Hoje nosso quadro Fera Do Esporte Mourãoense traz a história de um dos grandes reveladores de talentos do futsal mourãoense. Rinaldo Silva, conhecido como Gordo conta um pouco de sua trajetória, do Projeto Eliane Futsal, que leva o nome de sua esposa, que vem descobrindo talentos que são destaques no futsal paranaense, nacional e até internacional.
Nascido em São João do Ivaí Gordo iniciou no futsal ainda criança na cidade de Peabiru. “Iniciei com 10 anos na cidade de Peabiru com professor Guerra, jogava futebol de campo e futsal na época”. O grande sonho era a oportunidade de jogar em clubes famosos. “Ajudar a realizar o sonho de pessoas e dos meus filhos em jogar em um time grande”.
A grande dificuldade foi a falta de investimento. “Faltou incentivo e oportunidade para entrar em um clube profissional para fazer teste, treinamentos na época.” Um tio nunca desistiu e sempre o apoiava nos treinamentos e nas peneiras. “Em 1988 fui para Portuguesa em São Paulo com meu tio, que me levava e não deixava eu desistir dos treinos, foi aí que eu comecei a levar a sério o esporte”
Gordo tem como inspiração os ex craques Renato Gaúcho e Romário e tem como ídolos além de Romário no futebol de campo, Falcão nas quadras. Ele cita dois técnicos que foram importantes em sua vida como atleta Guerra e Dirceu Mendes. E falando de artilheiro, ele cita um gol inesquecível na carreira. “Um que fiz no estádio Roberto Brzezinski de cabeça no campeonato amador”.
A paixão pelo futebol é tanta que ele deixou a noiva no dia do casamento no jantar após a cerimonia para a disputar uma final de campeonato. “Final do campeonato municipal em Peabiru, no dia do meu casamento, casei na igreja e deixei os convidados jantando e fui fazer a final (risos) fomos campeões, foi massa (risos). Depois fomos todos festejar”.
Um outro fato que ficou marcado para Gordo foi no inicio de uma partida de futebol. “Uma vez , o arbitro pediu pra nós respeitarmos um minuto de silêncio, e ninguém me avisou, quando juiz apitou eu sai correndo pro ataque , quando olhei pra trás estavam todos parados , estádio lotado, que vergonha.”
Dentre as equipes que gordo atuou estão Portuguesa SP, Apucarana, Sport Campo Mourão e Matsubara. Vários títulos na carreira, mas ele cita um em especial já como treinador. “O mais importante foi título paranaense nas categorias de base como técnico do projeto da Escola Urupês em 2008. Foi nosso primeiro título”.
E entrando no assunto de técnico, foi no country clube que Gordo iniciou a carreira como treinador. “Na época ainda jogava, fui convidado pra trabalhar no Country Clube, em Campo Mourão, para cuidar da escolinha, aí peguei gosto estou atuando até hoje”.
Em 2002 junto com a esposa Eliane (In Memorian) montaram um projeto de escolinha de futsal de sucesso até hoje “Começamos o projeto de futsal na Escola Urupês no ano de 2002, a professora Eliane juntamente comigo Rinaldo Silva e a professora Elza tivemos a ideia e o projeto foi crescendo, hoje leva nome de Eliane futsal em homenagem a esposa falecida poucos anos depois de iniciar o projeto”.
Diversos foram os atletas revelados no projeto que são destaques, Felipinho, Luiz Fernando, Marcelinho. “Muito gratificante saber que meninos, hoje atletas estão jogando profissionalmente, sabendo que saíram de nosso projeto”.
E uma das revelações do Eliane Futsal é o filho Felipinho “Sabemos que é difícil fazer um atleta nos dias de hoje, fazer o Felipe se tornar atleta profissional primeiro deixei ele escolher o que ele queria, depois trabalhamos juntos com um objetivo, mais isso é mérito totalmente dele”.
O futsal feminino também entrou na vida do Gordo, ele também treina a equipe de meninas craques de bola. “experiencia muito boa, gosto de trabalhar com as meninas, porque é uma coisa diferente, as meninas focam mais em seus objetivos”.
Durante a resenha gordo cita a maior alegria e a decepção. “ Alegria é de ver a quadra cheia de garotos, minha decepção é ter perdido dois anos com essa pandemia e não poder fazer o que mais gostamos, que é dar treino para as garotos e garotas de futsal”
Dois grandes companheiros de futebol estão marcados com os melhores dentro e fora de campo. “Meu irmão Chiquinho de Peabiru, e o outro meu irmão Paulinho também de Peabiru, temos um passado vitorioso e de uma amizade que não tem dinheiro que pague”.
No final da resenha Gordo fala o que representa o futsal em sua vida e o grande aprendizado que a modalidade trouxe para ele. “ O futsal é minha vida e me ensinou aceitar a ganhar e a perder”
Gordo monta uma seleção dos melhores que jogaram com ele
Goleiro- Xaxo
Fixo- Tanaka
Ala Direita-Chiquinho
Ala Esquerda- Pedrinho, Sitio
Pivo – Paulinho Da Coamo
Técnico: Guerra
Escalação dos melhores atletas que você já treinou
Goleiro – Felipe Brendon
Fixo – Renan, Kevem, Leonardo
Ala Direita- Marcelo, Alessandro
Ala Esquerda – Felipe, Luiz Fernando
Pivô, Marcelo Araruna E Vitinho Mambore
Fotos: Arquivo Pessoal Gordo