Hoje o quadro Craque da Bola do nosso site Resenha CM vai contar a história de um dos craques do futsal paranaense. Com garra e determinação tornou-se um dos maiores campeões estaduais e ídolo da apaixonada torcida de Cascavel. O samurai do futsal Issamu é o convidado de hoje para uma resenha super especial.
Natural de Londrina, Alexandre Issamu Yanagui iniciou ainda criança no futsal. “Iniciei meu ciclo no futsal com sete anos, na minha época era chamado de mamadeira, no time do Iate Clube de Londrina joguei lá até aos 11 anos. Depois dos 12 aos 15 anos fui para o time da Acel time também de Londrina. E dos 16 aos 20 anos joguei no Grêmio londrinense”.
Issamu cita a distancia da família como a principal dificuldade na carreira “A principal dificuldade é quando você tem que deixar a família para seguir sozinho e ficar longe dos pais. Acho que essa é a maior dificuldade.”
Como todo atleta o sonho de defender a seleção também era de Issamu, hoje é da conquista do acesso ao AFCA Umuarama para a elite do futsal parananese. “Todo jogador tem sonho de jogar na seleção brasileira esse também era meu sonho, agora sei que é impossível mais meu sonho atualmente e ser campeão da bronze com a AFCA”.
Na oportunidade Issamu fala dos desafios de um atleta se profissionalizar no futsal. “Acho que no futsal o maior desafio para se profissionalizar é a falta de ensinamento quando jovem, pois os times não tem categoria de base e os que têm dificilmente querem ensinar e sim, só pensam em resultado”.
O maior incentivador sempre foi o pai e tem como ídolo o ex jogador Vaguinho. “Sempre observava ele jogar sou fã dele não sou tão bom quanto a ele .mas em muitas coisas tentei ser igual. No futebol gosto muito do Marquinhos zagueiro da seleção”.
Uma carreira com destaques em grandes times do futsal nacional. Após as equipes londrinenses passagens por Guarapuava (1998), Cascavel (1998 a 2002, 2005 e 2006; 2008 a 2019), Unesc (2001), Minas (2001), Maringá e Perdigão (2003) Joinville (2004); John Deere Horizontina (2007); Toledo (2020); AFCA Umuarama (2021).
O Samurai como é conhecido carinhosamente pelos torcedores fez uma bela carreira e é um dos maiores ídolos do Cascavel. São mais de 900 jogos vestindo a camisa cascavelense. “Sou muito feliz por ser um dos principais jogadores que passaram pelo Cascavel é uma cidade que respira futsal uma torcida que tenho um enorme respeito. Eu adoro Cascavel, praticamente passei mais da metade da .minha vida nessa cidade maravilhosa”
No clube paranaense Issamu foi destaques no tetra e no pentacampeonato da equipe, alem disso participando de cinco finais, 2007,2010,2013 e 2014.
E falando em títulos o samurai tem um currículo com grandes conquistas, dentre eles, quatro campeonatos paranaenses chave ouro, um paranaense chave prata, um campeonato mineiro, um campeonato capixaba, um titulo jogos abertos do Paraná, um titulo do jogos abertos Santa Catarina.
Um titulo inesquecível foi em 2005. “Foi contra o Umuarama, perdemos o primeiro jogo 5 a 1 .e.ganhamos o segundo por 3 a 2 e no terceiro perdíamos de 2 a 1 faltando sete minutos e o empate ainda era deles. Fui de goleiro linha e graças a Deus conseguimos virar”.
Durante a resenha ele cita alegrias e decepções na carreira. “Minhas maiores alegrias no futsal com certeza foram os títulos e a.maior decepção foi a final de 2013 onde perdemos.em.casa para o.marechal”.
Três treinadores marcaram com ensinamentos, conselhos a carreira de Issamu. “Eu tive poucos treinadores e todos foram muito importante, tive Seu Ivonir que foi meu primeiro treinador que aprendi muito. O Donizetti um cara que jamais vou esquecer, e claro o Ney Vitor que foi meu treinador por 20.anos me ensinou muito”. Dentre tantos atletas que fizeram parte da carreira, ele cita tres grandes companheiros. “Meus companheiros que tenho ate hoje é o Arrepio, o Fabinho Mantovani e o Marcelinho irmão do Rafinha hoje no Grêmio”. E ele cita Lenisio como o mais difícil de marcar.
Garra, raça e determinação são grandes qualidades no Samurai do futsal paranaense. “Essa força de garra e marcação porque nunca fui habilidoso mais sempre quis ser jogador então pensei tenho quer ser um bom marcador jogar com garra e graças a Deus deu certo”.
No final da resenha Issamu fala sobre o que representa o futsal em sua vida e faz uma avaliação da modalidade “O futsal hoje está muito diferente muito jogada individual poucas jogadas trabalhadas, mas contínua sendo um esporte fantástico. O futsal pra mim é tudo, pois faz parte da minha vida e que me apresentou pro Brasil”.
Issamu monta a seleção dos melhores que jogaram com ele
.
Goleiro : Donny
Fixo : Danilo (Seleção Brasileira hoje não joga mais)
Ala direita : Clóvis
Ala esquerda : Ricardinho
Pivo : Fernandão (Seleção Espanhola hoje treinador)
Treinador : Ney Victor