Clássico do Resenha: Austin Andrade (Corinthians) x Mauricio Pozza (Palmeiras)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nesta quarta-feira às 19 horas na Neo Quimica Arena, Corinthians e Palmeiras fazem o primeiro clássico do Campeonato Paulista 2021. Enquanto o alvinegro fez a sua estreia na competição no final de semana diante do Bragantino, o alviverde que não jogou devido a final da Copa do Brasil faz a sua estreia no Paulistão. E hoje o debate no Clássico Resenha CM será com os amigos e cunhados Austin Andrade (Corinthiano) e Mauricio Pozza (Palmeirense).

Os palmeirenses têm uma lembrança recente muito boa no inicio do ano. No dia 18 de janeiro, em um jogo válido pelo segundo turno o alviverde goleou por 4 a 0. Há divergências nos contras gerais dos jogos do clássico. Pelo lado corinthiano é contabilizado 368 jogos com 129 vitórias do palmeiras e 128 do Corinthians com 111 empates. O time alviverde anotou 521 gols e os alvinegros 487.

Já o Palmeiras contabiliza dez jogos a mais e conta o Torneio Início e Taça Augusto Henrique Mündel. Pelo lado do verdão são 376 jogos com 133 vitorias do palmeiras e 130 do Corinthians e 114 empates.

 No jogo no Allianz Parque foram realizados nove clássicos, o Corinthians tem quatro vitórias, o Palmeiras venceu tres vezes e aconteceram dois empates. Já no estádio Neo Quimica Arena, local do jogo de hoje já foram 13 Derbys com seis vitórias do Timão, quatro do verdão e três empates.

Nas decisões de títulos o alviverde leva vantagem.  Pelo Campeonato Paulista, são quatro títulos para cada lado. O Palmeiras foi campeão paulista sobre o rival nas finais de 1936, 1974, 1993 e 2020. Já o Corinthians ganhou em 1954, 1995, 1999 e 2018. No Torneio Rio-São Paulo, o alviverde foi campeão sobre o Corinthians em 1951 e 1993, enquanto o alvinegro ganhou a competição em 1954. Já no Brasileirão o Palmeiras foi campeão em 1994.

Prováveis escalações

Corinthians: Matheus Donelli (Caíque França); Bruno Méndez, Jemerson, Gil e Lucas Piton; Xavier e Cantillo; Mateus Vital (Rodrigo Varanda), Cazares e Otero (Mateus Vital); Léo Natel (Jô). Técnico: Vagner Mancini.

Palmeiras: Vinicius Silvestre; Breno Lopes, Luan, Renan e Vanderlan; Danilo, Lucas Lima e Gustavo Scarpa; Lucas Esteves, Willian e Gabriel Silva. Técnico: Abel Ferreira.

Debate do Clássico (Debate feito antes das prováveis escalações)

Avaliação da equipe na temporada passada?

Austin (Corinthians) Temporada passada deixou a desejar, as escolhas do técnico Tiago Nunes quebraram um trabalho que vinha dando resultado. Bem ou mal o Corinthians é o clube mais vitorioso dos últimos 15 anos. Não precisava virar tudo do avesso.

Mauricio (Palmeiras) Acredito que com a saída do Dudu, que era o homem do um contra um, que fazia a diferença e com a entrada de vários jogadores da base, coisa que o Palmeiras não costumava fazer, o time se portou muito bem, foi campeão Paulista, Campeão da Libertadores, com um elenco sem grandes nomes, e com mudança de técnico. A ida ao Mundial foi a certo ponto desastrosa, mas não humilhante como alguns dizem, não tínhamos um grande time pra ser campeão, do que temos e do que conquistamos, foi uma ótima temporada. Esperar o fim dela com o último jogo contra o Grêmio e quem sabe ganhar o terceiro título no ano. Um ano em que o time chega a 70 jogos, isso sim é difícil.

Expectativa para o Campeonato Paulista?

Austin (Corinthians) – O Corinthians sempre entra muito forte no paulistão, depois do jejum de 23 anos sem título, o clube não fica mais que alguns anos sem conquistas. Por isso acredito que entra forte sim, mesmo estando mais preocupado em reorganizar o time.

