O quadro Craque da Bola do Resenha CM tem a honra de trazer mais um craque que fez história nas quadras do Brasil e também um dos ídolos da fiel torcida corinthiana. Paulinho Japonês é o nosso convidado e conta um pouco de sua história vitoriosa no futsal brasileiro a partir de agora em uma resenha especial para todos nossos amigos.
E a paixão pelo futebol aconteceu jogando nas ruas nas imediações da sua casa. “Tenho 46 anos e na minha infância jogávamos futebol nas ruas mais do que hoje. Sempre acordava de manhã e ia com a bola debaixo do braço atrás dos amigos para jogar. E também treinando nos Colégios, até que meu professor de Educação Física Laercio, grande incentivador me escolheu com outros sete garotos para fazer um teste no Clube Atlético Ipiranga. Foi ali que passei na avaliação e comecei no futsal”.
Paulinho fala das dificuldades durante a carreira “Por jogar bola na rua, não tinha tática, era peladeiro, ai fui reprovado no Corinthians. Só sabia driblar e não tinha apoio de quem estava no clube na época. Quando deu certo no Ipiranga as dificuldades eram o deslocamento, voltando muito tarde para casa e sozinho, já que os pais não podiam me levar”.
Ronaldo Fenômeno e Messi no futebol de campo e Marcio Brancher e Vander Iacovino no futsal são os grandes ídolos. Tive a oportunidade e a felicidade de trabalhar com Marcio e Vander na GM como jogadores e com o Vander no Barueri. Inclusive o Vander me convocou para a Seleção e eu não pude ser liberado”.
PC de Oliveira, Vander Iaconvino, Miltinho, Chepa, Tino Peres foram os principais treinadores na carreira. Dentre os times que Paulinho atuou estão Wimpro, Atlético Mineiro, São Paulo, GM, Ulbra, Barueri, Corinthians, RCG Garça. E Fora do Brasil no Móstoles e Aska Lugo da Espanha e Dynamo da Russia e Baku United da Inglaterra.
Atuando no time do coração, Paulinho Japones tornou-se ídolo da fiel torcida corinthiana. Foram cinco temporadas e cinco títulos. “Foi um sonho realizado, um projeto que começou em 2009 foi diferente, um dos maiores orgulhos que eu tenho é ter vestido essa camisa e ser lembrado’.
Foi uma carreira com muitos títulos dentre eles: Campeão Mundial, Bi campeão da Liga Nacional, Campeão Gaucho, Campeão Paulista, Campeão Brasileiro de Seleção, Campeão da Recopa da Europa.
Na oportunidade nosso craque da bola fala do maior sonho. “Com certeza era jogar no time do meu coração que é o Corinthians. Também de jogar na seleção na qual fui convocado algumas vezes e não fui liberado pelo clube, infelizmente. E hoje poder estar trabalhando no futsal comentando os jogos da Liga Nacional e de jogar como atleta profissional em alto nível e eu consegui”.
Fotos Facebook Paulinho Japones