MENU
Previous slide
Next slide

Diego da Bike: ciclista mourãoense transforma pedaladas em incentivo ao esporte, turismo, desenvolvimento e segurança

O ciclista de mountain bike (MTB) Diego Reis, conhecido como Diego da Bike, é um apaixonado pelo pedal e ativo no incentivo ao ciclismo em Campo Mourão e Região. Ele não apenas se dedica a desbravar trilhas urbanas e rurais, como também se tornou um verdadeiro entusiasta e engajador do esporte, sempre motivando pessoas a descobrirem a bicicleta como meio de saúde, lazer, integração social e contato com a natureza.

“Pedalar é muito mais do que um exercício físico. É uma forma de conhecer nossa cidade, de se conectar com as pessoas e de valorizar os lugares por onde passamos. Cada rota tem uma história e um encanto diferente”, afirma Diego.

Paisagens Urbanas e Rurais sobre Duas Rodas

Entre os pontos que mais inspiram Diego estão os cenários do perímetro urbano de Campo Mourão, como o Parque do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira e a Orla da Usina Mourão, locais que unem beleza natural, convivência social e qualidade de vida.

Mas é nas comunidades rurais que ele encontra suas maiores paixões. Já percorreu localidades como Alto Alegre, São Benedito, Alto do Divino, Santa Lúcia, KM 128, São Mateus, Água da Anta, Água da Cascata, Rio da Várzea, Boa Esperança, Barreiro das Frutas, Alto São João, Cama Patente, Alto da Boa Vista, o Distrito de Piquirivaí e Água da Binga.

“São roteiros que mostram o quanto Campo Mourão é rica em cultura, tradição e belezas naturais. Ao pedalar por essas estradas, a gente encontra cachoeiras, rios, comunidades e propriedades rurais; e, principalmente, pessoas acolhedoras que tornam cada trajeto único”, relata.

Pontos Turísticos e Identidade Local

Os pontos turísticos também fazem parte dos roteiros de Diego da Bike. Ele costuma explorar lugares como a Cachoeira dos Cremonesi, a Cachoeira da Dona Helena, a Cachoeira da Água da Binga e o Salto do Boi Cotó. Para ele, esses atrativos, alguns talvez ainda pouco conhecidos merecem uma maior visibilidade e importância turística local e regional, com respeito a estes espaços e a sua gente frequentadora, evidentemente.

“Temos cenários dignos de qualquer roteiro de cicloturismo do país. Quando registramos esses lugares em fotos e vídeos, mostramos que nossa região tem capacidade de se tornar referência em turismo de natureza”, destaca.

Além disso, Diego também visita e divulga as capelas religiosas marcantes das comunidades, como as de Vila Rural, São Benedito, Alto Alegre, Santa Lúcia, Barreiro das Frutas, Boa Esperança, Alto do Divino, Piquirivaí, Cama Patente e até mesmo a da Água do Tamanduá, no Município Vizinho de Farol. “Esses espaços guardam a memória e a religiosidade da população rural. Fazem parte da nossa identidade e tornam os percursos ainda mais especiais”, comenta.

Incentivo ao Cicloturismo Regional e Desenvolvimento Rural

Mais do que praticar, Diego se empenha em fortalecer o cicloturismo como política pública e alternativa de desenvolvimento econômico. Em 2023, ele levou ao então deputado estadual e atual prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, a ideia de criar um projeto de lei voltado para o tema. A proposta evoluiu para o Projeto de Lei nº 538/2023, que institui o Circuito de Cicloturismo da Região Metropolitana de Campo Mourão.

O objetivo é integrar esporte, turismo e economia, promovendo hábitos saudáveis, fortalecendo a identidade cultural e gerando renda. “Foi um passo fundamental para que o cicloturismo deixe de ser apenas uma prática espontânea e passe a ser um instrumento de desenvolvimento sustentável, integrando lazer, esporte, turismo e economia”, explica Diego.

Ele também destaca a importância de gerar alternativas para propriedades rurais, especialmente aquelas que necessitam de diversificação. Com o cicloturismo, famílias podem oferecer hospedagem, gastronomia, produtos coloniais e experiências culturais. “Cada comunidade pode se fortalecer com isso, e em Campo Mourão temos exemplos valiosos, como o Distrito de Piquirivaí, que guarda tradições e potencial para atrair visitantes”, ressalta.

Atuação pela Segurança dos Ciclistas

Outro ponto fundamental na trajetória de Diego da Bike é a sua participação em ações voltadas à segurança no trânsito. Em diálogo constante com parceiros e autoridades locais, ele defende a implantação, dentro das possibilidades do município, de cada vez mais ciclovias, ciclofaixas e espaços adequados para ciclistas, seja para lazer, transporte ou treinamento esportivo.

“Pedalar é prazeroso, mas ainda temos desafios. Precisamos pensar sempre, constantemente, em uma cidade que ofereça condições seguras para todos os tipos de ciclistas — desde quem vai ao trabalho, até quem treina ou faz um pedal recreativo. Ter ciclovias e ciclofaixas salva vidas e incentiva mais pessoas a adotarem a bicicleta como um meio de transporte, seja por necessidade no dia a dia ou pela qualidade de vida, ou até mesmo um estilo de vida”, reforça.

Um Verdadeiro Embaixador Sobre Duas Rodas

Com sua bicicleta, câmera fotográfica e de vídeo (do aparelho de telefone celular), e o espírito desbravador, Diego da Bike se considera um verdadeiro embaixador das belezas de Campo Mourão e da Região Metropolitana. Ele acredita que cada pedalada pode inspirar novos ciclistas, fortalecer a economia local e despertar o olhar para o turismo sustentável.

“O pedal é para todos. Quem começa a pedalar descobre que pode cuidar da saúde, fazer amigos, se conectar com a natureza e ainda contribuir para a valorização da nossa cidade. Meu sonho é ver Campo Mourão reconhecida como referência em cicloturismo e em infraestrutura para ciclistas, mostrando que esporte, turismo e desenvolvimento podem andar juntos”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *