Guerreiro das Artes Marciais – Gustavo Tanahaki

Hoje a resenha do nosso quadro “Guerreiro das artes marciais” é com um dos grandes nomes do Judô de Campo Mourão. Gustavo Tanahaki presidente da Associação Mourãoense de Judô AMJ e Coordenador do Projeto Judô Reação fala um pouco de sua historia na modalidade.

Por influencia do irmão Rodrigo que começou na modalidade dois meses antes, aos 10 anos Gustavo iniciou no Judô. “ Ali foi inicio de um aprendizado, saber cair e levantar é o principal finalidade e aprendizado do esporte. Aprendi muito com o Judô. E graças a Deus deu tudo certo. Realizado pelo trabalho com a modalidade na nossa cidade”.

A mãe Ivete Tanahaki, o pai Paulo Tanahaki e o piloto Ayrton Senna sempre foram inspirações para o esporte e a vida. E os grandes ídolos na modalidade foram os judocas Carlos Honorato e Aurélio Miguel. A primeira luta aconteceu em Maringá no Torneio Regional na ACEMA “ Foi ali que tudo começou, primeira competição, primeira vitória, primeiras quedas, inicio de tudo”.

Gustavo cita que a maior dificuldade é o atleta não acreditar em si mesmo. “ É psicológico, temos que acreditar sempre que as coisas vão dar certo para nós, acreditar nas vitórias” Mais de 20 anos na modalidade são diversas medalhas e títulos.

Dentre os títulos estão: Bicampeão campeonato paranaense marrom e preta , quatro  vezes segundo lugar campeonato faixa preta, Sete vezes Terceiro  lugar nos Jogos Abertos , seis vezes terceiro lugar no campeonato sênior, bicampeão paranaense máster , e terceiro lugar brasileiro master !! três vezes campeão jogos abertos interior São Paulo. “Foram conquistas especiais na minha vida, vão ficar marcados para sempre”.

Gustavo cita a maior luta a decisão do terceiro lugar brasileiro master. “Estava perdendo e acreditei em mim , com apoio da minha mulher e filha na arquibancada”

Para finalizar Gustavo fala da importância da modalidade em sua vida “ O Judô é essencial na minha vida. Sempre levo comigo os princípios do Judô a gentileza, coragem, sinceridade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e a amizade”.