Hoje o quadro Craque da Bola está pra lá de especial e abre o ano de 2023 com uma entrevista com um dos principais nomes do futsal nacional e internacional. O melhor jogador do mundo de 2012, atleta do Praia Clube, Neto fala sobre um pouco sobre sua trajetória vitoriosa no futsal.
Ainda criança iniciou as primeiras jogadas, dribles e gols na cidade natal. “Iniciei aos cinco anos de idade na minha cidade natal, Uberlândia. Como todo garoto, iniciei em escolinhas de futsal e sigo até os 15 anos que foi quando fui para o Atlético Mineiro. A partir daí começo profissionalmente a jogar”.
O maior sonho sempre foi ser campeão mundial e foi realizado no ano de 2012. Durante a resenha ele fala sobre as dificuldades na carreira e também de se profissionalizar “Dificuldade de ficar longe da família, abrir mão da sua vida de adolescente. Dificuldade de ultrapassar a barreira da categoria juvenil/Adulto e engrenar. Isso só é feito com muita personalidade e treinamento”.
Os pais sempre foram os grandes incentivadores e grande inspiração para Neto. Messi no futebol de campo e Luis Amado no futsal são os grandes ídolos e PC de Oliveira escolhido como melhor treinador que já teve.
Neto atuou pelo Atlético-MG no fim dos anos 90, Neto passou também por Minas, Ulbra, InterMovistar (Espanha), Santos, Joinville, Gazprom-Ugra (Rússia), Corinthians, Split Tommy (Croácia), Kairat Almaty (Cazaquistão) e Sorocaba. O atleta foi campeão mundial com a seleção mundial no ano de 2012, duas vezes campeão da Champions League, Liga Nacional de Futsal.
Nosso craque da bola foi três vezes o melhor fixo da Liga Nacional (2002/2004/2011), uma vez melhor fixo da Liga Espanhola 2008 e Melhor jogador da Copa América 2011. O titulo inesquecível foi a Copa do Mundo de 2012 com o gol na final faltando 19 segundos contra a Espanha foi escolhido como o marcante da carreira”.
Durante a resenha Neto fala sobre ter sido campeão mundial com a seleção e ter marcado um dos gols mais importantes da seleção. “Alegria que não cabe no peito por toda a minha história na seleção. Deus escreveu de uma forma muito especial toda essa história. O gol veio a coroar tudo”.
O atleta relata também a passagem pela Europa com a equipe do Movistar. “Foi de muito aprendizado e muitos títulos importantes, sem dúvida o maior time de todos os tempos, Intermovistar de 2004 a 2010”.
Neto se aposentou profissionalmente das quadras no ano de 2018 para tratamento de saúde a após superar um tumor na cabeça e outro no pulmão o craque da bola retornou a Uberlândia para jogar a Liga Nacional de Futsal do ano de 2020. “ É um período de muita luta mesmo, mas também um período que não gosto muito de ficar falando, pois aqui estamos para falar de coisas boas. Só falo para todas as pessoas para acreditarem sempre que tudo vai dar certo. A volta para as quadras foi a maior alegria do mundo.
Na oportunidade Neto cita Lenisio como o mais difícil de marcar. E Ari, Jadder, Renatão, Claudinho, Gabriel, Bruno Souza e muitos outros como os principais companheiros de quadras.
No final da resenha Neto faz uma avaliação do futsal de hoje. “Temos talentos, mas não queremos ser os melhores, a ambição de realmente ser diferente parece ter ficado de lado. E por outro lado, dirigentes que falam que sim, mas não lutam por melhora nenhuma do esporte”.
Neto escala o time com os melhores com quem atuou no carreira
Goleiro Luis Amado
Fixo Schumacher
Ala Direita Ari
Ala Esquerda Gabriel
Pivô Lenisio
Técnico: Pc de oliveira
Fotos Bruno Cunha e Facebok Neto Futsal