Aladinho Fenômeno de gols e títulos do futsal nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Hoje o Resenha CM traz uma entrevista com um atleta conhecido com um fenômeno do futsal paranaense e brasileiro. Maior artilheiro da história do Cascavel e recordista de gols de um campeonato paranaense com 34 gols  em 2004 Aladinho conta um pouco de sua história hoje no nosso quadro craque da bola.

Gaúcho de Machadinho, Aladinho iniciou no esporte na defesa e em outra modalidade, era goleiro de handebol. Eu tive um início um pouco engraçado no futsal. Eu era goleiro de handebol até 1992, daí recebi um convite para jogar futsal pelo Paulinho Corbélia, pela cidade de Corbélia , onde jogamos várias competições mas nunca tive a base. No ano de 1995, participei de um jogos abertos regional na cidade de medianeira também por Corbélia aonde me destaquei e fui convidado pelo Pedro Muffato para integrar a equipe do Tuiuti adulta , iniciando minha carreira”.

Aladinho sempre seguiu os conselhos do pai. “Nunca fui um bom jogador, mas meu pai sempre me dava conselhos que eu teria que trabalhar muito para alcançar os objetivos e sempre treinei muito. Tenho três pessoas que tive o prazer de jogar junto e admirar: Anderson (Foz), Secco e Falcão”.

O fenômeno dos gols do futsal teve atuações com destaque no Tuitiu , São Miguel Futsal, Cascavel Futsal , Foz futsal , UPF, Atlântico , Prato cálcio A5, yuarmook e Al Rabi  Kuwait. Tornou- se ídolo da torcida de São Miguel conquistando três campeonatos paranaenses (98,99 e 2002) e também do Cascavel com um tricampeonato estadual.

Na oportunidade ele fala da passagem pelo São Miguel “Cheguei para a disputa da série prata no ano de 1997, onde conseguimos levar a equipe a série ouro naquele ano.  E fui um dos poucos remanescentes para a série ouro do ano de 1998. Tenho muita gratidão pelo Baiano técnico, me ensinou muito, teve paciência comigo, me ensinava detalhes de como agir e me comportar e claro eu sempre me dedicando”.

Outra passagem marcante foi com a forte equipe da Malwee. “Fui com prazo de validade como se fala, era pra voltar para as finais do campeonato paranaense se caso o cascavel chegasse. Foi um acordo entre os diretores, mas para minha carreira profissional foi um up. Com a Malwee fomos campeões da Super Liga, Taça Brasil, Libertadores, vice campeão mundial, campeão catarinense, vice campeão da liga, uma experiência maravilhosa”.

No exterior Aladinho também foi destaque no Kuwait “Fui para participar de um torneio a princípio ( Al roldan ) me destaquei e acabei recebendo um convite para jogar o campeonato nacional, fiquei por dois anos, fomos Bi campeão da liga , campeão da copa , e bicampeão da super liga”.

Três gols em uma mesma partida ficaram marcado como inesquecíveis apara Aladinho. “Não digo o gol mais bonito, mas um dos gols que conto e como história para meus alunos sempre que fui o jogador mais importante de uma partida jogando 15 segundos apenas, semifinal da super liga bati três faltas diretas e fiz os três gols”.

  Foram diversas conquistas na carreira que estão marcadas pelos clubes que passou, o Campeão da Super Liga do Kuwait  (Equipe Yarmouk – 2011 e 2012; );Campeão da Liga do Kuwait Equipe Yarmouk – 2011); Vice Campeão do Torneio Al Roldan Futsal no Kuwait (Equipe Golfo Cabre – 2011), Vice Campeão Paranaense Chave Ouro (Equipe Cascavel Futsal – 2010);Campeão dos Jogos Abertos do Paraná Série “B” – (Equipe Cascavel Futsal– 2008); Vice-campeão Paranaense Chave Ouro (Equipe Cascavel Futsal – 2007);Vice- Campeão Liga Futsal (Equipe Malwee-SC – 2006) Campeão da Copa Santa Catarina  (Equipe Malwee-SC – 2006); Vice-Campeão Mundial – (Equipe Malwee-SC – 2006).

