Hoje nosso quadro Resenha com as minas, conta a história de Dayane Rocha, Curitibana e craque do futsal italiano e do futebol de campo. Uma entrevista descontraída que ela fala da sua carreira, títulos, superando todas as dificuldades e preconceitos até tornar-se destaque do futsal europeu e da seleção brasileira de futebol.
Com o apoio e incentivo dos pais, o início foi com seis anos de idade em escolinha de futsal e futebol, foram os primeiros dribles de Dayane. “São dois esportes que amo muito. Um mais físico e outro mais técnico, mas sempre fiz as duas modalidades paralelas, iniciando com seis anos”.
Dayane se destacou no futsal e futebol de campo nas equipes: União Ahu, Novo Mundo, Kinderman , Lyon na França , Puebla na Espanha , Huelva na Espanha ,Bardolino Itália, Firenze, Olimpus , Montesilvano,Cagliari e atualmente no Granzette.
Dayane participou de diversas competições nacionais e internacionais importantes na carreira de uma grande atleta, dentre elas: olimpíadas, mundial, sudamericano, Campeonato Brasileiro, Campeonato Paranaense , sul-americano , campeonato espanhol, francês e atualmente na Itália. Dentre os títulos conquistados estão: pratas nas Olimpíadas em 2004, Scudetto Copa e Supercopa na Itália e Campeã paranaense.
Foram ao todo 44 convocações para seleção brasileira de futebol, sendo a primeira para disputar uma competição na China. Uma das grandes conquistas foi a medalha de prata nas olimpíadas em 2004 e no decorrer da carreira jogar com Marta. Na oportunidade ela lembra com carinho. “Ser convocada para as olimpíadas foi inesquecível, e jogar com marta foi excelente, uma pessoa extraordinária.
Com a presença da família acompanhando no Rio de Janeiro, o Sulamericano também foi especial para Dayane. “Me fez crescer como atleta, meus pais presentes nos jogos. Foi especial”.
Foram muitos gols na carreira, mas Dayane destaca dois anotados que ficaram marcados. “O mais bonito na Final do Scudetto na Italia chutando de longe e o mais importante na Final sul-americana”.
Dayane tem como ídolos Ronaldo Fenomeno no futebol e o pivô Betão no futsal. No futsal feminino Taty Debiase melhor jogadora escolhida por Dayane e uma das melhores que ela viu jogar. Além de Marta no futebol de campo. “Marta ainda é uma das mais fortes”.
Curitibana, Dayane é torcedora do Atlhetico Paranaense. “Sou ovelha negra da família, meu time não pode perder para Coritiba de jeito nenhum”. A conquista do Campeonato Brasileiro com o Atlhetico em 2001 foi uma das grandes alegrias de Dayane com o time do coração.
Durante a resenha ela fala que a maior alegria que ela tem no esporte é fazer gols e a tristeza são as lesões que atrapalham e muito a carreira. Arbitragem ruim e firula das adversárias são coisas que a atleta não gosta no futsal e no futebol. No final do resenha ela fala da importância do futsal e futebol em sua vida. “Futsal é a explosão , futebol é tática
Dayane montou uma seleção das melhores que jogaram com ela
Fixa: Taty Debiase
Ala Direita Débora Vanin
Ala Esquerda Renata Adamati
Pivô: eu Dayane
Técnico: Vanda Sanches
E Montou também uma seleção dos melhores jogadores que viu jogar
Goleiro Dida
Lateral Direito Cafu
Lateral Esquerdo Roberto Carlos
Zagueiro Direito Thiago Silva
Zagueiro Esquerdo Aldair
Volante dunga
Volante Casemiro
Meia direita Ronaldinho gaúcho
Meia esquerda Rivaldo
Atacante Adriano
Atacante Ronaldo fenômeno
Técnico: Rene Simões
Fotos: Arquivo Dayane Rocha