Uma resenha muito especial hoje com Diva Pinguelli, em mais uma matéria em celebração ao dia da mulher. Uma atleta mourãoense de handebol com grande destaque em competições estaduais representando Campo Mourão e Maringá. E desde 2012 realizando um trabalho com jovens no Colégio Antônio Teodoro de Oliveira com o Handebol que tem sido referência e orgulho para a cidade de Campo Mourão.
Após treinar vôlei e atletismo, Diva iniciou no Handebol em 1987 no Colégio Dom Bosco com a professora Ivan. Posteriormente na escolinha da modalidade com Marlene Reis. E tudo isso foi por vontade própria, sem incentivo de ninguém, após vários pedidos para a mãe. “Olha não tive incentivo familiar, na realidade tive que chorar muito para a minha mãe deixar eu ir treinar. Sempre me inspirei em Marcia Regina Tomadon, um dos grandes nomes do handebol de Campo Mourão”
Diva como atleta conquistou os títulos, Campeã Paranaense Juvenil; Campeã Jogos da Juventude do Paraná e Vice nos jogos abertos do Paraná com uma equipe basicamente juvenil e prata da casa (1993). O Handebol foi algo que transformou minha vida. Ajudou a construir o que tenho e o que sou hoje”!
Durante a resenha ela cita como gol mais importante na final dos jogos abertos no ano de 2001 contra o Cascavel. “Um gol feito na chegada de contra-ataque”. E um jogo importante na carreira foi um amistoso entre Campo Mourão e a Seleção Brasileira Juvenil. “ Foi inesquecível, fizemos um jogo muito equilibrado”. E o título especial como atleta foi a conquista dos Jogos da Juventude do Paraná.
Há quase dez anos Diva iniciou um projeto de Handebol no Colégio Antonio Teodoro de Oliveira que vem se destacando no Paraná, com títulos, gols, muito trabalho e dedicação da ex atleta e professora e do diretor Geraldo Teixeira. “ O projeto é um desafio e uma forte ferramenta de ensino aprendizagem”. Disse Diva
E Diva fala desse desafio em treinar os garotos. “Equipes masculinas desenvolvem rápido e necessitam novos conteúdos com mais frequência. Treinamento com eles têm que ser muito dinâmico e também com alguma dose de desafio. Porquê se não já dispersam. Qualquer tempinho que sobra já está virando “piruetas” na quadra. (risos) . É necessário mostrar um conhecimento do assunto à medida que eles vão crescendo e desenvolvendo.
O diretor do Colégio Antônio Teodoro de Oliveira Geraldo Teixeira fala da importância do trabalho de Diva. “ A Professora Diva desenvolve o Projeto de Handebol no Colégio ATO desde 2011. Sempre demonstrou uma dedicação incomum. Profissional de extrema competência, além de ter um carinho enorme pelos seus alunos/atletas, “tipo mãezona”. Para nós é um orgulho enorme tê-la em nossa equipe”.
O projeto conquistou três vezes Jogos Escolares do Paraná (2015, 2017 e 2019), o vice-campeonato em 2016. Além disso o Colégio foi Campeão Brasileiro escolar 2017; Campeão Paranaense infantil 2017; Campeão Paraná Handebol Cup 2017 e 2019
O campeonato em 2017 foi marcado pelo jogo que ficou marcado para Diva. “Final jogos escolares em 2017 , estávamos atrás no placar até os quatro minutos finais, depois de uma exclusão da equipe adversária conseguimos reverter o placar.”
A partir de 2018, o marido de Diva, Paulo Henrique Lemes tem colaborado muito com o projeto, ajudando efetivamente nos treinamentos e competições, inclusive esteve junto no título de 2019.