Dr. Marcos Porto Soares “Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em comemoração ao titulo da Supercopa do Brasil conquistado pelo Flamengo diante do Palmeiras neste domingo, o Resenha CM vai contar a história de um flamenguista fanático. Além da área jurídica o promotor Dr. Marcos Porto Soares conta a sua paixão pelo Flamengo. Resenha muito boa que você começa a acompanhar a partir de agora no quadro Time do Coração.


E essa paixão pelo rubro negro tinha tudo para ser alvinegra, pais de origem portuguesa e o clube do Vasco da Gama também é de origem de portugueses. Mas o grande ídolo da nação flamenguista, Zico, pesou na escolha. “Talvez seja a primeira decisão da minha vida sem a influência de alguém. Meus pais são de origem portuguesa, aliás minha mãe nasceu na Ilha dos Açores, e meu pai é filho de portugueses, da região de Alvarenga, pequena cidade na região do Porto, e viveu grande parte da vida em Portugal”.


Mesmo com a pressãozinha dos familiares vascaínos Marcos decidiu torcer para o Flamengo. “Tradicionalmente os portugueses aqui no Brasil torciam para o Vasco, familiares faziam uma “pressãozinha” para escolher o Vasco (apesar do meu pai torcer para o América do RJ), cheguei até ganhar camisas do Vasco, mas jamais vesti. E o Flamengo foi um vínculo criado em razão do Zico, as cores (o rubro-negro) e a magia da torcida. Aliás havia a disputa entre ele e Roberto Dinamite do Vasco, e me tornei flamenguista por causa do Zico.


E a primeira vez do Dr. Marcos acompanhando o jogo do Flamengo no estádio, foi inesquecível para ele. Estava ao lado dos jogadores. “Um dos primeiros jogos que assisti foi muito marcante. Fui ao estádio com o próprio time do Flamengo, no ônibus do Flamengo, com o Zico sentado na minha frente. Lembro que sentei ao lado do Julio César “Uri Geller”, e via aquele pé branquelo do Zico descalço esticado sobre a poltrona. Até chegar ao estádio refletia comigo mesmo como aquele pé era importante para o mundo”.


A ultima vez no estádio, Dr Marcos não tem boas recordações. “Acho que foi no Brasil e Alemanha, no sete a um, no Mineirão. Estava lá com meus filhos. Ainda meio traumatizado (risos).


O gol de Leandro em 1985 contra o Fluminense no Maracanã foi escolhido como o mais bonito que viu do Flamengo. “O gol do Leandro na triangular final do campeonato estadual de 1985, contra o Fluminense. A torcida já estava saindo do estádio após os 45 minutos, lembro que também estava, mas resolvi olhar para o campo e ver Leandro chutando aquela bola, de fora da área, com uma força impressionante para dentro da rede”.


A Final da Libertadores de 2019 contra o River Plate foi a grande conquista comemorada por Dr. Marcos. “Ao lado dos meus filhos, no espaço Allure, com a torcida da Flamourão, o título da Libertadores de 2019”.


Uma das loucuras feitas por Dr. Marcos pelo flamengo foi na volta de uma final contra o fluminense que terminou em perseguição. Ele conta como foi a aventura. “Muitas histórias a caminho e volta do Maracanã. Uma delas após a final de um campeonato carioca que não lembro qual. Havia um carro com torcedores do fluminense ao nosso lado, no túnel Rebouças, e um amigo que estava no meu carro, começou a “azarar” a namorada ou amiga de um deles. Quando olhei para o lado vi que os tricolores retiraram tacos de beisebol e passaram a nos perseguir dentro túnel, lembro que acelerei muito o carro ( a infração já prescreveu … já faz muito tempo..(risos) para fugir deles que ainda pareciam ser lutadores de jiu jitsu. Na saída do túnel em direção a Lagoa Rodrigo de Freitas, fingi que ia seguir em direção a uma pista, e de forma intrépida manobrei rapidamente para outra, uma curva muito fechada que direciona ao Jardim Botânico, e eles foram despistados. Saímos ilesos, e fomos comemorar no Bar Clipper no Leblon”.


Qual o melhor time do Flamengo? O de 1981 ou de 2019? Dr. Marcos responde convicto. O de 1981. O de 2019 lembra o de 1981, a questão é que naquele tempo os jogadores eram bem mais vinculados ao espírito dos seus times, era uma ligação mais de sentimento do que financeira”.

Durante a resenha Dr. Marcos fala que Flamengo não pode perder de jeito nenhum para o Vasco. “No Rio, os vascaínos são os mais chatos. Agora estão bem quietinhos (risos).


No final da Resenha Dr. Marcos fala sobre o que é ser um flamenguista e uma análise do Flamengo nos últimos anos. O Flamengo está numa fase excelente, com uma administração muito boa, e um time consistente. Ser flamenguista é uma vida de altos e baixos (risos), mas quando é alto, é alto para valer”.

Dr. Marcos escala o melhor flamengo que viu jogar
Goleiro- Fillol
Lateral Direito- Leandro.
Lateral Esquerdo. Júnior
Zagueiro Direito. Aldair.
Zagueiro Esquerdo. Mozer.
Volante : Adílio
Volante: Andrade
Meia direita: Tita
Meia esquerda: Zico
Atacante: Bebeto
Atacante: Romário
Técnico: Cláudio Coutinho.

Foto: Arquivo Pessoal Dr. Marcos (Comemoração da Libertadores 2019)

Posts Relacionados