por Fabio. “Atualmente o judô Brasileiro é o esporte individual que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil, são 04 ouros, 03  pratas e 17 bronze. Brasil tem investido muito em centros de treinamento com objetivo de conseguir dar um atendimento especializado para os atletas de alto rendimento. Em parceria com Japão buscando implantar judô nas escolas uma forma de contribuir de forma educacional”.

            E quais o beneficio que a modalidade oferece para uma pessoa, Fabio esclarece. “Desenvolve o corpo e a agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade; Desenvolve também a disciplina, a capacidade de analisar a realidade que o cerca e os valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito; Fortalece a parte espiritual”.

            E no final da resenha Fabio fala o que representa o Judô em sua vida. “O significado da palavra judô é Caminho Suave, o judô representa esse caminho na qual o objetivo é fazer o mundo cada dia um pouco melhor”.

Posts Relacionados