Mauricio (Palmeiras) Em relação ao Campeonato Paulista, a expectativa é de que o time se classifique para as finais, ser campeão não é uma receita fácil e nem sempre é possível, porque temos que analisar que a sempre do outro lado, uma equipe que também quer ganhar. Mas espero que chegue pelo menos as finais.

Aprovação do Técnico

Austin (Corinthians) O Mancini é um bom técnico, acredito que pode se firmar como um dos melhores do país.

Mauricio (Palmeiras) No futebol brasileiro, um futebol imediatista e de resultado, não tem como não aprovar a chegada do Técnico Português Abel Ferreira, ele conseguiu impor um jogo diferente, dar confiança ao time, mas o que prejudicou a ele, como a outros vários treinadores, foram esses jogos demasiados e lesões, palmeiras fez 70 jogos, alguns com intervalo menor que 72 horas, inacreditável e inconcebível.

O que esperar do jogo desta quarta-feira?

Austin (Corinthians) Espero que o Corinthians não dê chance para o azar.

Mauricio (Palmeiras) O jogo dessa quarta feira, por desleixo da Federação Paulista, vai ser como foram os dois últimos jogos do Brasileirão 2020, um jogo treino, com vários desfalques, um jogo que pela história do nosso Derby vai ficar de lado, infelizmente.

Qual jogador adversário que mais preocupa?

Austin (Corinthians) Gosto muito do atacante Luis Adriano.

Mauricio (Palmeiras) O jogador do Corinthians que sempre me preocupou e sempre fez por merecer essa preocupação, se chama Cássio, mesmo com seus altos e baixos é um monstro se baixo da trave, principalmente quando joga contra o Palmeiras, um dos poucos que incorporam o espírito do derby.

Quem vai ser o primeiro torcedor adversário que vai cornetear após o jogo?

Austin (Corinthians) Os amigos que trabalham comigo.  Sempre rola uma provocação a professora Kelly do Conexão

Mauricio (Palmeiras): Dessas cornetas me vejo livre sempre, pois não tenho o costume de cornetear ninguém, então não me cornetam também

Um Corinthians  e Palmeiras que deixou bravo?

Austin (Corinthians) Não tem como esquecer as eliminações na Libertadores.

Mauricio (Palmeiras): Um Corinthians e Palmeiras que me deixou bravo foi a final do Paulista de 2018, o Palmeiras reclama muito da arbitragem, mas o que me deixou mais bravo, foi que o time não entrou em campo com a vontade que tinha que entrar. Palmeiras tinha um timaço, não tinha que ter medo do Corinthians.

Um Corinthians e Palmeiras que deixou feliz?

Austin (Corinthians) São alguns… título paulista com gol de Helivelton em 1995, o jogo do título brasileiro em 2011 e o derby com o gol do Ronaldo em 2009.

Mauricio (Palmeiras): Muitos jogos me deixaram felizes, mas sabe que são aqueles jogos que quando você é criança que acho que mais marcam, pra mim foi a libertadores, ver o Marcelinho errando o pênalti foi massa (risos). Ali foi a consagração do Marcão como santo também.

Qual o placar do jogo desta quarta-feira?

Austin (Corinthians) Corinthians 1 x 0 Palmeiras.

Mauricio (Palmeiras): Acredito que o jogo vai ser muito ruim, de um placar baixo, se houver vencedor, será por 1 a zero, espero que seja o Palmeiras.

Um recado para Mauricio?

Austin (Corinthians) E aí Maurício, quem perder paga uma gelada (depois do decreto)

Um recado para Austin?

Mauricio (Palmeiras): Espero que o palmeiras consiga manter seu elenco e seu ritmo de jogo, para que possamos ganhar do Corinthians com mais frequência, o derby historicamente é muito equilibrado. Não tem Corinthians sem Palmeiras e nem Palmeiras sem Corinthians. Um bom jogo e que vença o melhor e que seja o Palmeiras.

Posts Relacionados