No Quadro Craque da Bola do site Resenha CM desta semana tem a participação especial de um amante do esporte mourãoense, craque fora de campo também. Empresário, grande incentivador de campeonatos municipais e regionais, patrocinador do Campo Mourão Futsal com o grupo ABL. Trata-se de Antônio Batista Lodi Filho, mais conhecido como Tota. Uma entrevista muito boa com essa fera do futebol de Campo Mourão que você começa a acompanhar a partir de agora.
Nascido em Pimenta Bueno em Rondonia, Tota iniciou no futsal com seis anos em Goioerê e no futebol de campo com 13 anos em Campo Mourão. Como toda a criança e adolescente o sonho era ser um grande jogador de futebol. Porem ele cita as principais dificuldades de o jovem seguir carreira. “Se tornar um jogador de futebol profissional depende de muitas variáveis, claro que o talento é fundamental, mas ter um bom empresário ajuda muito.
Uma prova da dificuldade, é que Campo Mourão é um celeiro de grandes craques e poucos realmente foram jogadores profissionais e ganharam dinheiro com o futebol”.
Presentear a mãe com uma casa sempre foi o sonho de Tota. Conseguiu não foi por meio do futebol e sim do trabalho na empresa. “Na época quando treinava pra ser tornar jogador, o meu maior sonho era dar uma casa pra minha mãe. Hoje eu consegui isso, mas trabalhando muito com nossa equipe no Grupo ABL”.
E o pai Antônio Batista Lodi foi o grande incentivador de Tota. “Era mais conhecido como Toledo, foi o meu maior incentivador, me levava pra todos os lados. O pouquinho que joguei, meu pai era o meu maior fã e eu sempre terei ele como meu maior ídolo”.
No futebol a grande inspiração e ídolo de Tota foi Ronaldo Fenômeno. “Ele era demais, jogava muito. Craque de bola, chutava muito bem, tanto com a direita como com a esquerda, driblava para qualquer lado e tinha uma explosão fora do normal. Sou fã de carteirinha do R9”
Tota cita Agenor Piccinin como melhor treinador que teve. “Tive poucos treinadores, pois minha passagem no futebol foi curta, parei de jogar aos 19 anos, mas se for para escolher um treinador, eu digo Agenor Piccinin. Sob o comando dele, fomos campeões dos Jogos Abertos 1ª divisão, no ano de 2000, jogando por Marechal Candido Rondon, e a sede dos Jogos foi justamente em Campo Mourão”.
Além dos Jogos Abertos em 2000 Tota conquistou duas vezes os jogos da Juventude, uma por Campo Mourão e outro Marechal Rondon. Campeão Amador em 2006, Copa União, Interclubes.
A Copa União acima de quarenta anos foi conquistada pela equipe da ABL por duas vezes .”Nosso time é fera, muitos bons jogadores”. Tota também cita o titulo do Amador de 2006 com carinho “Tinha como treinador meu grande amigo Tonhão, esse time tinha varias lendas : Jogávamos eu , Bina , Tinha, Cadela de Engenheiro Beltrão, Aurélio zagueiro, Wenderson na direita , Mayckon de Maringá (comia a bola ) , Niltinho , Padilha, Cesco de Goioere (um baita zagueiro) entre outras mercadorias craques da bola”.
Muitos gols bonitos? Tota ressalta que já marcou muitos gols bonitos ”. Já fiz muito gol bonito hein, e não é conversa fiada, tanto no futebol suíço quanto no futebol de campo. Marquei gol olímpico, gol de esquerda do meio da rua, mas o mais marcante foi em um campeonato, acho que foi na Copa Carajás, meti um três dedos em cima da linha do meio campo e quando bati na bola eu gritei, “ dormiu” e realmente ela dormiu na gaveta” (risos)
Bina é um dos grandes parceiros da bola “Grande pessoa, craque de bola, inteligente com visão de jogo e decidia uma partida.
