Dhiego Martins, mourãoense destaque no futebol em Hong Kong

O craque da bola de hoje é com Dhiego Martins, um mourãoense craque da bola e um grande destaque do futebol em Hong Kong. Uma resenha descontraída da carreira que iniciou com treinamentos com Mario Paulista ate chegar ao futebol asiático.

            Como grande maioria das crianças e adolescentes da década de 90 que iniciaram no futebol com Mario Paulista, com Dhiego não foi diferente. “Iniciei com treinador Mário, que depois acabou me indicando para  a Adap e lá foi meu primeiro clube, ingressei no Infantil e depois juvenil, logo depois migrei para o futsal e joguei no juniores de campo Mourão e um pouco no Adulto. Acabei indo para Minas morar com meu tio para trabalhar e jogar futebol para o time dele, lá foi quando apareceu a oportunidade de jogar a taça São Paulo pelo Comercial de Ribeirão Preto, onde eu mergulhei no mundo do futebol, depois do Comercial fui para o União São João de araras onde me profissionalizei e tive a oportunidade de jogar a série A2 do Paulista”.

            Após isso a carreira deslanchou e iniciou passagens por diversas equipes ate chegar em Hong Kong. Dentre os times com passagens com destaques estão: Adap, Comercial de Ribeirão Preto, União São João, Taquaritinga, Joanopolis,Taubaté, Nacional de Rolândia, Grêmio Maringá, Sport de Campo Mourão, Operário Ferroviário de Ponta Grossa, South China, Skenderbeu, Inter Baku, Pegasus, Tai Po, Southern FC.

            Dhiego fala das principais dificuldades, a distância dos familiares e amigos é a principal delas. “Nos meus últimos 15 anos só ficava com eles 1 vez por ano e por pouco tempo, e outra dificuldade foi a adaptação em cada lugar que joguei, sempre mudando, conhecendo pessoas, raças, culturas, comidas diferentes foi bem difícil”.

            E o desafio de se profissionalizar? Dhiego fala dos empecilhos que o atleta encontra. “A falta de oportunidade visto que o futebol virou muito negócio hoje em dia, às vezes preferem pegar um jogador que vai dar dinheiro para tal clube ou empresário do que o melhor jogador que realmente merecia aquela chance. E a  minha maior dificuldade não foge disso, com certeza foi não ter a oportunidade de fazer um teste em qualquer time, ou ser visto por algum empresário, sempre diziam que iriam me ajudar, mas não era o que acontecia”.

            O pai foi a grande incentivador e Dhiego tem como grande ídolo e inspiração Ronaldo Fenômeno. Ele cita o melhor treinador que teve na carreira. “Foi o treinador que tive em Hong Kong Kelvin Bond (Inglês), treinou times como Aston Vila da Inglaterra”.

            O grande sonho era jogar fora do país e alem disso conquistar títulos, e ele conseguiu. “Meu maior sonho sempre foi Jogar fora do Brasil e graças a Deus consegui realizá-lo. Conquistei la a Liga De Hong Kong, FA Cup Hk, Liga da Albânia”.

            Foram diversos gols na carreira e Dhiego Martins cita dois que marcaram a sua carreira. “Gol Inesquecível foi em um jogo que estávamos brigando pelo título da liga em HK e fiz o gol da vitória no clássico contra o segundo colocado aos 50 do segundo tempo.  E o mais bonito, foram vários (risos), mas lembro de um no União São João de Araras que saí do meio de campo em velocidade com a bola driblei uns 4 a 5 jogadores e empurrei pra dentro do gol”.

            Durante a resenha ele fala da grande alegria e as decepções “Maior alegria foi ganhar a Liga de Hong Kong e a maior decepção no futebol foi alguns empresários que tive”. Ele cita ainda os melhores companheiros e os jogadores mais difíceis de sair da marcação. “Carlos Augusto Bertoldi conhecido como Ticão no futebol um volante de Curitiba jogamos em vários times juntos em Hong Kong e fizemos uma parceria muito boa. Dos mais difíceis Vou citar dois Dudu e o Praes um volante e um zagueiro muito difícil de jogar contra eles, ótimos jogadores. Era melhor jogar junto com eles (risos).

            Dhiego fala do período em Hong Kong “Foi um aprendizado muito importante em minha vida, tive momentos bons e momentos ruins, mas os bons foram muito mais com certeza, as lembranças que ficam são boas e o sentimento de gratidão por tudo o que aquele lugar me proporcionou”.

            As maiores dificuldades foram com a alimentação. “Foi a comida no início porque sempre fui bem enjoado (risos) , e entender o futebol de lá que é bem diferente do futebol brasileiro”.

            Foram momentos bons e ruins atuando em Hong Kong “As alegrias foram os títulos que conquistei lá e as decepções alguns clubes que joguei sempre que perdíamos um jogo a culpa caía sempre nos estrangeiros, era um fardo difícil de carregar”.

            Dhiego cita uma comparação com o futebol brasileiro com o de Hong Kong. “Futebol brasileiro tem muito mais qualidade técnica e tática, em Hong Kon o futebol é mais correria e o nível de dificuldade menor, mas não quer dizer que era fácil jogar, teve bons jogadores que chegaram lá e não conseguiram jogar, futebol no Brasil dependendo a série que você jogar é muito mais pegado e disputado, todo jogo é disputado”

            No final da Resenha, Dhiego faz uma avaliação do futebol brasileiro hoje e o Tite na seleção. “Adoro assistir o brasileirão, sempre tem grandes jogos, temos um futebol competitivo aqui no Brasil, time grande perdendo para time pequeno, jogadores novos surgindo com um bom potencial, mas estamos com falta de craques, para tornar nosso campeonato ainda mais atrativo, mas sem dúvida um dos melhores campeonato do Mundo. Em relação ao Tite já que só contratam treinadores brasileiros na seleção, o melhor do momento para comandar nossa amarelinha”

 Dhiego escala ainda os melhores atletas por posição que já jogaram com ele.

Goleiro Ivan que joguei no Operário

Lateral Direito Marcos Radas Croata que joguei no Skënderbeu Albânia.

Lateral Esquerdo Dani um espanhol jogamos em HK

Zagueiro Direito Praes brasileiro jogamos no tai po e pegasus em HK

Zagueiro Esquerdo Salukvadze Zagueiro da Geórgia que joguei no inter Baku

Volante DUDU brasileiro Tai po HK

Volante Ticão Souther HK

Meia direita João emir Pegasus HK

Meia esquerda Itaparica South China HK

Atacante Igor Taipo HK

Atacante: Peter Nigeriano jogamos no Skënderbeu ( Albânia)

Fotos: Arquivo Pessoal Dhiego