Da Assessoria
No último final de semana, o Paraná Bom de Bola abriu o calendário de jogos oficiais da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) com disputas em 12 regionais do Estado. Foram mais de 10 mil participantes de 208 municípios paranaenses (381 equipes, no total).
A segunda etapa da fase regional acontece entre os dias 10 e 12 de maio, nos mesmos municípios-sede: Campo Largo, Castro, Ribeirão do Pinhal, Florestópolis, Mandaguari, Umuarama, Boa Esperança, Lindoeste, Marmeleiro, Reserva do Iguaçu, Medianeira e Pitanga.
“Tivemos jogos eletrizantes, bem disputados, com algumas equipes já classificadas para a fase macrorregional. Aguardaremos o segundo final de semana, onde teremos as finais das outras categorias. Esperamos novamente a grande presença do público”, afirma o coordenador do Paraná Bom de Bola, Marcelo Neves.
Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola é uma competição exclusiva de futebol de campo, disputada em quatro categorias: 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-20 masculino e 50+ master. A 3ª edição, em 2023, alcançou mais de 8 mil atletas, totalizando 327 equipes competindo, sendo 30 delas femininas – em 2024, são 36.
PRÓXIMAS FASES – Definidos os classificados da Fase Regional no dia 12 de maio, o Paraná Bom de Bola continua entre 25 e 28 de julho, com a Fase Macrorregional, que será sediada por quatro municípios: Guarapuava, Cornélio Procópio, Paraíso do Norte e Capanema; As finais estão agendadas para duas datas (12 a 15 e 27 a 29 de setembro) em Arapongas.
Confira um pouco sobre cada uma das cidades-sede:
CAMPO LARGO – Equipe feminina de Piraquara é campeã da fase regional do Paraná Bom de Bola de 2024. A partida foi contra Araucária, município também da Região Metropolitana de Curitiba, com o resultado 3×0. Com esse resultado, o time passa para a fase macrorregional. Destaque para as duas categorias masculinas do time de São José dos Pinhais (sub-16 e sub-20), que encerraram a primeira etapa com o maior saldo de gols após vencerem todos os jogos.
Quem brilhou em campo, além dos jogadores, foi a árbitra Claudia Micheli Trancoso, que faz parte da arbitragem do futebol de campo há 12 anos, e 14 anos no futsal. Ela já foi atleta da seleção brasileira e do time espanhol Real Murcia. “Eu entrei na seleção principal com 16 anos. Eu joguei com a geração que antecede a da Marta. A galera da Formita, Elane, Sissi, Maravilha, Simone Jatobá, Tânia Maranhão, Márcia Taffarel, Rosilane Camargo Motta, conhecida como Fanta. E isso começou com o Saad Esporte Clube, um dos principais times brasileiros, em São Paulo”, comenta.
CASTRO – Ao longo dos três dias da primeira fase do Paraná Bom de Bola, ocorreram 20 jogos entre as cidades de Arapoti, Castro, Ibaiti, Imbaú, Jaboti, Japira, Pinhalão, Ponta Grossa, São José da Boa Vista, Tibagi e Tomazina. Ao todo, foram marcados 122 gols,uma média de 6,1 gols por partida.
Em março, a prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Esportes, firmou acordo de cooperação técnica com o Operário Ferroviário, com o objetivo de participar da competição organizada pelo Governo do Estado do Paraná. As equipes Sub-16 e Sub-20 do clube alvinegro participaram e, juntas, marcaram 54 gols e sofreram apenas 2.
RIBEIRÃO DO PINHAL – A fase regional que aconteceu na cidade de Ribeirão do Pinhal contou com aproximadamente 500 atletas de várias cidades do Norte Pioneiro. Além da cidade sede, também aconteceram partidas na cidade de Nova Fátima e Santo Antônio do Paraíso. Na categoria 50+ as equipes de Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Bandeirantes e Andirá se enfrentam em turno único. Já no masculino do sub 16 os classificados foram: Bandeirantes, Jacarezinho, Quatiguá e Santo Antônio da Platina. Na categoria sub-20 se classificaram: Nova Fátima, Figueira, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.
Fora das quatro linhas, algo que chama muita atenção é a integração de pai e filha de Ribeirão do Pinhal. Antônio Cascata, 44 anos, está realizando competições oficiais há seis anos. “É uma grande alegria poder ter ela junto nesta área”, comenta. A jovem Karen Larissa Pereira do Nascimento, 24 anos, está pela primeira vez participando de uma competição oficial. Ela lembra que sempre acompanhou seu pai em jogos e durante a arbitragem. “Sempre tive oportunidade de participar e neste ano pude realizar o curso de arbitragem”, comemora. Ela está realizando o curso de Educação Física em Bandeirantes.
FLORESTÓPOLIS – Cerca de 700 atletas de 18 cidades da Regional participaram deste primeiro final de semana de Jogos do Paraná Bom de Bola em Florestópolis.
O Professor Vilmar Caus “Mazinho” Coordenador Geral do Paraná Bom de Bola Regional em Florestópolis ressaltou a importância do esporte na vida dos atletas. “O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, de unir as pessoas de uma forma que poucas coisas conseguem. Fala aos jovens em uma linguagem que entendem. O esporte pode criar esperança onde antes só existia desespero. Talvez alguns atletas até se tornem profissionais, mas mais do que isso. O grande objetivo é formar cidadãos de bem, cidadãos de caráter que levarão os valores adquiridos através do esporte para a vida inteira”.
No sub-16, Guaraci, Alvorada do Sul, Apucarana e Cambé vão para a segunda etapa em primeiro lugar dos respectivos grupos.No sub-20, Florestópolis, Londrina, Apucarana e Cambé, enquanto no master 50+, a liderança provisória ficou com Florestópolis e Centenário do Sul, seguidos por Pitangueiras e Rolândia respectivamente.
UMUARAMA – Diversas praças esportivas de Umuarama ficaram movimentadas neste fim de semana, com a etapa regional do Paraná Bom de Bola, que atraiu cerca de mil atletas e dirigentes representando 24 municípios. Ao todo, 43 equipes competiram em busca de uma vaga para a segunda fase da disputa, agendada para ocorrer de 9 a 12 de maio.
Entre os destaques da competição, encontra-se a veterana atleta Rosimeire Bordin – ‘Polaca’, representante do futebol feminino 15+ da cidade de Japurá. Com 51 anos de idade, ela liderou sua equipe com maestria, demonstrando uma combinação impressionante de experiência e determinação. “Apesar da idade, ainda me sinto muito motivada pela oportunidade de contribuir com o futebol feminino da minha cidade e incentivar essas jovens a continuarem praticando esportes”, ressaltou a atleta.
O secretário de Esportes de Umuarama, Anderson Gasparetto, enfatizou a importância do município em sediar um evento de tal magnitude. “Nossa cidade está de portas abertas para receber todos os atletas e dirigentes”, destacou Gasparetto, realçando o papel fundamental do Paraná Bom de Bola em incentivar e fortalecer o esporte local.
BOA ESPERANÇA – No último domingo (28) encerraram as competições da fase regional do 4º Paraná Bom de Bola em Boa Esperança. Com partidas agitadas, domingo foi um dia de muitas emoções aos torcedores, técnicos e atletas. 19 municípios participaram desta primeira fase. Os times classificados na fase regional participarão da etapa final entre os dias 09 a 12 de Maio, em Boa Esperança, cidade sede e Janiópolis, município sub-sede.
MANDAGUARI – A primeira etapa regional do campeonato Paraná Bom de Bola na cidade de Mandaguari chegou ao fim. A equipe master 50+ de Floraí se destacou, avançando invicta para a próxima fase após vencer os dois jogos, marcar 8 gols e não sofrer nenhum. No feminino, Maringá venceu as duas partidas de forma dominante, somando 31 gols e sofrendo apenas um.
Na categoria sub-16, as equipes que passaram o fim de semana de forma invicta e liderando os respectivos grupos foram Paranavaí, Sarandi, Guairaçá, Astorga, Santa Fé e Colorado. No sub-20, Maringá e Santa Fé.
LINDOESTE – Das 11 equipes que iniciaram as disputas para jogadores até 16 anos, apenas Cascavel, Cafelândia, Guaraniaçu e Matelândia seguem na competição. Já no sub 20, Cascavel lidera o grupo único, com 6 pontos em dois jogos, seguido por Planalto (5), Pranchita (3), Realeza (2) e Santa Lúcia (0). No master 50+, apenas uma partida em todo o fim de semana – com vitória de Santa Lúcia sobre Corbélia por 3×0, assumindo a ponta da tabela. Além dos dois times, Cascavel, que folgou na rodada, busca uma vaga na próxima fase.
MARMELEIRO – Neste primeiro final de semana da Fase Regional do Paraná Bom de Bola aconteceram 29 jogos com 153 gols. Foram definidas as meninas campeãs na Categoria 15+, de Chopinzinho, após vitória contra Itapejara D’Oeste vice – as duas equipes se classificaram para a Fase Macrorregional. Também foram definidos os classificados para o segundo final de semana (10 à 12/05) nas categorias Sub 16 e Sub 20. A categoria 50+ tem mais jogos da fase de classificação também no segundo final de semana de competição.
RESERVA DO IGUAÇU – A chuva chegou com tudo em Reserva do Iguaçu neste domingo e o que se viu nos dois campos de competição foi uma chuva de gols. Neste domingo já se sagraram campeões: o time da casa 50+, que venceu a equipe de Goioxim, e o feminino 15 + de Rebouças, que enfrentou a equipe de Foz do Jordão.
A próxima fase acontece no mesmo município daqui uma semana. “Nosso município é acolhedor, superamos as expectativas e entregamos um Paraná Bom de Bola preparado com muito carinho à população, nem o calor e chuva assustou os torcedores, em breve teremos um novo encontro e sem dúvidas será um show de talentos dentro e fora de campo.” Disse o diretor de esportes Bruno Rodrigo.
MEDIANEIRA – Medianeira foi palco de ótimos jogos e resultados eletrizantes desta primeira etapa do 4º Paraná Bom de Bola: Foram 18 cidades distintas competindo por uma classificação e com vários resultados diferentes, como a equipe da casa, Medianeira, que ganhou jogos de 14×0 (sub-16) e 12×0 (sub-20). No feminino 15+, a equipe de Ouro Verde do Oeste que foi a grande campeã, por se tratar de etapa única.
PITANGA – Com mais de 35 partidas disputadas, o destaque da competição em Pitanga ficou com a equipe Master 50+ de Lunardelli, que concluiu a Fase Regional do Bom de Bola com 12 gols marcados e foi a única equipe que não sofreu nenhum gol ao longo dos três dias de competição.
Outro destaque foi o time da cidade sede da Fase Regional, na categoria sub-16.O time de Pitanga conseguiu sair vitorioso em todas as partidas em que disputou, sendo assim o destaque na sua categoria e garantindo a vaga na próxima etapa da competição.
Já no sub-20, o destaque foi a partida que ocorreu no segundo dia de Bom de Bola, entre Manoel Ribas e Mato Rico, foi a partida em que mais aconteceram gols, com 12 marcados, com uma vitória elástica da forte equipe da cidade de Manoel Ribas, pelo placar de 11 a 1.