Biel, Das escolinhas de futsal do Rio Grande do Sul até ser um dos melhores fixos do Brasil

Hoje nosso quadro Craque da Bola do Resenha CM traz a história de um Fixo destaque do futsal nacional. O fixo  Biel em entrevista ao Resenha CM fala um pouco de sua trajetória na modalidade, títulos, gols inesquecíveis, dificuldades e desafios que ao novo atleta do Toledo Futsal fala em uma resenha especial.

                Biel inicia no futsal ainda criança no Rio Grande do Sul. “Comecei no futsal em escolinhas na cidade de Pelotas. Com quatro ou cinco anos já disputando campeonatos com crianças de idade maior, meu pai que deu início à essa paixão, sempre foi meu treinador quando criança e me ensinou muito do futebol”.

                O maior sonho desde criança é jogar uma Copa do Mundo e durante a resenha ele fala sobre as principais dificuldades. “Dificuldades no início de carreira todos têm. Acredito que são coisas que acontecem no processo, abdicar de muita coisa na adolescência, aprender a lidar com cobrança desde cedo. As dificuldades continuam. A vida de atleta não é nada fácil. O desafio maior para mim foi manter o foco. Muitos amigos até melhores do que eu, desistiram no meio do caminho, pois é muito difícil manter o foco”

                O apoio familiar foi essencial para a carreira de Biel e dois craques do futebol são as grandes inspirações. “Minha família sempre incentivou desde o início quando resolvi sair de casa para tentar ser profissional. Sei que não são atletas de futsal, mas me inspiraram muito Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho gaúcho”.

                Todos os treinadores com quem trabalhou em suas equipes  teve uma importância ao longo da carreira. “Todos tem as suas qualidades. Aprendi muito com todos os treinadores que tive. Gosto da maneira de pensar o jogo do Paulinho Cardoso”.

                Biel teve passagens pelas equipes UCPEL – Pelotas; Chapecoense Futsal; Concórdia Futsal; Spartak Moscou (Rússia); Copagril; Araz naxivan (Azerbaijão); Cascavel  (Paraná) Carlos Barbosa ACBF e nesta temporada vai atuar pelo Toledo. Dentre os títulos estão: Copa Santa Catarina; Vice campeão Liga Nacional; Campeão Liga da Rússia; Campeão Liga Azerbaijão; Campeão Paranaense (Copagril e Cascavel) e  Bi-Campeão Gaúcho

                Na oportunidade Biel fala sobre a passagem pela Copagril e o futsal exterior. “ Pelo Copagril foi muito boa é claro, conquistei títulos, uma cidade que me acolheu muito bem, passei cinco anos morando lá. E fora do Brasil também foi muito boa, aprender novas culturas é sensacional. Vale muito a pena a experiência de vida”.

                O time considerado inesquecível foi o de concórdia conquistando o vice-campeonato da Liga Nacional. “Não foi título. Mas o que mais me marcou foi o vice campeonato da LNF 2013 por Concórdia”. Falcão, Vinícius, Simi, Vander Carioca, Sinoe são considerados por Biel como os mais difíceis de marcar.

                O craque da bola do Resenha CM fala sobre a maior alegria e decepção na carreira. “Alegria são as vitórias títulos as amizades conquistadas.  E as decepções são todos jogos que não consigo dar o meu melhor”.

                No final da resenha Biel fala o que representa o futsal na sua vida, o melhor que viu jogar. “ Falcão foi  o melhor que vi jogar,  hoje em dia o futsal é trabalho,  já foi paixão”.

Biel escala os melhores com quem já jogou.      

Goleiro – Gian Wolverine

Fixo – Rafael Poffo

Ala Direita – Pito

Ala Esquerda – Eduardo Jabá

Pivô – Barbosinha

Técnico: Eu mesmo! 🤣

Fotos Arquivo Pessoal Biel