Hoje no nosso quadro saúde do Resenha CM vamos relatar um trabalho importante realizado na APAE Rural em Campo Mourão. Coordenado pelo Educador Físico e Pedagogo Especialista em Educação Especial Fabio Piassa a Equoterapia tem contribuído para o desenvolvimento dos alunos da APAE e também de Pessoas com Deficiência.
No início da nossa resenha o educador físicio já explica o que é a Equoterapia “Definida pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), a Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. A pessoa atendida na Equoterapia é denominada como “Praticante”
Fabio Piassa fala sobre quais são os pacientes que esse método atende e como é o trabalho realizado “A terapia é indicada para pessoas que apresentam lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas, disfunções sensório-motoras, distúrbios evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais, buscando benefícios significativos nos aspectos físicos, psicológicos, emocionais e cognitivos do praticante”
Na oportunidade Fabio também explica sobre os movimentos realizados durante a atividade da pessoa com o cavalo. “Todo o atendimento terapêutico é baseado no movimento cinesioterapêutico que o cavalo proporciona, que consiste em um movimento com características tridimensionais que se assemelham ao movimento do caminhar humano. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo inclui os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final, desenvolvendo novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima”.
Os atendimentos da Equoterapia acontecem ao ar livre, nas dependências da APAE Rural, durante a semana e de forma individualizada, com duração média de 40 minutos por sessão. As vagas são destinadas os alunos matriculados na Escola Josephina Wendling Nunes (APAE de Campo Mourão), e também são disponibilizadas algumas vagas para a comunidade, para atendimento particular, tendo o custo mensal de acordo com o número de sessões realizadas.
Fabio fala sobre o trabalho na APAE Rural “O Setor conta com três cavalos treinados para o atendimento, um auxiliar guia para conduzir o animal, um auxiliar lateral, que ajuda tanto no atendimento como também na segurança do praticante, além do terapeuta que coordena todas as atividades. Toda ação, é realizada e aplicada por intermédio de programas individuais organizados de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, bem como os objetivos a serem alcançados”
Fotos: Arquivo Fabio Piassa