MENU

Fisioterapeuta Osteopata Vinicius Polizer fala da importância da Osteopatia Pediátrica

osso quadro de Saúde do Resenha CM tem como tema a Osteopatia Pediatrica e uma entrevista especial o Fisioterapeuta Osteopata Vincius Polizer que fala dos benefícios e importância dos procedimentos em crianças e recém nascidos. A osteopatia é uma especialidade reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que serve principalmente para diagnosticar e tratar distúrbios funcionais, que ajuda a aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral.


Muitos casais procuram a osteopatia para os bebês recém nascidos. “Livrar os bebês dos sintomas indesejáveis, melhora das disfunções, prevenção de problemas de saúde na infância, adolescência e idade adulta, contribuir para o desenvolvimento motor saudável. Independente qual tipo de parto aconteça, este será um processo intenso e desafiador para o bebê e para a mãe.


Os sintomas mais comuns são choro em excesso, dificuldade pra dormir, para sugar o peito enquanto mama, cólica, refluxo, gases, torcicolos, assimetrias cranianas, disquesias (distúrbio gastrointestinal caracterizado por dificuldade ou dor para evacuar), bronquiolites, entre outros. Portanto, o tratamento pode ser realizado durante o período pré-parto (gestação) e pós-parto para problemas respiratórios ou digestivos, problemas de comportamento (irritabilidade, choro inexplicável, etc.), patologias ortopédicas e cranianas, patologias oftalmológicas, problemas que afetam o ouvido, nariz, garganta, laringe e pescoço’.


Na oportunidade Vinicius fala como é feito o trabalho com as crianças. “O Osteopata irá avaliar a formação do crânio e de toda a estrutura musculoesquelética do bebê, identificando possíveis alterações que podem ser corrigidas, se tratadas desde cedo, evitando problemas maiores no futuro. O trabalho é realizado mediante de uma anamnese (entrevista) e uma avaliação criteriosa onde são colhidos dados importantes referentes à saúde da mãe, o parto e a saúde do bebê O tratamento é realizado através manipulações (técnicas manuais) suaves e delicadas, e muitas vezes os bebês relaxam completamente durante o atendimento. As técnicas são utilizadas para aliviar tensões e promover a mobilidade no corpo dos bebês, que podem gerar uma patologia a curto ou a longo prazo se não tratadas”.


Vinicius fala do tempo do procedimento e avaliação dos pais com a osteopatia pediátrica. “O tempo de tratamento para cada bebê pode variar, considerando que cada indivíduo é único, ou seja, o corpo humano está interligado e interagindo, portanto, cada osso, víscera ou músculo que apresentar alteração irá gerar repercussões em vários outros sistemas e que também vai depender do grau de severidade do problema e da idade do bebê. Isto significa, depende do caso clínico de cada paciente, na maioria dos casos o tratamento dura entre 1-3 consultas. O feedback dos pais sempre é muito positivo, o bebê mais aliviado e saudável contribui com a saúde física e mental dos pais no dia-dia, consequentemente o número de indicações cresce no consultório.