Ciço. Multicampeão do futsal nacional e internacional

O quadro Craque da Bola recebe mais uma resenha especial com um craque do futsal nacional e mundial. Destaque da seleção brasileira no ano 2000, campeão mundial Ciço é o nosso convidado e conta um pouco de sua trajetória vitoriosa no futsal. Uma entrevista importante que o nosso site traz para você amante da modalidade.


E tudo começou ainda menino os primeiros treinos. “Comecei aos sete anos na empresa aonde meu pai trabalhava (Telesc,time se chamava Astel),meu pai como é ex profissional de futebol eles perguntaram a ele se eu jogava também é assim começou minha trajetória dentro do esporte”.
O sonho de todo garoto é se tornar jogador de futebol, com Ciço não foi diferente, atuar profissionalmente no futsal. Ele cita as principais dificuldades. ‘Primeiro foi o sobre peso e depois que em Florianópolis não tínhamos categorias juvenil, então quando chegávamos no Infanto para muitos ali se encerrava a trajetória dentro do futsal. A dificuldade ela é muito relativa, até porque as circunstâncias são individuais, a minha por exemplo era de não ter juvenil na minha cidade na época que iria estourar a idade (14 anos), treinávamos poucas vezes na semana”.


Com inspiração da família e a força de vontade e querer ser um jogador profissional Ciço foi em busca de seus objetivos. O craque da bola atuou nas equipes. ‘Jaraguá (Breithaup)SC,,Gm-BR,Ulbra-RS,Banespa-SP,Benfica-PT,Muebles Caloto-ES,Lobelle-ES,Polaris World Cartagena-ES,El Pozo-ES,Inter Movistar-ES,Fila Mahan -Iran, Intelli Orlandia-BR,Minas Tênis Clube-BR,Jec Krona-BR,Pato Futsal-BR e América Futsal-BR.
Durante a carreira Ciço tornou-se multicampeão com títulos como o Mundial de Clubes, em 2001 pela Ulbra (RS) e a Copa da Espanha em 2006, pelo Lobelle (ESP), onde recebeu premiações como melhor jogador e artilheiro. Também conquistou cinco Ligas Nacioinais (três brasileiras e duas espanholas), uma Libertadores e outro Mundial de Clubes. Pela Seleção Brasileira, conquistou a Copa do Mundo da categoria em 2008, além de três edições do Sul-Americano e o Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.


Manoel Tobias no futsal e Zico e Romário são os grandes ídolos de Ciço PC de Oliveira e Venâncio escolhido como melhores treinadores. Ele fala sobre como é ser um ídolo do futsal. “Eu fico honrado pelo que eu construí na minha carreira, ser reconhecido dentro da modalidade é um prêmio para mim, mas não vejo como um ídolo e sim um cara que batalhou e chegou aonde poderia chegar. O trabalho devolveu, sou prova viva que se você se esforça e trabalha mais que os demais, alcança seus objetivos e sonhos’.


Ciço fala sobre as temporadas no futsal europeu. ‘Foram importantes e essências para meu crescimento pessoal e profissional. Joguei pouco tempo em Portugal e a liga ainda estava em crescimento e não era tão profissional como está atualmente, a liga Espanhola já era muito forte e organizada, Espanha costumo dizer que foi o suprassumo na minha época e acho que até hoje”.


Durante a resenha ele faz uma comparação entre o futsal brasileiro e europeu. ‘Na minha época em que joguei na Europa o futsal era mais técnico e vistoso e não tão físico como hoje, tínhamos na Europa na época a semana para se preparar para o jogo seguinte uma diferença enorme porque na época no Brasil a Liga era jogada só em 6 meses então jogávamos demais durante a semana e várias viagens. Também a questão dos pisos das quadras eram importante pois lá os pisos eram flutuantes”.


“Vestir a camisa da seleção foi o ápice da carreira e o mundial com a amarelinha foi inesquecível’ relatou Ciço. O atleta lembra a maior alegria e decepção na carreira. “Ter representado meu País durante 16 anos e decepção a derrota na Liga Nacional em 2014 para Sorocaba(seríamos os únicos tri campeões seguidos na história )
Wilde, Vini e Caio escolhido os melhores companheiros no futsal, Lenisio, Manoel Tobias e Falcão os melhores que viu jogar. No final da resenha Ciço fala o que representa o futsal na sua vida. “Significou tudo que eu tenho e aprendizado para a vida”

Ciço monta o time com os melhores com quem jogou

Goleiro Luís Amado(Es)
Fixo Schumacher e Kike(Es)
Ala Direita Manoel Tobias
Ala Esquerda Falcão e Vini
Pivô Lenisio e Wilde
Técnico: PC de Oliveira e Venancio

Fotos:Facebook Ciço