MENU

Clássico do Resenha: Gustavo Pascon ( Corinthians) x Nico Salvadori ( Santos)

Corinthians e Santos jogam neste domingo as 16 horas na Neoquimica Arena pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Corinthians está na 10ª posição com 10 pontos e o Santos na 19ª com 5 pontos. E no nosso quadro clássico do Resenha o santista Nico Savadori participa de um debate descontraído com o tio Gustavo Pascon em mais uma resenha especial.
De acordo com o site ogol Em todas as competições foram disputados 312 jogos entre as duas equipes, com 123 vitórias do Corinthians, 90 empates e 99 triunfos do Santos. Em casa do Corinthians foram disputados 166 jogos entre as duas equipes, com 81 vitórias do Corinthians, 46 empates e 39 triunfos do Santos. Em casa do Santos foram disputados 146 jogos entre as duas equipes, com 42 vitórias do Corinthians, 44 empates e 60 triunfos do Santos.
Provaveis Escalações
Corinthians – Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Raniele, José Martinez, Carrillo e Romero (Igor Coronado); Memphis (Talles Magno) e Yuri Alberto
Santos – Gabriel Brazão; Aderlan, Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar; Tomás Rincón, Gabriel Bontempo e Rollheiser; Barreal (Thaciano), Soteldo e Tiquinho Soares

Avaliação da equipe na temporada
Nico – Meu Santos vive um momento de reconstrução. Tivemos o desprazer o rebaixamento em 2023, mas logo voltamos com um título da Série B que todos os postulantes fizeram uma força TREMENDA para perder. O desempenho geral é preocupante, com apenas 22,2% de aproveitamento em 9 jogos pós-estadual, refletindo um elenco limitado e problemas diversos. A volta de Neymar, pra mim, é um trunfo, mas ainda não se traduziu em resultados consistentes. Quando a volta do menino Ney foi confirmada, as expectativas se elevaram. Fizemos um campeonato paulista razoável, onde fomos eliminados pelos campeões. Isso nos dava esperanças, mas, não passou de uma mentira até aqui.

Gustavo- Iniciamos o ano com a eliminação precoce na libertadores e posteriormente a conquista do campeonato paulista, ganhamos com superioridade incontestável tanto na campanha ao longo do campeonato quanto na final contra o time de verde. Até nos deu esperança de campanhas melhores no brasileiro e na sul americana mas só foi esperança.

Avaliação da equipe no Brasileiro.
Nico- É, havia esperança! Mas, na Série A, estamos em crise! 19ª posição com apenas 4 pontos em 8 jogos (20,8% de aproveitamento). Confesso que quando da vitória contra o Atlético-MG tive um pouco de esperanças, mas as 5 derrotas, a defesa vulnerável e o ataque pouco eficiente exigem mudanças urgentes para evitar novo rebaixamento. Já trocamos de técnico, e os resultados ruins continuam… E, vamos ser sinceros, contratar um cidadão que NUNCA treinou ninguém, pra comandar um Santos em crise? Isso só pode ser brincadeira de mau gosto… Minhas expectativas não são nada boas.
Gustavo – Com início de novo técnico, inicia-se novo trabalho e maneira de jogar, até a equipe encaixar já se passaram algumas rodadas e pontos perdidos, minha expectativa é de melhora mas nada além de uma colocação de meio de tabela.

-Aprovação do Técnico?
Nico – Cléber Xavier como técnico, pra mim, é uma piada de mal gosto! Tudo bem que ele foi auxiliar do Tite por 24 temporadas, mas, não era o nome pra chegar em um momento como esse, NUNCA! Pra mim, ou o Santos fez isso esperando ter TITE no comando (o que também não me agrada), ou fez como um gesto de desespero do desastre que tem se mostrado a gestão do Sr. Marcelo Pirilo Teixeira.
Gustavo – Dorival por onde passou montou equipes equilibradas e teve sucesso no Flamengo, São Paulo e Santos, penso que é bom técnico para time onde tem convivência dia a dia e consegue unir o grupo.

O que esperar do jogo deste domingo? Sinceramente?
Nico – Tudo que posso esperar é não ser goleado, ou, na melhor das hipóteses, não perder. Apesar de achar que o Corinthians também não anda bem, acredito que eles tenham um melhor treinador e tem a vantagem de jogar em casa.
Gustavo – Pra quem já assistiu vários Corinthians x Santos memoráveis, com equipes qualificadas, presenciar o momento atual de ambas equipes é triste, anos atrás seria um clássico repleto de ótimos jogadores e certeza de jogão, mas atualmente a expectativa não é animadora.

