Projeto “S” Natação Paralímpica – Sucesso dentro e fora das piscinas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um projeto que atende crianças e adolescentes com deficiência física e tem sido um dos grandes destaques da natação mourãoense. Coordenado pelo professor Marcelo Alfredo o Projeto “S” – Natação Paralímpica que visa o treinamento de natação para crianças e adolescentes deficientes físicos e visuais tem contribuído para o desenvolvimento e é sucesso nas competições estaduais e nacionais.

Em 2013 Marcelo descobriu um grande talento na piscina do Estadio Roberto Brzezinski, Tharcys Gustavo. Hoje ele faz parte da equipe de natação do município e é uma grande referência em competições nacionais. “A partir da chegada do Tharcys comecei a estudar e elaborar um projeto para que crianças e adolescentes com deficiência física tivesse a oportunidade de ser um atleta de natação com condições de participar de competições, conquistando medalhas, melhorando sua autoestima e confiança em si mesmo.

A natação tem contribuído na evolução das crianças. Pais relataram que a natação tem melhorado até os resultados dos tratamentos nas fisioterapias das crianças . “A natação contribui muito para o desenvolvimento. Sempre estudos formas de deixar a criança mais confortável durante as aulas. Estudo a dificuldade de cada uma adaptando os treinamentos a cada individualidade. E tem dado muito certo, se desenvolve melhor a cada dia.

            O projeto “S” teve início no mês de maio de 2019, visando a iniciação esportiva e a formação de atletas para a equipe de natação paralímpica. Já nas primeiras competições os adolescentes surpreenderam conquistando medalhas e batendo recordes. “Estamos atendendo crianças e adolescentes com deficiência física e visual”.

            Já no 66º Jogos Escolares do Paraná – Final (ACD) o projeto faturou cinco medalhas de ouro, o título Geral Masculino ACD e os melhores tempos entre todas as categorias (ACD). Destaque para os atletas Kauê Henrique da Silva Correia (categoria S5), e Gabriel Santos Silva (categoria S7).

Kauê Henrique da Silva Correia foi convocando para a Seleção Paranaense para disputar o brasileiro e quebrou recorde das três provas que disputou. “Foi uma grata surpresa em menos de seis meses ver as conquistas desses atletas durante as provas nas competições e a evolução delas, a cada aula eles estão melhorando e muito”.

Marcelo fala com muito carinho dos projetos realizados na piscina do Estádio Roberto Brzezinski. “Além do Projeto S, trabalho com 400 crianças das Escolas Municípais na iniciação da natação. É gratificante ver a alegria dessas crianças quando estão na piscina. Cuido destes projetos com muito carinho, sinto um prazer enorme, um amor muito grande por esses projetos.

Posts Relacionados