Tharcys Gustavo é um exemplo de superação, campeão dentro e fora das piscinas. Mesmo sem uma das pernas e com o auxilio de uma prótese não se abalou e com muita determinação tem superado todos os obstáculos da vida e os adversários na piscina.
O atleta nasceu com uma má formação congênita e teve que amputar a perna esquerda aos nove meses, passou por sete cirurgias, iniciando um período de vitórias na vida.
Uma infância com muitas brincadeiras e alegria. “Como de qualquer criança, brincava na rua com os amigos, jogava bets, esconde-esconde, e com uns 5 anos comecei a treinar e jogar futsal. Teve um dia que eu estava jogando um campeonato, eu era goleiro, um menino dividiu a bola comigo e ele olhou para trás e disse “Meu Deus, que perna dura” e olhou para mim (Risos)
Tharcys usa sua prótese durante todos os dias “Tem momentos que retiro para dormir, tomar banho, entrar na piscina ou até mesmo descansar após um treino e isso acaba prejudicando a minha outra perna que sofre todo o impacto, mas sempre estive fortalecendo a outra perna para evitar ou pelo menos tentar evitar problemas futuros”.
Superando preconceitos ou algumas piadas sem graça Tharcys superou todas as dificuldades. “Sempre fui forte e não deixava algo atrapalhar a minha vida, sempre lutei para quebrar os obstáculos e ser vitorioso com a graças de Deus. temos que viver, pois se ficarmos olhando o que temos ao redor, não seremos felizes jamais”.
Em 2013 por meio do Projeto Mais Educação Tharcys iniciou sua trajetória na natação no Estádio Roberto Brzezinski. “No começo eu achava que nunca ia atravessar aquela piscina inteira (risos), mas depois fui treinando, acostumando e hoje é algo natural” Tharcys fala das inspirações. “Sempre olhei para meus colegas de treino e sempre via eles como uma motivação, eu sempre queria ganhar deles. E outra inspiração é o campeão paraolimpico Daniel Dias “Olhava para ele e pensava se ele consegue, eu também consigo”.
O técnico Marcelo Alfredo foi um dos grandes incentivadores. “Ele olhou para mim e acreditou no meu potencial, me fez acreditar que eu poderia realizar todos os meus sonhos. Marcelo foi essencial para mim, seja no esporte ou na vida pessoal, ele não treinou apenas um atleta, ele formou um cidadão”.
Com o apoio dos pais, dos técnicos Marcelo e Willian, Tharcys foi doze vezes campeão dos jogos escolares do Paraná – Fase final, vice-campeão brasileiro nos 400 metros livre e fui campeão do Parapan Universitário nos 50m e 100 m borboletas e vice-campeão nos 50m e 100m livre.
Tharcys esta fazendo a faculdade de Direito. “Sou bolsista no curso de direito do integrado há 3 anos, e para mim e meus pais é essencial essa bolsa, pois motiva a continuar os treinos e procurar sempre evoluir para ganhar competições e trazer uma medalha para minha cidade e para meus patrocinadores”.
O sonho do atleta é disputar uma paraolimpiada “É o sonho de qualquer paratleta, é o lugar que todos querem chegar e falar eu consegui e espero que meu dia chegue”.
Ajudar outros atletas com deficiência é outro sonho de Tharcys. “A natação é tudo para mim, foi onde eu conheci grandes pessoas, lugares incríveis e onde eu conquistei grandes competições. Quero incentivar crianças, jovens e adultos a praticarem esportes e não desistirem por qualquer coisa, fazendo que essas pessoas olhem para si mesmo e vejam que são capazes independentemente da sua situação física” .