        Aladinho também conquistou: Campeão Sul-americano – (Equipe Malwee-SC – 2006) Campeão Super Liga dos Campeões ( Equipe Malwee-SC – 2005) Vice-Campeão Brasileiro de Seleções  (Seleção Paranaense de Futsal – 2005); Campeão Paranaense – (Equipe Cascavel Futsal – 2005); Artilheiro Campeonato Paranaense – (Equipe Cascavel Futsal – 2004); Campeão dos Jogos Abertos do Paraná Série “B” – (Equipe Cascavel Futsal – 2004); Campeão Paranaense Chave Ouro  (Equipe Cascavel Futsal – 2004); Campeão Paranaense Chave Ouro – (Equipe Cascavel Futsal – 2003); Artilheiro da Temporada (Jogos Abertos e Campeonato Paranaense) – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 2002); Campeão Paranaense – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 2002); Campeão dos Jogos Abertos do Paraná – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 2002); Vice-Campeão Gaúcho – (Equipe Universidade de Passo Fundo/RS – UPF – 2000); Vice-campeão Paranaense – Equipe Foz Futsal – 2000) ;(Campeão Paranaense – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 1999); Campeão dos Jogos Abertos Brasileiros – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 1999); Campeão dos Jogos Abertos do Paraná – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal-PR – 1999); Campeão Paranaense  (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 1998); Campeão dos Jogos Abertos do Paraná – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 1998); Campeão Paranaense Chave Prata – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 1997); Campeão dos Jogos Abertos do Paraná – (Equipe São Miguel do Iguaçu Futsal – 1997); Vice Campeão Paranaense – (Equipe Tuiuti Esporte Clube – 1996) Campeão dos Jogos Abertos do Paraná – (Equipe Tuiuti Esporte Clube – 1996)

Durante a resenha Aladinho lembra com carinho dos companheiros de quadras e do técnico que marcou a carreira no futsal; “Cada treinador tem seu estilo individual. Todos me agregaram muito, mas neste contexto acho que o Jesus Velasco que trabalhei no Prato da Itália foi o mais táctico. Tive muitos companheiros que fizemos grandes parcerias, Donny , Magrão , Ricardinho, Jean , Gilmarzinho”.

Ele ainda cita as alegrias e as decepções na carreira. “Maior alegria foi quando comecei a treinar de verdade e maior decepção quando tive que vir embora do Kuwait. Houve um problema com o empresário e mandaram todos os atletas empresariado por ele embora, futsal, vôlei , futsal , futebol”.

Após carreira de sucesso com gols nas quadras Aladinho iniciou treinamento com a base. “Quando iniciei a carreira como treinador de base sofri muito no começo pois o que pensava era totalmente diferente. Tive que idealizar uma maneira de treinar e jogar que deu certo, consegui com as equipes do comercial ser campeão geral do estado …e por dois anos o melhor técnico da categoria de base.”

Aladinho também é destaque fora as quadras, Formado em Educação Física e fez seis Pós-graduações. Treinamento Desportivo e Personalizado; Didática e Metodologia de Ensino; Cultura Afro-Brasileira e Africana, Educação Especial, Treinamento individualizado, Gestão esportiva. Em julho recebeu homenagem na Câmara de Vereadores de Cascavel.

No final da  resenha Aladinho faz um balanço do futsal atual. “O Futsal modernizou mas a mentalidade do atleta não.Eu falo porque acompanho muito, o padrão táctico melhorou muito mas a qualidade individual caiu demais. Hoje em dia é tudo com empresário.Virou uma frescura sem fim. Não se tem identidade mais com a equipe. Apenas treinar e receber. Hoje a facilidade e a enganação tomaram conta dos atletas de base. Qualquer um abre uma escolinha e promete mundos e fundos aos pais. E os alunos cada vez mais cedo começam a transição para o futebol. prejudicando eles próprios e os trabalhos realizados com excelência.  

Aladinho montou uma seleção dos melhores atletas que já jogaram com ele:

1 – Donny

2 – Secco

3- Anderson

4- Falcão

5- Ricardinho

Fotos; Arquivo Pessoal Aladinho/ Lucas Santos

Posts Relacionados