MENU

Sargento Picarski, Protetor da população, faixa preta e mestre de Karatê das crianças

Nosso quadro Guerreiro das Artes Marciais está novamente especial, traz a historia do Sargento Vanderlei Picarski que além de defender o cidadão de bem atuando na Policia Militar, grande destaque do Karatê e um belo trabalho social com a modalidade na cidade de Iretama Mais uma entrevista que o Resenha CM traz valorizando os atletas das artes marciais da cidade. E com Sargento Picarksi não é diferente, um grande exemplo no trabalho de defender a população nas ruas e ensinar as crianças a arte do karatê.


E o sargento Picarski começou a arte marcial desde o ano de 1988. “meu carro chefe sempre foi o Karatê Kyokushin, criado pelo SOSAI Masutatsu Oyama, durante esse tempo, treinei Aikido, Tae Kwon Do, Muay Tai e Jiu Jitsu. Hoje faço parte da Confederação Brasileira De Karatê KYOKUSHINKAIKAN, WORD KYOKUSHINKAIKAN BRASIL, uma das maiores organizações do mundo e a 2ª organização do Brasil, que é administrada com muita sabedoria pelo Shihan José Koei Nagata. Após vários anos de pratica, entrei na Academia Tigre De Karate, lá treinei com o Sensei Valdecir (Coquinho) E O Sensei Vanderlei, com os quais eu me graduei faixa preta.


A falta de investimentos é a grande dificuldade e problema para atletas no Brasil, Picarski fala sobre o assunto. “Atletas de ponta tem as mesmas dificuldades dos demais, ou seja, a falta de recursos para participar de Torneios e campeonatos. É muito difícil conseguir apoio para os atletas treinarem e se deslocarem até os locais de competição. Já perdemos grandes campeonatos por não poder arcar com as despesas e levar nossos atletas em competições dentro e fora do país”.


Todos atletas tem pessoas que são grandes inspirações e que incentivaram durante a carreira e com o Picarski não foi diferente. “Na juventude via muitos filmes e lia vários livros sobra lutas, ai veio a vontade de aprender a lutar. No início comecei sozinho, depois fui conhecendo pessoas importantes com vasta experiência em arte marcial, como o Sensei Celso Mossato E O Sensei Adão, (academia Boa Forma), este último, mantemos contato até hoje, sempre treinando e trocando técnicas. A inspiração o próprio Sosay Masutasu Oyama, pelo espirito de nunca aceitar a derrota e lutar sempre para conseguir seus objetivos. Como atletas, tem vários, mas principalmente Shihan Francisco Filho e Andy Hug (in memorian).


Pikarski éi destaque nas artes marciais: Aikido, Tae Kwon Do, Muay Tai e Jiu Jitsu. Foram diversas conquistas. “Venci vários campeonatos regionais e de nível estadual e a nível nacional Campeonato de Kung Fu KF K1, este como atleta na equipe do Saudoso Mestre Markine, com o qual treinei e aprendi muito”.
O Guerreiro das artes marciais de hoje lembra da primeira vitória e a derrota. “A primeira vitória sempre a mais emocionante, principalmente por ser dentro de casa. Derrota Sim. Competição não é só vitórias. Na minha opinião foi uma das melhores lutas que já fiz, estava bem preparado, mas o adversário muito forte também estava preparado e a luta após o tempo normal e prorrogação foi para decisão da arbitragem. Toda competição te traz aprendizado, seja vencendo ou perdendo, o atleta cresce técnica e espiritualmente”.

Na oportunidade Picarskis fala sobre a preparação para luta, período de treinamentos e o que costuma fazer antes de entrar no tatame. “ No estilo Kyokushinkaikan o treinamento para competições é bem rigoroso, o atleta é levado ao limite para conseguir enfrentar os desafios de uma competição, o que não garante que será vitorioso, mas terá a certeza que fez seu melhor. Para uma competição o atleta treina entre seis meses e um ano dependendo do nível em que se encontre, os treinamentos são específicos para a competição, ou seja, técnicas e estratégias de Kumite (luta), sem perder o foco nas técnicas do dia-dia na academia como os fundamentos do karate, Katas (lutas simuladas) entre outras matérias pertinentes para cada nível.O tatame é o local sagrado para todo o atleta ou praticante de arte marcial, por isso desde o primeiro dia a gente aprende a fazer reverencia ao entrar e sair do tatame”.


Há 25 anos após graduação da Faixa Preta, Picarski tornou-se professor e iniciou um importante projeto em Iretama. “Esse projeto é uma visão minha e do Sensei Julio que está engatinhando ainda. Começou com objetivo de levar o Karatê até aqueles que não tem condições de frequentar uma academia, seja lá qual for o motivo, a ideia é, além da pratica do Karatê, zerara evasão escolar, fazendo com que o aluno seja cada vez aplicado no ensino escolar e consequentemente dentro da academia, oferecendo ao aluno controle emocional, preparação física e ensinando valores para o seu desenvolvimento psicossocial, inclusive buscando resgatar aqueles que podem estar a mercê da marginalidade e estão mudando de vida através do esporte. Para nós é muito gratificante ver os resultados acontecerem.


O projeto iniciou-se em 2021, com 15 alunos, hoje o projeto conta com 40 crianças, do distrito de Aguas de Jurema, nossa ideia é levar o projeto para cidade de Iretama atingindo um público de 100 alunos. Os alunos do projeto conquistaram o Campeonato Paranaense em 2024. “Os alunos quando nos encontram, eu e o SENSEI JULIO, sempre vem nos cumprimentar com sorriso no rosto, e muitas vezes comentam que foram bem na prova, falam das notas que conseguiram e passaram de ano, isso é vitória, não nossa, mas deles que bravamente aprendem a vencer os desafios. Nós mostramos o caminho a seguir, eles vão em busca da conquista”.


Durante a resenha o sargento fala o que representa as artes marciais para ele e os principais ensinamento dos Karatê e da Policia Militar. “ Representa Qualidade vida, mas principalmente me trouxe auto-confiança, disciplina e respeito. O Karatê me ensinou a encarar os desafios que surgem todos os dias, tanto na vida particular, como profissional, já a PMPR me trouxe grandes conquistas e me mostrou que o Karatê sempre fará parte da minha vida.
Sargento faz uma análise da modalidade no Brasil. “Falando da minha organização, a qual faço parte, é a que mais tem crescido no Brasil, isso é devido a competência do SHIHAN NAGATA, que incansavelmente garante apoio a todos os filados e mantem a união de todos com absoluta disciplina e respeito”.
No final da resenha Picarski fala da importância do Karatê e o grande sonho. ‘Kyokushinkaikan, significa: a organização (escola) que se aprofunda na verdade, a busca pela verdade significa que nunca devemos parar de treinar e praticar os ensinamentos do SOSAY, mas buscar a verdade absoluta durante todo o tempo. Os ensinamentos são auto confiança, espirito forte, respeito e valores. O sonho é chegar ao máximo. Não sei o que seria esse máximo, mas devo continuar buscando e acreditando’.