As equipes de Luiziana e Engenheiro Beltrão vão decidir Copa Comcam/Grupo ABL. A comissão organizadora da Copa Comcam/Grupo ABL penalizou a equipe de Quinta do Sol que tinha eliminado Engenheiro Beltrao na semifinal, pórem com um atleta irregular no primeiro jogo da semifinal. Um dos organizadores advogado Silvio Zamora fala sobre o assunto e faz avaliação da competição.
Em entrevista ao Resenha CM, Silvio Zamora fala sobre a inscrição do atleta do Quinta do Sol. “O atleta estava inscrito sim, mas recebemos denúncia em 9 de setembro de que a inscrição era irregular. Fomos averiguar a documentação e realmente o atleta nunca votou no Município de Quinta do Sol e fez a transferência para lá somente agora em 16 de abril de 2022 e o prazo final do regulamento, conforme as próprias equipes decidiram em reunião, era 15 de novembro de 2011. Ou seja, estava inscrito, mas estava irregular”.
Mesmo não havendo recurso formal por parte da equipe de Engenheiro Beltrão Silvio explica o que levou a desclassificação da equipe de Quinta do Sol. “Em copas anteriores houveram problemas que não foram relatados em súmulas e não houveram recursos da equipe prejudicada no prazo legal por não saber da irregularidade dentro do prazo, mas o problema chegou a nosso conhecimento posteriormente por terceiros e mídias sociais e também ao conhecimento das equipes. Então, sugeriram que colocássemos uma cláusula no próximo regulamento que possibilitasse que a organização pudesse agir ao se deparar com uma irregularidade cometida na rodada, mesmo que não tivesse havido recurso devido ao desconhecimento do fato pela equipe prejudicada. Isso foi feito e consta agora no Regulamento”.
A pergunta feita para o organizador é se o atleta estava inscrito e foi liberado, como ele pode estar irregular somente agora? Silvio comenta.“Na verdade ele sempre esteve irregular e não somente agora. Veja, foram conferidas 455 inscrições de atletas em um período curto antes do início do campeonato e desses 455 um deles não foi analisado corretamente e então o nome constou nas súmulas. A administração pública ou qualquer pessoa é passível de erro. O problema maior é quando ficamos sabendo do erro e nada fazemos. Ai vira injustiça ou até crime. No caso, não está em jogo o interesse de uma equipe que inscreveu atleta irregular, mas sim das demais 12 equipes que foram prejudicadas pelo uso de um atleta que não votava no Município de Quinta do Sol e que era de Lunardeli, que nem pertence à Comcam, estando por este motivo duplamente irregular”.
Silvio fala sobre as criticas em relação a conferencia dos documentos. “Acredito ser injusto crucificar a pessoa responsável pela conferência que recebeu 455 certidões de quitação eleitoral e se equivocou na análise de uma apenas. Ao meu ver a equipe de Quinta do Sol erra e comete injustiça ao atribuir a culpa toda a pessoa que analisou 455 inscrições, quando a equipe e seus dirigentes tiveram que analisar somente 35 inscrições e também erraram. E além disso, conhecem os atletas e certamente falaram com ele sobre a exigência da transferência do título até a data limite de 15 de novembro. Porque aceitaram inscrever um atleta com título feito somente em 16 de abril contrariando totalmente o regulamento?
E nas fases anteriores houve alguma denuncia sobre a inscrição irregular?, “Até agora não havia tido qualquer denúncia ou recurso sobre este atleta. Houve apenas consulta informal por parte da equipe de Luiziana e de Corumbataí do Sul. Mas devido ao atleta estar inscrito e de seu título eleitoral ser mesmo de Quinta do Sol (embora fora do prazo), a pessoa rersponsável informou que este atleta estava regular. Como não houve recurso ou denúncia, estes documentos não foram submetidos ao jurídico para análise detalhada, que é o que acontece quando existe uma denúncia ou recurso”.
E as equipes das fases anteriores foram prejudicadas podem entrar com algum recurso? Silvio acredita que foram prejudicadas, porem nâo vê brechas para voltar o campeonato. “O resultado da primeira fase poderia ser outro. Quinta do Sol já teria sido eliminada e teria se classificado Corumbataí ou Goioerê. As equipes tinham pelo visto a desconfiança de que este atleta estaria irregular, mas não formalizaram o recurso no prazo do regulamento. Depois de iniciada a fase seguinte não temos mais como voltar na fase anterior. Não vejo como fazer isso agora com base no Regulamento. Aliás, nunca vi isso em lugar nenhum. Nós analisamos os fatos durante determinada fase. Depois que a outra fase já começou, fica impossível voltar lá atrás. Se não tem previsão no Regulamento não há como fazermos isso por vontade própria, mesmo que pareça ser justo. Se fizermos isso, ai sim poderemos sofrer ações judiciais”.
Durante a entrevista Silvio Zamora fala sobre a possibildiade de ações judiciais. “Essa possibilidade sempre existirá, pois por vezes as equipes tem sua visão sobre o ocorrido e respeitamos isso. Principalmente neste caso que houve um equívoco nosso em não identificar um atleta irregular no momento da inscrição. Dessa forma, quem foi prejudicado por ter perdido pontos enfrentando atleta irregular acha que tem direito aos pontos, não importando a fase. Por sua vez, a equipe que utilizou o atleta irregular diz que não sabia da irregularidade e que se o atleta foi aceito, eles também foram prejudicados com a eliminação. A Comissão, por sua vez, não tem paixão envolvida e agiu da forma que deveria agir ao identificar o erro: aplicar o regulamento”.
O advogado afirma que está seguro conforme o regulamento da competição. “mas estamos seguros de que fizemos o que o Regulamento manda e nestes casos, não há motivos jurídicos para a justiça decidir diferente do que diz o Regulamento porque ele faz Lei entre as partes. Além disso, não é um campeonato comum e aberto a quem quiser. É um campeonato de uma Associação de Municípios e o objetivo é a união entre as cidades e privilegiar as categorias de base usando atletas do Município. Entretanto, havendo determinação judicial em sentido diverso, fatalmente será acatada.
No final da resenha Silvio fala sobre a expectativa para a final. “A melhor possível. Chegaram duas equipes ótimas e que tiveram as melhores campanhas. Os estádios estão lotando e certamente será a melhor final de todas as copas”.
O Resenha CM deixa também espaço para a equipe do Quinta do Sol ou qualquer outra equipe falar sobre o assunto e expor seu posicionamento.