Fernando Tank. “Seremos campeões mundiais em 2024 novamente”

Hoje o quadro Time do Coração traz a história de um apaixonado pela Sociedade Esportiva Palmeiras, Fernando Montesino, “Tank” que chega para uma resenha descontraída e contar o amor que tem pelo verdão. Conquistas, alegrias, decepções, títulos e muito mais em entrevista com um amante do futebol e do seu time do coração.


Nos anos o 90 Palmeiras montou um super time que encantou gerações e levou muitas crianças a torcerem pelo alviverde e Fernando foi um deles que também contou com incentivo do primo Paulo Colchon. “Ainda menino, ganhamos muito período 93 a 96. Difícil surgir outra máquina verde de fazer gols como anos 90, um ataque de 102 gols em único paulista de1996. Não nasce mais tanto jogador diferenciado assim, e se tiver não madura para ficar junto. Criança torce para quem ganha”.


O nosso convidado faz uma comparação com o futebol dos anos 90 com os de hoje. “Futebol mudou muito, hoje o foco são os três pontos, o resultado em si. No individualismo os craques dos anos 90 eram melhores, porém não tinha a gestão de grupo que temos hoje com o Abel, a nossa terceira academia não é a melhor, porém o conjunto é mais vencedor, isso vale mais”.
Fernando que tem admiração por alguns idolos no Palmeiras. “Tenho admiração pelos grandes vencedores, que venceram na vida e são vários os exemplos de profissionais do nosso Palestra como Marcos, Weverton, Rony, Alex”.


O ano de 2005 foi especial porque foi a primeira vez que acompanhou o time do coração no estádio. “No antigo jardim suspenso no Palestra Itália, 3×2 contra o Inter, junto amigos APA – Amigos Palmeirenses Arcam, experiência única com amigos que temos para a vida, acabamos de comemorar 20 anos do grupo em nossa Arcam e relembramos este jogo. E a ultima vez fiz Tour pelo Allianz Parque neste ano de 2023 em uma oportunidade que estava em Sampa. Meus últimos jogos também estava por São Paulo baita oportunidade pela Copa Libertadores 21 e 22, assisti as Vitórias sobre San Lorenzo e Emelec respectivamente. Sou pé quente nesses mais 10 jogos do Palmeiras, 2005 em Maringá (3×1 no Paraná Clube), Pres. Prudente 2009/2011 ( três vezes contra Corinthians – 3×0 – 2×2 – 2×1). Em 2008 1º vez no Morumbi ( duas vezes e vitórias sobre Corinthians 1×0 inclusive foram os 2 últimos jogos entre as equipes no chamado hoje Morumbis), todos com boas lembranças, quase todas foram via excursões que promovi nesse tempo”.


Durante a resenha ele cita os gols especiais do verdão. “O mais bonito é do Alex em 2002 pelo Rio SP no Morumbi contra São Paulo. Dentre os mais importantes foram das três libertadores. Agora Gol do Deiverson na Liberta de 21 contra o Flamengo, o time da soberba que caiu em 27de novembro de 2021 em Montevidéu, esse foi diferente comemorei muito com meus amigos e filhos Samuel, Mauricio e esposa Denise”.
Tank fala sobre a maior alegria e decepção com o Palmeiras. “A alegria foi na Libertadores de 21, contra o cheirinho, nosso vice favorito foi diferente, a mais comemorada. As decepções foram nos anos de 2001 à 2014, para esquecer, período de vacas magras, que culminou nas maiores decepções, os rebaixamentos”. Ele faz uma avaliação das últimas temporadas. “Nossa virada de chave se deu em 2015, desde então voltamos para não sair mais da primeira prateleira, o clube mais vencedor do Brasil e em 2024 seremos novamente”.


Junto com o amigo corinthiano Diego Reis, nosso convidado fala da loucura que fez pelo verdão. “Fizemos excursões mistas e foram várias histórias de muitas risadas e risco na década passada, e sai invicto de todas. Palmeirenses e Corinthianos para o Morumbi ( Vitória Verde 1×0 Gol Valdivia – 2007 ) e para Prudente ( 3×0 com Gols Obina e 1×1 Gol retorno do Ronaldo ao BR, onde quebrou alambrado do Prudentão e para eles foi uma vitória empatar com o Verde e branco de Parque Antarctica”.


Fernando ressalta que não se incomoda e garante que o Palmeiras tem mundial. E ainda promete que 2024 vai comemorar o mundial. “Palmeiras é o primeiro Campeão Mundial, história não se apaga. Futebol não nasceu junto com a TV colorida, os antis acharam uma forma de brincar com isso, incomoda muito a eles todo ano aturar nosso Palmeiras Campeão. O Ultimo campeão mundial sempre muda, o primeiro jamais. Vamos ganhar neste 2024. Já que em 2025 será em novo formato, a dificuldade será ainda maior, torcemos para um time muito bem estruturado, se abrirem os cofres com investimentos em mais jogadores resolvedores, seremos Bi Campeões em 24”.


E por falar em cornetear, Fernando cita os amigos de torcedores rivais que mais incomodam Corinthiano: (Patene , Amigo de Toledo); São Paulino: (Flavio ,Amigo de trabalho); Santista: (Willian GP-da ABL) Flamenguista: (Márcio, Buffet Mundial – Nosso vice favorito.)
No final da resenha Tank destaca o que é ser um palmeirense e o que representa o time para ele. “Simplesmente citando a frase de Joelmir Beting: “Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário e a quem não é simplesmente impossível. É uma paixão para extravasar, comemorar bons momentos junto a amigos e com meus dois filhos, meus piazinhos são os palmeirenses mais lindos do Brasil”.

Tank escalou Palmeiras de todos os tempos
Goleiro: Leão
Lateral Direito Arce
Lateral Esquerdo Roberto Carlos
Zagueiro Direito Gustavo Gomes
Zagueiro Esquerdo Luis Pereira
Volante César Sampaio
Meia direita Ademir – Divino
Meia esquerda Djalminha
Atacante Leivinha
Atacante Heitor
Atacante Evair
Técnico: Abel Ferreira