Rangel, “Capitão e craque do Pato Futsal”

O capitão e craque do Pato Futsal Rangel é o nosso convidado de hoje do quadro Craque da Bola do Resenha CM. Em uma entrevista especial o fixo Rangel conta um pouco sobre sua história de conquistas no futsal paranaense e brasileiro que você acompanha a partir de agora em nosso site.


Gaúcho de Ijuí, o início de sua carreira foi também no Rio Grande do Sul. Rangel também lembra das dificuldades encontradas no início no futsal “Comecei profissionalmente aos 16 anos de idade, no John Deere Futsal de Horizontina/RS. Morei por 15 anos e fiz toda a minha base na cidade de Santo Augusto/RS. A saudade de casa e a falta de oportunidade sempre foram difíceis. Meus pais bancaram o sonho de jogar profissionalmente em uma grande equipe, sou grato a eles por tudo o que pude aproveitar no Futsal”.


Na oportunidade o nosso craque da bola fala sobre sonhos e os desafios que encontrou para se profissionalizar no futsal. “Sonhos são muitos, mas um dos principais é poder ter saúde e desfrutar do futsal profissional por muitos anos mais. Tive o privilégio de estar em uma família com condições de trabalhar e me bancar no início. Nunca fomos de classe alta na sociedade, bem pelo contrário, mas meus pais não mediram esforços em buscar os recursos necessários para me ajudar. Por muitos anos com certeza as oportunidades são mínimas num universo onde, no Brasil, temos a cada geração, várias pessoas com grande qualidade. Se tornar profissional e manter isso exige muita dedicação”.


A família sempre foi a inspiração e incentivador e o pai como grande ídolo. ‘Meus pais, minha esposa, familiares e amigos são incentivadores. Cada um contribui a sua maneira. Meu pai grande ídolo. No futebol eu sempre gostei do Alex (meia que jogou muito tempo no Palmeiras, Cruzeiro e Turquia). No Futsal tive como referência Manoel Tobias e Fininho, além do Vinicius que foi capitão da seleção brasileira de Futsal”.
Rangel atuou em grandes equipes do futsal, dentre elas, John Deere Futsal(RS), Minas Tênis Clube(MG), Guarapuava(PR), Coopagril(PR), Ciagym Maringá(PR), Marreco(PR), Came Dosson(Itália), Kairat(Cazaquistão),Pato Futsal(PR).


Destaque do Pato Futsal, Rangel fala da importância dele e ser um dos ídolos da torcida patobranquense. “Fico muito feliz, é sempre uma grande responsabilidade e honra vestir a camisa do Pato Futsal. Um clube muito especial que fez parte da minha formação de base e também depois quando adulto. Faço o meu melhor a cada dia para conquistar os objetivos do clube. Receber o carinho por parte da torcida é uma recompensa muito boa”.


Durante a resenha, Rangel fala da passagem vitoriosa no Cazaquistão. “Foram três anos e meio de muito aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Momentos maravilhosos que vivemos e vamos guardar com muito carinho”.


Dentre os títulos na carreira, estão: Estadual Série Ouro PR 2013; Estadual Série Ouro RS 2008; Estadual Série Ouro MG 2010,20111; Liga Sudeste 2010; Copa Do Cazaquistão 2019,2020,2021; Supercopa do Cazaquistão 2019,2020, 2021; Liga Cazaquistão 2019,2020,2021; Vice Campeão Europeu 2019 e Copa do Brasil 2022.


Todos os treinadores da carreira são lembrados com carinho e respeito por Rangel, com quem aprendeu muito no futsal. ‘Todos contribuíram a sua maneira. Maior ensinamento foi ser dedicado e evolua a cada dia. Valorize as amizades’.


Todos os títulos são considerados inesquecíveis por Rangel e gols ele cita que é como um filho, muito difícil escolher um favorito. Inesquecível ele também cita a passagem e jogar pela seleção brasileira. Falcão um dos mais difíceis de marcar na opinião do craque da bola dessa semana.
Rangel cita as alegrias e decepções na carreira. ‘Me tornar profissional foi a maior alegria com certeza, juntos com as amizades que estamos fazendo. Decepção a gente tem algumas mas faz parte da caminhada. Prefiro sempre lembrar daquilo que foi positivo”.


No final da resenha ele cita sobre o que é o futsal pra ele e faz uma avaliação da modalidade hoje. “O futsal é o nosso ambiente de trabalho. Um esporte que está evoluindo taticamente e se modificando muito com o decorrer dos dias, principalmente na parte física”.

Fotos Arquivo Pessoal Rangel