Um dos maiores campeões do futsal e futebol amador de Campo Mourão participa do quadro craque de bola desta semana. Ricardo Cesar dos Santos, o Ricardinho em uma entrevista muito descontraída para o Resenha CM e conta um pouco de sua história, conquistas, gols e muito mais que você acompanha a partir de agora.
E já no começo da entrevista Ricardinho cita que a principal dificuldade que tem é falar em público e entrevista. Porém o Resenha CM conseguiu uma entrevista com o craque da bola que diz que começou muito cedo dar os primeiros dribles. “Iniciei no futsal com o Mário paulista tinha por volta de 9 pra 10 anos treinava no ginásio da vila urupês por volta dos anos 91”.
Na oportunidade ele cita um pouco do início da carreira após os treinos com Mario Paulista. “Depois do futsal fui jogar futebol de campo com o Edu do Alvorada, mais tarde com o Zé Fiare do Jumo, chegando logo após para o Belém do Zezinho Zonato, aí treinei uma época no Centro de Futebol do Zico, quando tinha uns 19 anos fui jogar suíço aonde estou atuando até hoje”.
Ricardinho fala dos incentivadores, desafios e o maior sonho. “Nos anos de 2001 minha namorada que hoje é minha esposa, e hoje em dia meus filhos, maiores incetivadores. A maior inspiração é o Valdecir, mais conhecido como Bodão. Maior desafio é continuar jogando, completando esse ano 41 anos e o sonho é ver os filhos formados”.
O Rei Pelé é o grande ídolo e Fabio Pereira o Bocão é o escolhido como melhor técnico da carreira. Dentre as equipes da carreira estão América, Godoy Moreira, Tuneiras do Oeste, Holanda, Peabiru, Marcos Corpa, Aertcam, Tecno Água, Som e cia, Machad, Joga 10, Depósito Marinho, Mundo cirúrgico, Fruto Maduro.
Ricadinho é um colecionador de títulos no futsal e futebol mourãoense, dentre tantos estão as conquistas. Jogos escolares 96 (Unidade polo), Copa Ademildar (Aertcam), Tri campeão do torneio dos agrônomos com a Arcam, Bi Campeão Municipal de Campo com a Tecno Água, Aertcam, Bi campeão Municipal de suíço com a Tecno Água. Seis vezes vice campeão do popular de futsal com o Depósito Marinho, Joga10, Marcos Corpa, Mundo Cirúrgico, Copa Sesc, Campeão interclubes com a Copermibra.
Durante a entrevista Ricardinho cita os gols especiais. ‘O gol inesquecível foi na Final do interclube estávamos perdendo de 1×0 pra equipe da Aertcam lá na AABB tive o prazer de fazer dois gols e virar a partida e se consagrar campeão pela equipe da Coopermibra. Já o mais bonito foi contra forte equipe de Astorga entre os jogadores tive a felicidade de dar uma caneta no ex jogador do Corinthians Marquinhos Astorga, mas o gol foi que eu estava dentro da pequena área recebi a bola pelo alto dei três chapéus em atletas diferentes sem a bola cair no chão e depois peguei arrematei de meio voleio e fui feliz fazendo o gol”.
Ele ainda cita a maior alegria e a decepção no futebol. ‘A maior alegria foi poder jogar com meu filho. E a decepção foi de não ter uma oportunidade no profissional. Ricardinho cita os jogadores mais difíceis de driblar e marcar. “Foram muitos mais o Cirao zagueiro que atuava pela equipe da Eset e Aertcam era muito difícil de passar por ele”.
No final da resenha Ricardinho revela o que representa o futebol pra ele. “O futebol hoje pra mim e terapia e onde esqueço os problemas e me divirto”
Ricardinho escala os melhores por posição com quem já jogou
Goleiro Carlinhos (Araruna) Marcão (Cianorte)
Lateral Direito Pitanga, e Wenderson
Lateral Esquerdo Maradona e Manoel (Cuca)
Zagueiro Direito Jackson e Ademar
Zagueiro Esquerdo Matheus
Volante Zico
Volante Joel
Meia direita Bina
Meia esquerda Modesto
Atacante Romildo Cachorrao
Atacante Dezinho
Técnico:
Mário paulista
Futsal
Goleiro Nikinha
Fixo Ademar
Ala esquerda Esquerda
Ala direita Gelsinho
Pivo Fernando