Qual jogador adversário que mais preocupa?
Nico- Sinceramente, não consigo ver um nome em específico. Mas, pensando na lei do ex, vou de Yuri Alberto.
Gustavo – O goleiro, esse vai segurar o resultado pro time praiano.

Quem vai ser o primeiro torcedor adversário que vai cornetear após o jogo?
Nico Que jeito vou cornetar alguém? (risos) Não estamos em posição de cornetar ninguém, mesmo que aconteça a improvável vitória.
Gustavo – Torcedor santista merece respeito, está em extinção precisamos preservá-los, sem cornetar.

  • Um Corinthians e Santos que te deixou bravo?
    Nico O comum seria dizer o 7 x 1 de 2005. Mas, aquele time queria derrubar o então técnico Nelsinho Batista e quem sofre com esse absurdo são os torcedores. Mas, um que me irritou muito foi o jogo remarcado de 2005, aquele do escândalo da máfia do apito. Havíamos vencido por 4 x 2 em um jogo excepcional, com um golaço do G10. No jogo remarcado, perdemos de 3 x 2.
    Gustavo – Em 1.996 na Vila Belmiro, 2 x 2 com golaço de placa do Marcelinho Carioca, zagueiro envolvido num lençol de chaleira e goleiro Edinho sem ação com toque de classe pro fundo da rede, gol presenciado “in loco” pelo Rei Pelé e reconhecido por ele com uma placa, esse jogo tínhamos que ter vencido, foi um baile coroado com esse magnifico gol.

Um Corinthians e Santos que te deixou feliz?
Nico – Ah, 2002, né? Até porque eu tenho uma memória muito vívida e forte do meu pai “perdendo a linha”, ele que sempre foi um cara muito na dele, mas que também torcia muito pelo Peixão. Aquele dia foi um dia muito feliz e que me traz emoção até hoje, pela memória de meu pai “dominado” de alegria.
Gustavo – Geralmente o Corinthiano cita o eterno 7 x 1 ou até o 3 x 1 na Vila Belmiro com exibição magistral do Ronaldo Fenômeno com dois golaços, mas pra mim o que mais representou foi Libertadores 2.012 na Vila Belmiro Santos 0 x 1 Corinthians, golaço do Emerson Sheik colocando a bola no ângulo, onde dorme a coruja segundo o saudoso Silvio Luiz, desse jogo em diante conquistamos a Libertadores e Mundial, ambos de maneira invicta

  • Qual o placar do jogo deste domingo?
    Nico Meu lado torcedor quer acreditar na vitória, mas o lado sensato não deixa. Eu chutaria um 0 x 0. Clássico é clássico? Sim! Mas, meu Santos tá judiando demais da gente.
    Gustavo – Com momento fraco de ambas equipes e principalmente o baixo nível técnico, meu palpite é uma vitória magra nossa, não pela superioridade da equipe mas sim pelo fato do jogo ser em nossa casa e principalmente pela nossa torcida que faz toda diferença.
  • Um recado para Gustavo?
    Nico Meu amado e nobre Tio sempre me respeitou muito quanto à paixão pelo futebol. Infelizmente pra mim, o alvinegro dele é outro! Ele seria um grande parceiro para idas aos estádios da vida, já que meu bom Pai sempre recusou meus convites. E o que tenho a dizer nesse momento é que espero que consigamos assistir um jogo minimamente decente, afinal, merecemos. Um grande e efusivo abraço, obrigado pela consideração de sempre, e Paz nos estádios! VAMOS SANTOOS!

Um recado para Nico – Meu querido sobrinho acertou nas cores alvi-negra que representa ambos times, mas errou na escolha do escudo, seria mais feliz com o nosso. Segundo previsões da Márcia Sensitiva o ano será pesado para o Santos, dias difíceis, de turbulência, muitas caídas do menino Ney, algumas invasões no C.T. e na Vila Belmiro, mas no final permanecerão na série A. Aquele abraço, jogo é jogo e como ele mesmo diz – “Paz nos estádios”. VAI CORINTHIANS!!!!!, nossa eterna paixão.