Tive que correr muito no campo pra deixar o Bina apenas pensar nas jogadas. Eu corria e ele pensava, mas já ajudei ele também (risos)”. Mas quando jogava contra, não gostava de marca-lo “Nunca gostei de marcar o Bina e o Flavinho (magrelo) , eram rápidos e inteligentes com a bola no pé.
Tota cita os melhores parceiros no futsal também. “Da minha geração vi muitos craques no futsal, tais como: Fernando, Tanaka, Esquerda, Nikinha, Ferrugem entre outros. Mas para mim o Gelsinho foi o mais craque, liso como um sabonete e sabia fazer gol”.
Na oportunidade Tota também fala do futebol amador da região. “Hoje muito abaixo do nível esperado para se ter uma ideia nem vou mais no estádio assistir jogo. A ultima vez que fui me deu vontade de voltar a treinar para entrar em forma e voltar a jogar. Muita força física e pouco futebol”.
O nível do futebol brasileiro também não tem aprovação do nosso craque da bola “É fraco, poucos jogadores trabalhando e realmente se entregando ao futebol, tudo perna de pau , sem talento. Futebol virou negócio a muito tempo, não se tem mais amor a camisa do time ou da nossa seleção. O negócio é faturar, se ganhar ganhou, o importante é a grana cair na conta. Estamos em decadência no futebol brasileiro, não se vê mais craques por aqui, infelizmente”
A maior alegria no futebol foi a conquistas da Copa do Mundo pela seleção Brasileira nas Copas do Mundo no ano de 1994 e 2002. Já a decepção foi a goleada sofrida pela Alemanha na Copa de 2014. O técnico Vanderlei Luxemburgo é considerado o melhor técnico. Gostava muito do Tite, mas depois que ele assumiu a seleção eu desanimei muito e passei a desacreditar, ele convoca jogadores horríveis para jogar com a Amarelinha.
Mas pra mim o melhor que vi trabalhar e ainda trabalha até hoje se chama Vanderlei Luxemburgo. “ Confia no POJETO “
E falando no Tite no comando da seleção? Tem a aprovação de Tota? Ele comenta “Hoje pra mim não serve, tomara que eu esteja errado. Nas eliminatórias da ultima copa, que foi realizada na Rússia, jogamos a maioria dos jogos com o zagueiro chorão do Thiago Silva no banco e o Marquinho jogando muito na zaga. Quando chegou a Copa do mundo, o Marquinhos no banco de reservas e o Chorão jogando. Desanimei muito e passei a cada vez mais acreditar em jogo de interesse, principalmente na seleção brasileira”
Fechando a nossa Resenha Tota fala da importância do trabalho e família. Hoje como atleta estou bem devagar, meu principal FOCO mesmo é o trabalho. Claro, sem contar família, amigos, religião e principalmente minha esposa Josiane e meu filho João Antonio. Me dedico muito ao Grupo ABL (ABL Sementes, ABL Cred, ABL Logística e Goio Agro), isso me custa muito tempo .
Sinto muito orgulho dos colaboradores da ABL, passo noites em claro tentando sempre fazer o melhor pra eles”.
“O tempo que me sobra, costumo dedicar meu tempo ao time dos 40 anos da ABL e sempre incentivo com patrocínio algumas modalidades do esporte Mourãoense, um deles, o nosso futsal que é o orgulho da nossa cidade. Dedico o GRUPO ABL ao meu saudoso pai, Antonio Batista Lodi.
Tota escala os melhores atletas por posição que já jogou com ele
Goleiro – Carlinhos de Araruna e Anderson, filho do Tonhão
Lateral Direito – Wenderson
Lateral Esquerdo – Gil (hoje mora em são Paulo)
Zagueiro Direito – Aurélio
Zagueiro Esquerdo – Welinton Cesco – Gilmarzao
Volante – Mayckon de maringa
Segundo Volante – Tota kkkkk
Meia direita – Niltinho
Meia esquerda – Bina
Atacante – Marcelinho de Goioere
Centroavante – Barriga
Técnico: Agenor Piccinin