Em meio à polêmica sobre gramado sintético tem causado nos últimos dias, o Resenha CM procurou o renomado fisioterapeuta Fabricio Mendes para esclarecer sobre os riscos, cuidados e de como o atleta deve atuar em jogos nos campos de futebol sintético. Uma resenha especial no quadro de saúde do nosso site em um tema que está sendo debatido no Brasil inteiro.
Na oportunidade fala que pode sim ter riscos de lesões nos campos com grama sintética. “Os artigos científico mostram que sim o aumento de risco de lesão em quadril, joelho e tornozelo, em gramado sintético do que gramado natural. Porque? O problema é o impacto e o desgaste sofrido nas articulações quando o atleta é submetido ao gramado sintético mais do que no gramado natural por causa do atrito e impacto gerado causando um risco maior de lesões ligamentares e musculares”.

O fisioterapeuta fala ainda sobre a polêmica envolvendo o gramado sintético. “A polêmica está acontecendo porque tem alguns artigos financiados por empresas de grama sintética ou artificial que estão mostrando o contrário. Aí eu pergunto será que essas empresas q estão financiando esses estudos estão mais interessados na saúde do atleta ou na venda da sua grama?
No final da resenha Fabricio fala sobre os cuidados que o atleta precisa ter quando jogarem nos campos de grama sintética. “Para o atleta ele sempre deve manter uma boa condição física e força muscular para estabilizar suas articulações e evitar lesões, isso é lógica independente do gramado que ele for jogar”.