Palmeiras e Grêmio fazem neste domingo às 18 horas no Allianz Parque o segundo jogo da final da Copa do Brasil. O primeiro jogo foi vencido pelos paulistas na Arena do Grêmio por 1 a 0. Com esse resultado os gaúchos precisam vencer por dois gols de diferença para conquistar o titulo ou um gol para levar a decisão para os pênaltis. E no nosso Clássico do Resenha de hoje, um debate entre o sogro palmeirense Silvio Zamora e o genro gremista Fabiano Cunha sobre essa grande final
Foram 92 partidas envolvendo Palmeiras e Grêmio ao longo dos anos. Os paulistas tem vantagem com 39 vitórias contra 20 dos gaúchos e 20 empates. Jogando em casa a vantagem palmeirense ainda é maior, em 43 jogos foram 26 vitórias alviverdes contra 4 do tricolor gaúcho e 13 empates.
O grêmio leva vantagem quando os jogos são realizados em seu mando de campo, os gaúchos levam vantagem 16 vitórias contra 13 dos paulistas e 20 empates em um total de 49 partidas.
Prováveis escalações
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano.
Grêmio: Paulo Victor; Victor Ferraz (Vanderson), Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Alisson (Ferreira), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.
Debate do Jogo
Avaliação da equipe na temporada passada? E na Copa do Brasil?
Silvio Zamora (Palmeiras) Não gosto do estilo de jogo do time, mas a temporada foi positiva em todos os campeonatos.
Fabiano (Grêmio): Na temporada de 2020 a equipe oscilou muito, tendo alguns bons desempenhos contra alguns times, mas não conseguindo manter sequência de vitórias. Foi a equipe que menos perdeu no Campeonato Brasileiro 2020 (7 derrotas, até dezembro eram só 3) mas foi a que mais empatou (17 empates). Na libertadores apesar de empolgar no meio da competição, terminamos perdendo feio para o Santos, em um jogo que fomos completamente envolvidos pelo jogo adversário. Na Copa do Brasil tivemos um caminho “tranquilo” até a final. Eliminamos Juventude, Cuiabá (ambas da Série B, classificadas para a Série A 2021) e São Paulo na semifinal.
Aprovação do Técnico?
Silvio Zamora (Palmeiras) Gosto da humildade dele.
Fabiano (Grêmio): Renato Portaluppi começou a ter contestação por parte da torcida devido a insistência em escalação de alguns medalhões e demorar para colocar jogadores da base em campo. Com a renovação do contrato para 2021 e promessa da direção de reestruturação do setor de preparação física e nova direção de futebol, a torcida espera uma maior utilização da base em 2021.
O que esperar do jogo deste domingo?
Silvio Zamora (Palmeiras) Dois times limitados. Espero jogo truncado.
Fabiano (Grêmio): O Palmeiras tem vantagem do empate e o Grêmio a necessidade de vencer. Se o Grêmio for para cima deixará campo para contra-ataque e o jogo promete muitas emoções por isso.
Quem vai ser o melhor jogador em campo?
Silvio Zamora (Palmeiras): Zagueiro Gustavo Gomez do Palmeiras.
Fabiano (Grêmio): Esperamos que Jean Pyerre tenha um dia iluminado e faça a diferença, assim como Pepe e Ferreirinha.
Qual jogador adversário que mais preocupa?
Silvio Zamora (Palmeiras) Diego atacante.
Fabiano (Grêmio): Luiz Adriano, Roni sempre podem ter boas atuações do lado do Palmeiras mas como no primeiro jogo, nenhum jogador pode ser desprezado.
Quem vai ser o primeiro torcedor adversário que vai cornetear após o jogo?
Silvio Zamora (Palmeiras): Não sou de cornetar, mas vou dar um sorriso de canto de boca para meu genro Fabiano e mandar um boa noite para o Edemir Mottin.
Fabiano (Grêmio): Minha mulher é Palmeirense mas espero cornetear meu sogro Silvio após o jogo.
Qual avaliação do jogo passado?
Silvio Zamora (Palmeiras) Jogo feio demais.
Fabiano (Grêmio): Um jogo com poucos chutes no gol. A bola que o Palmeiras cabeceou para gol entrou e o goleiro do Palmeiras voltou com uniforme limpo.
Um Gremio e Palmeiras que deixou bravo?
Silvio Zamora (Palmeiras) . Grêmio 5 X 0 Palmeiras Libertadores 1995.
Fabiano (Grêmio): Último jogo contra o Palmeiras me deixou bravo pela passividade do time numa final.
Um Grêmio e Palmeiras que deixou feliz?
Silvio Zamora (Palmeiras) Palmeiras 5 X 1 Gremio Libertadores 1995
Fabiano (Grêmio): Gremio X Palmeiras pelo Brasileiro de 2016, 1 X 0 pro Grêmio e eu assisti na Arena do Grêmio com minha mulher.
Qual o placar do jogo deste domingo?
Silvio Zamora (Palmeiras) 2 a 0 pra nós.
Fabiano (Grêmio): Para a final espero um resultado positivo para o Grêmio, qualquer vitória por 2 gols de diferença para sermos campeões pela sexta vez.
Um recado para Fabiano
Silvio Zamora (Palmeiras) Não desliga o celular depois do jogo
Um recado para Silvio
Fabiano (Grêmio) O Grêmio é o rei de Copas, são 3 Copas Libertadores e 5 Copas do Brasil até hoje. Na Copa do Brasil fomos a primeira equipe campeã. Copa tá no nosso sangue e vamos com tudo para sermos mais uma vez campeões