Irmãs Natalia e Heloise Biazon, destaques do Xadrez Mourãoense

Hoje nosso quadro Fera do Esporte Mourãoense mais uma vez está especial e traz a história não de apenas um destaque esportivo e sim de duas campeãs do Xadrez de Campo Mourão. As irmãs Natalia e Heloise Biazon com apenas 11 anos tem representando muito bem a cidade em campeonatos estaduais e nacionais.


E tudo começou em 2018 na Escola Municipal Gurilândia, por meio do projeto da Associação Mourãoense de Xadrez, com 7 anos com o instrutor Luis Felipe. “No início tivemos incentivo dos pais e professores e hoje são muitas as pessoas que nos apoiam e incentivam diariamente, técnicos, família, amigos, professores e parceiros que acreditam no esporte’. Relataram as atletas.


As irmãs falaram sobre as primeiras jogadas e mesmo tão novas sendo destaques nas competições. “As primeiras jogadas foram as mais empolgantes, descobrir uma infinidade de possibilidades a serem jogadas é fascinante. É gratificante pois nos incentiva a treinar ainda mais e ao mesmo tempo uma responsabilidade, sabemos que muitas crianças iniciaram no Xadrez após conhecerem nossas experiências”.
O maior sonho das irmãs é representar o Brasil no Mundial de Xadrez e tem como ídolos da modalidade, Júlia Alboredo, Magnus Carlsen, Evandro Barbosa, André Diamant e Luís Paulo Supi.


Heloise e Natalia já participaram de diversos campeonatos importantes, as principais foram Festival Nacional da Criança – 2021 em Juiz de Fora – MG e 2022 em Natal-RN. Festival Estadual da Criança em São José do Pinhais – PR 2019 e 2020, Online 2021 e em Campo Mourão- PR em 2022. E já se destacaram com as conquistas Campeã Paranaense de Xadrez; Campeã Brasileira de Xadrez Blitz 2021; Vice Campeã Brasileira de Xadrez Convencional – 2021. Vice Campeã Sul-brasileira. O mate da vitória sobre um adversário muito forte considerado a jogada inesquecível para as campeãs do xadrez.


As feras do esporte mourãoense ressaltam o aprendizado que o xadrez trouxe até aqui para elas. “Para além do jogo, por meio do xadrez desenvolvemos e aprimoramos diversas habilidades como raciocínio lógico, cálculo, pensamento criativo, bem como a segurança nas tomadas de decisões, autonomia e a lidar com perdas e frustrações”.


No final da resenha as irmãs falam o que é o xadrez para elas. “Para Natália o xadrez é seu esporte favorito e o considera muito importante em sua vida por tudo que lhe proporciona. Já para a Heloíse o xadrez além de esporte é uma paixão, por meio dele conhece lugares e pessoas e isso é muito especial’