Enquanto a Liga Nacional de Futsal não começa, o Resenha CM conta a história dos irmãos gêmeos Lucas Selbach e Tiago Selbach que tem se destacado nas últimas temporadas do futsal nacional com gols, jogadas, títulos levando a alegria para seus torcedores por onde passam. Lucas hoje joga pelo Campo Mourão Futsal e Thiago pelo Jaraguá.
Natural de Porto Alegre Rio Grande do Sul, Lucas e Tiago, com apoio do irmão mais velho e do pai iniciaram na AABB com seis anos, onde disputaram a categoria sub7. Os dois iniciaram juntos em um campeonato na Liga de Canoas. Lucas conta como foi o início da carreira dos irmãos “ Jogamos por uma equipe chamada Olímpia, próximo a nossa casa em Canoas no RS. Após alguns destaques individuais e títulos na cidade, despertamos interesse do CEPE, um clube que tem grande tradição nas Categorias de Base do Rio Grande do Sul, onde iniciamos com 13 anos. Após o CEPE, fomos para a Ulbra jogar pela equipe juvenil, no ano de 2008. Nesse momento nos separamos, onde o Tiago foi jogar Futebol e eu segui no Futsal. Fui jogar na equipe da Unisul de Tubarão-SC.
Durante a Resenha Tiago fala da experiência em jogar futebol de campo. “Após 2008 eu resolvi tentar jogar futebol de campo e durante três anos eu fiz isso, jogando a segunda divisão do Rio Grande do Sul, também seis meses no Uruguai” Quatro anos depois voltou para futsal e foi vice-campeão com o irmão Lucas pelo Pindamonhangaba”.
Já Lucas antes da equipe do Pindamonhangaba jogou três temporadas em São Paulo. Na equipe do interior paulista quando voltou a atuar com o irmão e sendo destaque do paulista de futsal. “Este destaque gerou interesse em equipes da Liga Nacional, e então cheguei a equipe do Cyagim/Maringá para disputar minha primeira LNF no ano de 2013. Disse Lucas.
Lucas já atuou com destaque pelas equipes Pinda Futsal, Maringá, ALAF/Lajeado, CAD/Guarapuava, Joaçaba, Atlântico, ACBF Carlos Barbosa, Pato e Campo Mourão. Já Tiago teve passagens marcantes por equipes brasileiras e fora do país Pinda Futsal – SP, ADS/Sananduva – RS, ALAF – RS, SHRIKER OSAKA – JAPÃO, CHONBURI – TAILÂNDIA, Pato Futsal – PR e Jaraguá – SC.
.Os dois sonham em jogar pela Seleção Brasileira e ao longo da carreira foram inúmeros títulos conquistados. Tiago já foi campeão dos seguintes campeantos: Copa Lupicinio Rodrigues 2014;Liga Sul 2014; Copa dos Vales 2015; Liga Japonesa 2016/2017; Copa do Japão 2016/2017; Copa da Tailândia 2019;Aff Championship 2019. Lucas também foi destaque com títulos, dentre eles: Copa Lupicinio Rodrigues 2014; Liga Sul 2014;Copa Dos Vales 2015 e Libertadores 2019.
Tiago e Lucas lembram dos gols inesquecíveis marcados na carreira. Tiago cita os gols anotados fora do país. “O Gol inesquecível foi na final da Liga Japonesa faltando 11 segundos. E o mais bonito, na Tailândia em 2019, onde vencemos um adversário direto com esse gol por 4 a 3”. Lucas lembra os gols pelo Atlântico. O Gol inesquecível foi na Final da LNF 2019 pelo Atlântico. E o mais bonito, tambem na LNF de 2019, pelo Atlântico contra a equipe da Intelli.
Os irmãos falam das dificuldades da carreira, Lucas cita a distância da família “As maiores dificuldades que enfrentei foram estar longe da família, me adaptar a culturas diferentes de regiões e trabalho, e encontrar minha melhor forma para jogar no mais alto nível possível”. Tiago fala do trabalho percorrido até chegar ao profissional. “No Brasil todo menino sonha em ser jogador, então acredito que tu precisas ser muito disciplinado para te tornar profissional, fizemos várias opções que exigiram sacrifícios para chegar onde chegamos”.
Os irmãos já jogaram juntos pela mesma equipe em diversas oportunidades, eles falam da experiencia. “É maravilhoso, um privilégio podermos dividir a quadra profissionalmente. Atuamos juntos no Pinda Futsal em 2012, ALAF em 2014 e 2015, e no Pato Futsal em 2020”. Disse Lucas. Tiago também fala com carinho de estar junto com Lucas. “Eu gosto de conviver diariamente com meu irmão, para mim é uma alegria constante”.
Tiago e Lucas também já estiveram em lados oposto duas vezes pelas oitavas de final da Liga Nacional de futsal e Supercopa. “Nos enfrentamos pela primeira vez ano passado e infelizmente ele levou a melhor nas duas vezes” lamentou Lucas. Tiago também lembra das decisões “Tive a sorte de poder vencer nas duas oportunidades.
Por serem parecidos os dois confessam que até os familiares se confundem e confessam que uma oportunidade na infância, um substituiu o outro jogando. “Até nossa mãe se confunde. Já jogamos sim, mas somente na Liga de Canoas quando éramos mais novos e irresponsáveis” Tiago também confirma que sempre os amigos e familiares se confundem.
A semelhança é tão grande que já confundiu namorada e professora. Os dois lembram com risadas dos fatos. Lucas lembra de quando a namorada se confundiu. “Ela foi na direção dele para dar um beijo de oi, quando estava bem perto ela percebeu que tinha errado de Gêmeo (risos)”. Já Tiago lembra quando o irmão ficou de castigo no seu lugar. “Teve uma vez que a professora na creche confundiu os dois e acabou colocando-o de castigo no meu lugar quando eu havia feito algo errado”.
Além da semelhança os irmãos confessam serem bem unidos. Tiago fala da relação com o irmão “Quase diariamente conversamos, somos muito próximos. Meu irmão representa um atleta e uma pessoa extremamente dedicada, que com certeza ensina muitos atletas a evoluírem no dia a dia”. Lucas também fala do contato diário e ensinamento com o irmão. “Falo com ele quase diariamente, somos muito próximos. buscamos dar nosso melhor e ajudar as pessoas em todos clubes que passamos”.
Lucas analisa a temporada 2021 e elogia a estrutura do time mourãoense. “As melhores possíveis, estou surpreso com a estrutura do Campo Mourão Futsal. Já sabia do trabalho do Alemão e tem me agradado muito como ele nos conduz nos treinamentos e jogos. Além disso nossa equipe tem um perfil de trabalho que irá trazer muitos benefícios durante este ano”.
Tiago também cita o trabalho no Jaraguá. “Espero vencer algum título e recolocar Jaraguá no lugar que ele merece, pois é uma equipe gigante no cenário do futsal”.
Fechando nossa resenha os irmãos falam da importância do futsal na vida deles. “É minha vida, vivo intensamente cada dia, pois sei que a carreira no esporte é curta e sentirei muita falta quando deixar as quadras”. Tiago fecha com o mesmo pensamento. “É o meu trabalho, algo que gosto muito de fazer e que me deu muitas conquistas e ensinamentos”