Um dos grandes nomes do basquete mourãoense e do Paraná, o professor Edson China Hirata teve a sua tese de Doutorado classificada entre as quatro melhores do Brasil. Intitulada “Liga forte, clubes fracos: A espetacularização do basquete masculino brasileiro (2008-2019)” China defendeu a tese no programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá – UEM – e orientada pelo professor Fernando Augusto Starepravo.
China fala sobre o estudo e a elaboração da Tese. “A ideia inicial era mostrar como as estruturas dos clubes e da Liga Nacional foram se modificando ao longo dos tempos para explorar o espetáculo esportivo e ao mesmo tempo verificar como a gestão das entidades esportivas se organizava. Além das reflexões teóricas, das buscas em fontes documentais, eu entrevistei sete dirigentes da Liga Nacional e de clubes participantes do NBB com muita experiência e isso enriqueceu demais as discussões do trabalho”
Estar entre as melhores teses do Brasil, não era o objetivo do professor China. Era apresentar um trabalho de contribuição para o esporte na gestão de esportes, em especial no basquete. “Quando iniciei o estudo a preocupação era contribuir com o mundo esportivo, sobretudo trazendo conhecimento acadêmico para os profissionais do basquete. Mas, é muito bom ver que uma entidade científica de excelência como a Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) reconhece a qualidade do estudo. O resultado final só sai em março, porém, já estou muito satisfeito”
Além de estar entre as quatro melhores teses do Brasil, o trabalho também foi apresentado virtualmente no maior congresso especializado em basquete do mundo, o Congresso Ibérico de Baloncesto, em Cáceres na Espanha
China fala da honra de ver a tese sendo apresentada no maior evento da modalidade do mundo. A professora da Unicamp, Larissa Galatti, uma das principais pesquisadoras do basquete no Brasil havia sido membro da banca de qualificação da minha tese e por conhecer o trabalho e integrar a comissão científica do X Congresso Ibérico de Baloncesto, ela sugeriu aos organizadores a apresentação da minha tese no evento, o que acabou acontecendo virtualmente em dezembro, em Cáceres- Espanha. Fiquei muito honrado com o convite, pois estavam reunidos especialistas da modalidade e poder divulgar os resultados da minha pesquisa em um ambiente internacional e tão qualificado não estava nos meus sonhos.
Após sucesso na tese sobre Gestão no Esporte e no basquete, China segue estudos sobre basquete e marketing esportivo. “Estou priorizando o lado acadêmico. Estou investindo em pesquisas no basquete e em tentar capacitar gestores para trabalhar com marketing esportivo”.