Flavia Lima faz melhor tempo no ano e vive expectativa de disputar Olimpíadas de Tóquio

A atleta da equipe de atletismo de Campo Mourão UNIMED/FECAM/ASSERCAM Flavia Maria de Lima conquistou o primeiro lugar nos 800 m rasos no Estadual Paulista e fez o seu melhor tempo no ano 2m01.87 uma marca e pontuação alta para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Neste domingo Flavia participará da prova dos 400 metros rasos. Quarta-feira sairá os relacionados dos brasileiros que participarão das Olimpíadas. Em entrevista ao Resenha CM Flavia fala da expectativa para disputar a competição.

            A equipe mourãoense é comandada pelo técnico Paulo Cesar Costa e  Flavia tem também como treinadores Thiago Morais de Melo e Luiz Alberto de Oliveira

            Flavia fala sobre o ano de 2021 e a espera para a disputa das olimpiadas. “Quando o ano começou o meu objetivo era ser medalhista no Troféu Brasil e representar a seleção no sul-americano de adultos, ir para olimpíada esse ano estava muito longe das minhas expectativas. Mas quando fui prata  no sul-americano e meus pontos para olimpíadas subiram passei a ter fé que ainda era possível brigar por uma vaga. Hoje estou muito perto da vaga, se eu for, ficarei muito honrada em ir pra minha segunda olímpiada, mais se eu não conseguir já estou muito grata, porque essa temporada está sendo muito melhor do que esperado”.

            Na oportunidade Flavia fala sobre a primeira olimpíada em 2016 no Rio de Janeiro e a luta pela valorização da mulher no esporte. “Estar na Rio2016 foi algo mágico, eu estava treinada para aquele momento, o nervosismo e a ansiosidade tomavam conta do meu corpo. Mas se eu conseguir a vaga para Tóquio, não será apenas para mim, será para as mulheres, perdi tudo quando engravidei, amigos sumiram, poucos ficaram ao meu lado, poucos me apoiaram e muitos torceram contra ir para a olimpíadas. Esse ano seria algo maior que eu, seria um tapa na cara da sociedade com seu preconceito da mulher ser mãe dentro do esporte. Quero carregar uma bandeira de luta, quero motivar mulheres abandonadas pelos clubes e patrocinadores a não desistirem e acreditarem que ser mãe não é um impedimento e sim algo que fará ir mais longe do que antes”.

            Durante a resenha, Flavia fala sobre os treinos após a gravidez. “Voltar a treinar após a gravidez foi muito difícil, primeiro por que o corpo estava diferente, mas o mais difícil era a sensação de estar sozinha, abandonada, quase ninguém acreditava que iria voltar ao alto rendimento, chorei muito, havia momentos no primeiro ano que desacreditei em mim, mais minha família, principalmente minha mãe nunca me deixou parar, ela sempre me apoiou em todos os momentos por mais difíceis que eles eram, lembro até hoje quando precisava me filiar a um clube e ninguém me queria, então fui conversar com o Paulinho e ele abraçou a minha causa, e estou na equipe até hoje, esses gestos pequenos foram essenciais para eu lutar por um esporte melhor, para que no futuro mulheres grávidas não precisem passar pelo que passei”.

Foram diversas conquistas e premiações que Flavia alcançou até aqui na carreira. Dentre elas: Brasileiro Juvenil Maringá 2012. Prata nos 800m; Grande prêmio Brasil Caixa de Atletismo Uberlândia 2013 – bronze nos 800m;Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2013- campeã 800m; Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2014 – Campeã 1500m; Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2015 – Campeã nos 800m e 1500m; Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2016 – vice nos 800m e bronze nos 1500m; Brasileiro universitários Maringá 2018- Campeã 3000m com obstáculos; Brasileiros universitários 2019 Fortaleza – Campeã nos 3000m com obstáculos e vice nos 1500m; Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2019 – bronze nos 3000m com obstáculos. Participação sul-americano de Cross country 2012 -categoria juvenil.

Foto Wagner Carmo CBA

Participações em Campeonatos fora do Brasil também marcam a carreira vitoriosa de Flavia. São destaques as competições. Participação Mundial Juvenil Barcelona – Espanha 2012.ice campeã nos 800m sul-americano  adulto Cartagena da Índias – Colômbia 2013; Campeã nos 1500m sul-americano sub23 Monteviedeu – Uruguai 2014; Vice campeã 800m e 1500m sul-americano adulto Lima – Peru 2015; Bronze Jogos Panamericanos Toronto – Canadá 2015; Participação Mundial de Atletismo Adulto –  Pequim 2015, vice campeã Sulamericana e *Participação  Jogos Olímpicos Rio 2016.

Foto Arquivo Flavia